Ver todos os artigos Let´s Talk

Casa e Família, Família e Maternidade

De Volta À Rotina? 5 Dicas Para Um Bom Regresso de Férias!

13 Setembro, 2019 Vera Pinheiro

de volta rotina

Como Preparar O Regresso Ao Trabalho E Às Aulas

Agora que as férias acabaram é altura de pensar e preparar o regresso à rotina, seja para quem regressa ao trabalho, seja para os mais pequenos que regressam às aulas. E este é um momento importante e que pode causar alguma ansiedade e stress que deve ser gerido por todos. As férias de verão são o momento por excelência em que a maioria das pessoas faz uma paragem maior no seu trabalho, em que entra num modo de vida mais devagar e durante o qual tem mais tempo e disponibilidade para fazer as coisas de que gosta, sem esquecer o maior tempo de qualidade com a família. Habituamo-nos fácil, não é verdade? E é precisamente por isso que o regresso ao trabalho ou o regresso às aulas pode acarretar alguma tensão e até resistência da nossa parte.

 
Portanto, o melhor é precaver-se com alguns truques para suavizar o facto de estar de volta à rotina depois das férias e estas são as dicas que funcionam melhor deste lado e, quem sabe, poderão funcionar também consigo.

Tome nota:

1. Organize a sua casa após as férias

O próprio ambiente da nossa casa tem muita influência sobre o nosso estado de espírito. Por isso, muitas vezes organiza a sua cabeça e as suas ideias, ao mesmo tempo que organiza a sua casa. Neste sentido, aconselho a que reserve alguns dias entre o final das suas férias e o regresso ao trabalho para essa organização.

Se ainda não teve oportunidade, aproveite esses dias para colocar em prática os efeitos do “destralhe”, livrando-se do que está a mais, do que já não usa, do que está velho ou do que é simplesmente supérfluo. Não só a sua casa vai agradecer, como o seu estado de espírito vai melhorar, porque conseguir ter uma casa mais leve e com menos coisas e, por conseguinte, mais arrumada.

2. Facilite as rotinas

Se tem filhos em idade escolar, é importante criar um espaço dedicado a eles para facilitar as rotinas de estudo e de trabalho. Contudo, é igualmente relevante que esteja adequado à sua idade. Se for uma criança que esteja, por exemplo, a entrar agora para o primeiro ano da escola primária, devemos ter atenção para preservar ainda o seu lado de criança e aquilo que tem sido a escola até então. A criança não deve sentir que a escola primária é sinónimo de fim de brincadeiras. A criança está numa fase de transição e é importante que tenha isso presente.

3. Prepare o regresso às aulas

Prepare o início do ano lectivo com tempo e envolva o seu filho no processo.

Consulte a lista de material escolar que o seu filho irá precisar, leve o seu filho consigo às compras e envolva-o nas escolhas do material escolar. Preparar com tempo é sinónimo de facilitar a sua vida. Uma grande ajuda são igualmente as etiquetas com o nome da criança que podem ser encomendadas em várias lojas online para marcar o material escolar e roupas. Nesta altura, encontram vários Packs de Regresso às Aulas bastante económicos e com uma vasta variedade de etiquetas para as diferentes finalidades (por exemplo, tecido, calçado, livros…).

4. Não faça mudanças repentinas

A ideia de ter alguns dias antes do regresso ao trabalho, depois das férias, é também para dar tempo ao próprio organismo de se adaptar progressivamente à rotina. O ambiente mais relaxado das férias e sem horários rígidos, deverá dar lugar novamente aos hábitos e horários do resto de ano. E se não é fácil para si que é um adulto, imagine para uma criança…

5. Crie boas recordações

Imprima alguns dos melhores momentos das suas férias em família. Acho a ideia de ter algo em papel das férias sempre excelente. É uma forma de todos (juntos) recordarem as experiências e até fazer planos para as próximas férias. Podem, por exemplo, iniciar um mealheiro, porque não?

Também não se prenda à ideia das rotinas, saboreie um pouco mais o tempo de qualidade em família. Continue a fazer programas ao fim-de-semana e, quando tiver que fazer alguma tarefa mais exigente, entretenha os seus filhos perto de si. Ah! E não se esqueça de continuar a brincar com eles, na minha opinião, é uma excelente forma de educar as crianças e de nos lembrar a nós, adultos, de que a vida não precisa de ser tão séria!

Com estas cinco dicas pretende-se mostrar que o nosso estado de espírito é determinante na forma como as coisas se desenrolem. Assim, se conseguirmos ser suaves na transição férias-trabalho e férias-escola será melhor para todos. É importante, sim, voltar à rotina, às regras e sabemos que rapidamente a vida entrará na correria que já conhecemos.

Porém tente trazer um pouco de suavidade à sua vida e sobretudo, deixar que as crianças sejam crianças e mantenham essa simplicidade na forma como levam a vida. E que isso sirva de exemplo para os pais!

Vai ver que é bom estar de volta à rotina!
Vera Pinheiro

Vera Pinheiro

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados