Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle

Plogging

17 Outubro, 2022 Alegro

Plogging

5 desportos ecológicos e amigos do ambiente (e um alerta): Plogging, Corrida e muito mais!

O desporto ao ar livre é a união perfeita entre exercício físico e harmonia com a natureza. Mas nem todas as atividades têm o mesmo impacto no planeta: há fatores como o equipamento, a manutenção dos espaços e o usos de combustíveis que devemos ter em conta. Olhamos para cinco sugestões de desportos ecológicos e deixamos um alerta.

Corrida ?

Não será surpreendente que a nossa primeira escolha de desporto ecológico seja a corrida ou a caminhada, sobretudo quando praticadas ao ar livre. Para além de ser uma ótima forma de exercitar o corpo e a mente, a corrida é uma das atividades físicas mais simples de pôr em prática.

Mesmo em termos de investimento, a corrida é uma atividade amiga da carteira: basta usar calçado apropriado, sair de casa e começar a correr. São já muitas as marcas que oferecem ténis de corrida e equipamentos desportivos com matérias-primas sustentáveis. Um passo de cada vez, respeitando o ritmo de todos, incluindo o do planeta terra.

Ciclismo ?‍

À semelhança da corrida sustentável, o ciclismo entra na categoria de atividades desportivas que exigem pouco material e cujo espaço para praticar é virtualmente ilimitado. Quando estamos ao volante de uma bicicleta temos o poder de escolher o ritmo, o percurso e a intensidade. Na estrada ou na montanha, basta ouvir as nossas pernas e dar ao pedal.

E não é por acaso que vemos cada vez mais ciclistas nas nossas cidades. Para além de ser uma atividade ecológica, andar de bicicleta é uma alternativa aos meios de transporte mais poluentes. Com uma bicicleta, uma capacete e roupa confortável, podemos aproveitar um 2-em-1: ganhamos em exercício físico e poupamos o meio ambiente.

Natação ao Ar Livre ?‍

Em linha com os dois desportos anteriores, a natação ao ar livre ou em águas abertas junta o melhor de dois mundos: faz bem à saúde dos praticantes sem interferir com a saúde do planeta. Nos espaços que o permitem fazem em segurança, seja lago, rio ou mar, precisamos apenas de um fato de banho e uma toalha. O bom tempo ajuda, claro!

Quem nunca fez um workout na praia para depois aterrar na toalha com sentido de missão cumprida? Nos meses mais frios, a natação em piscina interior pode ser uma alternativa para manter a forma. Convém, contudo, ter em conta que estes espaços – apesar de muitos já terem preocupações ambientais – acabam por ser menos ecológicos, por exemplo, devido aos consumos de energia necessários para manter temperatura da água.

Surf?‍

Boas notícias para aqueles que se sentem como peixe na água, mas que em vez de nadar preferem apanhar boleia das ondas: o surf tem tudo para ser um desporto amigo do ambiente. E quem diz surf ecológico, diz desportos do mesmo universo como o bodyboard ou o windsurf. Afinal, não são práticas poluentes nem tão pouco perturbam os ecossistemas marinhas.

Em Portugal, temos o privilégio de poder apanhar ondas ao longo de toda a costa, aproveitando estas maravilhas naturais sem deixar rasto. A ter em conta, ainda assim, a pegada de carbono do material que usamos: há algumas opções no mercado de pranchas de surf e fatos sustentáveis. O mesmo para o indispensável protetor solar.

 

Plogging ?

Para unir tudo isto, e alguns desportos ecológicos que não referimos aqui - como a escalada, o caiaque, ou jogos entre amigos (futebol e basquete nos campos municipais, vólei na praia, entre outros) – olhamos agora para o plogging.

Não sendo propriamente um desporto, mas mais um movimento ou uma filosofia, fazer plogging é tão simples como aproveitar a corrida, caminhada ou qualquer desporto ao ar livre para recolher o lixo que vamos encontrado no chão. A sós ou em grupo, mais de 20 000 pessoas, os ploggers, fazem este exercício diariamente em todo o mundo. Possivelmente o desporto mais ecológico de todos, o plogging une qualquer um destes desportos “tradicionais” e adiciona um aspeto sustentável com uma forte preocupação ambiental!

Atenção ?

No outro espectro, também existem aqueles desportos a que devemos estar especialmente atentos, pelo impacto que podem ter no planeta. Dependendo dos cuidados e boa-práticas que cada um escolhe usar, por norma, atividades motorizadas - como motociclismo, rali, karts, sky aquático - têm uma maior pegada ecológica em parte devido ao uso de combustíveis fósseis.

O golfe e o skydiving são duas outras atividades que, embora de forma menos óbvia, trazem também os seus desafios ambientais. Pensemos, por exemplo, nos recursos necessários (rega, manutenção) para manter um campo de golfe em condições ótimas. Do lado do skydiving, o facto de o ponto de partida ser literalmente um voo, com o respetivo combustível, também é um fator a ter em conta por aqueles que procuram um desporto ecológico.

Assim, vamos praticar um dos desportos que mencionámos acima, como o plogging, a corrida ou a natação ao ar livre para fazermos a nossa parte pelo planeta!

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados