Cinco livros de biografias que nos inspiram a ser melhores
Os livros de romances, ficção científica e policiais fazem-nos viajar pela imaginação dos seus autores. Apresentam-nos mundos inventados, personagens caricatos e situações rocambolescas. Mesmo que por instantes breves, chegamos a acreditar que aquelas palavras correspondem à realidade. Sentimos a história como se fosse verdade. Rimos e choramos. Sofremos com as tragédias e ficamos em êxtase com as conquistas.O melhor de tudo é que não precisamos de nos contentar apenas com a fantasia. O “baseado em factos verídicos” também existe e talvez seja o registo que nos faz arregalar mais os sentidos. “Isto aconteceu mesmo”, penso eu, incrédulo, sempre que vejo um documentário e não só. As biografias também são uma tremenda fonte de inspiração. Há percursos de vida tão ricos e únicos! É realmente um privilégio poder aprender em 350 páginas algo que o autor, tantas vezes, demorou uma vida a assimilar.
Os relatos de quem fez mais do que meramente existir dão-nos esperança. Fazem-nos constatar que é possível e que, em último caso, há problemas bem maiores do que os nossos. As palavras são os pés do personagem principal das biografias e as frases os caminhos que ousaram percorrer. O nosso também é singular e irrepetível, mas, felizmente, isso não nos impede de contemplarmos as partilhas de quem admiramos. Por este motivo, deixo-vos aqui as cinco biografias que mais me inspiraram (e ainda inspiram) a ser melhor. Espero que gostem!
Biografia Envolvente e genuíno
Correr para Vencer de Phil Knight
Provavelmente uma das marcas mais famosas do mundo: a Nike. O que muitas pessoas não sabem é como começou e que desafios teve de ultrapassar para conquistar o sucesso.
Estávamos em 1962, quando Phil Knight pediu $50 emprestados ao seu pai para criar uma marca de desporto. No primeiro ano faturou $8,000. Sessenta anos depois, as vendas da Nike registam valores na ordem dos $30 biliões.
Esta é a biografia de alguém que começou por baixo e conseguiu chegar ao topo. Um livro motivador e genuíno, que todos devíamos ler pelo menos uma vez na vida.
Uma biografia de como sobreviver no meio do caos?
Uma esperança mais forte do que o mar de Melissa Fleming
Quando já não temos condições para nos sentir em casa no nosso lar, tudo o que nos resta é partir. Ir em busca de um lugar melhor, nem que para isso seja preciso arriscar a própria vida.
Esta biografia é a extraordinária história de uma jovem corajosa e da sua luta pela sobrevivência. Doaa foge da Síria com a família e refugiam-se no Egipto. Por lá, conhece Bassem e apaixonam-se. Perante a instabilidade crescente, procuram chegar à Europa.
Este livro biográfico é um retrato duro e profundo daquela que é, infelizmente, a realidade de milhares de migrantes. Um assunto que não devemos ignorar, mas sim entender.
A biografia sobre uma vida que ultrapassou os limites do tempo
Frida Kahlo de María Hesse
A figura de Frida é inconfundível. Nascida no México, em 1906, a artista e pintora notabilizou-se pela sua singularidade e ousadia.
Esta biografia, ilustrada pela brilhante María Hesse, permite-nos mergulhar na vida sofrida e cheia de peripécias desta mulher que nos deixou com apenas 47 anos de idade.
Adequado para todas as idades, tenho a certeza de que esta é uma excelente opção para quem quer começar a ler livros de biografias!
Biografia de uma mulher inspiradora
Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola de Maya Angelou
Não é por acaso que este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura. Um relato inspirador da infância e juventude de Maya Angelou, durante os anos 30 e 40, nos Estados Unidos da América.
Estas páginas refletem o olhar de uma extraordinária criança sobre a violência inexplicável do mundo dos adultos e a crueldade do racismo, na procura da dignidade em tempos adversos.
Qual o impacto do racismo estrutural? Como é crescer com esta herança? De que forma podemos libertar-nos dos limites que a sociedade insiste em impor-nos?
As respostas a estas e a outras perguntas podem ser encontradas nesta biografia, crua e realista, de uma das mulheres mais pragmáticas da sua geração.
O poder da reinvenção
Uma Educação de Tara Westover
Assim que nascemos, um dos aspetos de maior influência no nosso desenvolvimento é o meio em que estamos inseridos. Tara cresceu no seio de uma família mormon radical. Não ia à escola nem ao médico e também não se encontrava oficialmente registada.
O mundo de Tara era pequeno, muito pequeno. Até que um dia decidiu educar-se, acabando por chegar não só a Harvard, mas também a Cambridge! Viajou por vários continentes e, em 2018, decidiu presentear-nos com a sua história.
Esta biografia é um relato íntimo, empoderado e cheio de esperança. A derradeira prova de que dependemos mais das nossas escolhas do que imaginamos.
Artigos Relacionados

Lifestyle
Livros para Crianças
22 Agosto, 2022

Lifestyle
Livros de Romance
14 Maio, 2022