Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Dicas para Bolo de Aniversário Simples e Delicioso

2 Maio, 2019 Célio Cruz

Já dizia Julia Child que "a party without a cake is just a meeting". E nós não poderíamos estar mais de acordo, certo?! Pois festa que se preze, tem que ter um bolo, especialmente se falamos de um aniversário. Fazer de raiz um bolo de aniversário, ainda que simples, pode parecer à partida um bicho de sete cabeças. Sim, é uma grande responsabilidade, já que o bolo, logo a seguir ao aniversariante, será o centro das atenções e precisa de ficar delicioso e bonito. Mas o mais gratificante de tudo é que fazer um bolo de aniversário pode tornar-se num verdadeiro acto de amor.

Mesmo tratando-se de um bolo de aniversário simples, ele será a estrela de qualquer festa e por isso a sua escolha deve ser criteriosa. É muito fácil cair em tentação e ir ao supermercado comprar uma daquelas misturas pré-preparadas para bolos. Ou ir à pastelaria mais próxima e comprar o primeiro bolo que encontramos. Quando isso acontece ficamos com aquela sensação incómoda de que precisamos de fazer mais, que é chegada a hora de meter as mãos na massa e fazer um bolo de aniversário, para nós ou para oferecer a quem mais gostamos. E nem precisa de ser um bolo muito elaborado, cheio de cremes e pasta de açúcar, que no final ninguém come e acaba por ser uma bomba calórica. Para mim o mais importante é que seja um bolo simples, prático e com ingredientes genuínos. Nada se compara ao sabor de um bolo caseiro que, para além de ter ingredientes verdadeiros, é feito com amor, o que o torna ainda mais especial.
Do mais simples e tradicional, passando pelos naked cakes, com ou sem andares, em camadas, com ou sem creme, o mais difícil é escolher. Comece pelo tema da festa, se for o caso e só depois parta para a escolha e confecção do bolo. Se for um aniversário de criança opte por um bolo decorado. Já no caso de um adulto, opte por um bolo mais requintado, como um naked cake ou um bolo em forma de número. Seguem algumas dicas para um bolo de aniversário simples e perfeito, independentemente da escolha.

Dicas Para Um Bolo de Aniversário Simples e Perfeito


  • Antes de confecionar o bolo certifique-se de que todos os ingredientes estão à temperatura ambiente.

  • A massa não deve esperar, por isso unte previamente as formas com manteiga ou outra gordura e polvilhe com farinha. Também deverá ligar previamente o forno, de preferência cerca de 20 minutos antes de colocar o bolo lá dentro.

  • Peneire sempre os ingredientes secos. A farinha, ao ser peneirada, incorpora-se mais facilmente noutros ingredientes e vai também tornar a massa do bolo mais leve e fofa.

  • Leia a receita até ao fim. Evite uma surpresa desagradável por se ter esquecido de um ingrediente.

  • Não abra o forno nos primeiros 20 minutos de cozedura do bolo porque a variação de temperatura faz com que ele não cresça.

  • Não bata a massa após adicionar os ingredientes secos. Após adicionar a farinha, esta deverá ser envolvida com uma espátula.

  • Faça sempre o teste do palito antes de retirar o bolo do forno. Ao espetar um palito no bolo, se sair seco e sem vestígios de massa, então o bolo está cozido.


Agora que tem o bolo pronto já só falta decorar. Opte por flores frescas que conferem sempre uma elegância natural ao bolo. Use frutos secos ou frutas frescas, como morangos, framboesas ou mirtilos. E para finalizar, umas raspas de chocolate ou açúcar em pó dão sempre um toque especial. Deixo como sugestão um Bolo de Baunilha e Frutos Vermelhos, com um delicioso creme de Mascarpone e que decorei com fruta fresca e rosas. Uma verdadeira tentação!

Receita de Bolo de Aniversário de Baunilha e Frutos Vermelhos

Ingredientes para o bolo:

  • 170 g de manteiga

  • 3 ovos

  • 300 g de açúcar amarelo

  • 2 c. (chá) de extrato de baunilha

  • 250 ml de bebida de aveia (ou espelta)

  • 280 g de farinha s/ fermento

  • 1 c. (chá) de fermento

  • 1 pitada de sal


Ingredientes para o recheio e cobertura:

  • 250 g de Mascarpone

  • 200 ml de natas frescas

  • 2 c. (sopa) de açúcar em pó

  • frutos vermelhos q.b.


Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal três formas de aro amovível com Ø15 cm.

  2. Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento, o sal e reserve.

  3. Bata a manteiga com o açúcar, cerca de 5 minutos, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Por fim junte a baunilha e volte a bater.

  4. Alternadamente adicione a farinha e a bebida vegetal ao preparado anterior e envolva bem, sem bater.

  5. Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante 25-30 minutos. Faça o teste do palito antes de remover os bolos do forno. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

  6. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel vegetal três formas de aro amovível com Ø15 cm.

  7. Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento, o sal e reserve.

  8. Bata a manteiga com o açúcar, cerca de 5 minutos, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Por fim junte a baunilha e volte a bater.

  9. Alternadamente adicione a farinha e a bebida vegetal ao preparado anterior e envolva bem, sem bater.

  10. Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante 25-30 minutos. Faça o teste do palito antes de remover os bolos do forno. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

  11. Bata o Mascarpone com as natas e o açúcar em pó até atingir a consistência desejada.

  12. Coloque um bolo num prato de servir e cubra com 1/3 do creme. Repita a operação até ter três camadas de bolo. Decore o seu bolo de aniversário a gosto, com frutos vermelhos e flores.


 

Artigos Relacionados