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Culinária

Iogurtes Vegetais, faça-os você mesmo em casa

23 Abril, 2020 Célio Cruz

Receita de Iogurte Vegetal de Soja – Let’s Talk by Alegro
É do conhecimento geral que o consumo regular de iogurtes traz benefícios para a saúde (sejam eles naturais, iogurtes vegan ou iogurtes de soja). São ricos em proteína, são uma fonte natural de cálcio, regulam e fortalecem a nossa flora intestinal, tornando-a saudável e mais equilibrada, devido à presença de probióticos.

Nem sempre é fácil fazer iogurtes saudáveis em casa e infelizmente nem todos podemos consumir iogurtes preparados à base de leite de origem animal. É aqui que entram os iogurtes vegetais, uma opção mais saudável, adequada a vegans e vegetarianos ou para quem não pode ou simplesmente não quer consumir leite de origem animal.
Quem consome regularmente este tipo de iogurtes vegan sabe que por norma são mais caros, mais difíceis de encontrar e menos diversificados.

E os que existem no mercado nem sempre agradam, ou porque apresentam uma textura estranha, ou o sabor não é o mais agradável ou, quando o é, apresentam na sua composição espessantes e adoçantes de origem duvidosa. Então, porque não prepararmos os nossos próprios iogurtes vegetais em casa?!

Como fazer iogurte vegetal caseiro?!

Preparar um iogurte vegetal em casa é uma tarefa simples e muito prática, no entanto leva o seu tempo, pois temos de contar com a fermentação e o repouso dos iogurtes no frigorífico depois de fermentados. Mas garanto-vos, vai valer a pena esperar para depois poderem degustar um iogurte caseiro delicioso. Apenas iremos necessitar de três elementos essenciais. Uma bebida vegetal, uma cultura e um espessante. Podemos ainda adicionar adoçante, sendo este opcional.

  • Bebida Vegetal - neste caso vou usar bebida vegetal de soja, mas podem usar qualquer outra bebida da vossa preferência. Optem, preferencialmente, por uma bebida biológica e sem aditivos. Quantos menos ingredientes e mais simples for a vossa bebida, tanto melhor.

  • Culturas - são elas que contêm os probióticos, ou seja, os fermentos vivos necessários para que ocorra a fermentação do iogurte vegetal. São as tais bactérias responsáveis por fortalecer os nossos intestinos, facilitando a digestão e absorção de vitaminas e sais minerais. Para os nossos iogurtes vegetais necessitamos de um iogurte de soja de compra, mas também podem ser usados fermentos lácteos ou probióticos em pó ou cápsulas.

  • Espessante - ao contrário dos iogurtes de origem animal, que praticamente fermentam sozinhos e ficam espessos, na produção de iogurtes vegetais é obrigatório o uso de um espessante. A única dificuldade pode estar no tipo de espessante e na quantidade necessária a usar para que o iogurte atinja a consistência desejada. Aqui podemos usar ágar-ágar, amido de milho, goma de xantana ou outros.


Agora que temos os elementos necessários para o nosso iogurte, basta seguir a receita de iogurte vegetal abaixo (esta é uma receita base e adaptada ao meu gosto pessoal, pelo que os ingredientes poderão ser ajustados).

A última fase é a fermentação e incubação dos iogurtes. É aqui que vai aprender como fazer iogurtes vegetais na iogurteira ou, em alternativa, no forno. Na receita explico como proceder em ambos os casos.

Receita de Iogurte Vegetal de Soja

Ingredientes:

 1 Lt de bebida vegetal de soja

1 c. (chá) de ágar-ágar em pó

1 c. (sopa) de amido de milho 

125 g de iogurte de soja


 Preparação: 

  1. Leve um tacho ao lume com a bebida vegetal, adicione o ágar-ágar e o amido de milho. Aqueça e mexa constantemente durante 5-7 minutos até atingir a temperatura de 90ºC (um pouco antes de começar a ferver).


  2. Retire o preparado do lume e deixe arrefecer até atingir 40º-50ºC (cerca de 20-25 minutos).


  3. Adicione o iogurte de soja e mexa energicamente durante alguns segundos. Distribua a mistura por frascos de vidro esterilizados, tape-os usando as respectivas tampas ou película aderente e coloque-os na iogurteira, ligada durante 8 horas.


  4. Caso não tenha iogurteira e opte pelo forno: pré-aqueça o forno a 50ºC durante 10 minutos e desligue. Coloque os frascos fechados dentro de um saco térmico, feche e embrulhe o saco numa manta ou pano grosso. Coloque no forno desligado e mantenha, sem abrir o forno, durante pelo menos 8 horas.

  5. Passado o tempo de fermentação, retire os iogurtes vegetais da iogurteira ou do forno e coloque-os no frigorífico durante algumas horas. 


Dica: No final por sempre compor o iogurte com frutos vermelhos, fortalecem o sistema imunitário e são ricos em antioxidantes e vitamina C 
Agora que já sabe esta receita de iogurte vegetal caseira é por tudo em prática! É sem dúvida uma opção saudável e low-carb, que pode muito bem incluir na sua dieta diária.

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