Ver todos os artigos Let´s Talk

DIY, Decoração

Dicas para decoração de jardim

7 Junho, 2021 Bloggers Convidados

Decoração de Jardins: Área Lounge

Dicas para decoração de jardim - Prepare o seu jardim para as estações quentes

Com a chegada da primavera e do verão, é tempo de arregaçar as mangas e preparar o seu jardim para receber estas duas estações da melhor forma. Não sabe por onde começar? Então, as dicas de decoração de jardim que se seguem podem ajudá-lo a tirar o melhor partido deste espaço exterior da sua casa.

Antes de dar início à decoração do seu jardim, necessitará de ter em conta a área que tem disponível, de forma a que, além de tornar este espaço bonito e agradável, possa também ser funcional.

Mediante a área e as suas necessidades, o primeiro passo para a decoração de jardim consiste na planificação ou definição de áreas de lazer e com diferentes funções. Eis algumas ideias que poderá levar em conta:

Área de refeições

É, certamente, uma das áreas imprescindíveis, quando o tema é a decoração de jardins exteriores. Os dias quentes e soalheiros chamam por refeições ao ar livre e, se possível, num espaço agradável. Utilize conjuntos de refeição próprios para exterior. Mesas e cadeiras em madeira são uma boa opção, pelo facto deste material tornar o ambiente acolhedor. Porém, poderá optar pelo metal, em diferentes cores, com a vantagem de este ser mais resistente. Se tiver uma zona de preparação de alimentos, incluindo churrasqueira, assegure que esta área de refeições ficará próxima destes espaços, de forma a torná-la prática.

Área lounge

Considerada como uma zona de convívio, é o espaço ideal para estar à conversa, enquanto desfruta de uma bebida fresca ou de um lanche saboroso. Transforme esta área num local agradável com sofás de exterior, cadeirões, pufes, almofadas e uma mesa de centro, com alguns elementos decorativos, como pequenas plantas em vaso, velas, revistas, entre outros. A decoração do jardim não poderia estar completa sem esta área!

Área de relaxamento ou descanso

O espaço perfeito para relaxar, enquanto lê um livro, dorme uma sesta ou recarrega energias. Tire proveito de um momento de descanso com mobiliário e acessórios para esta zona. Espreguiçadeiras, camas de rede e cadeirões suspensos são ótimas sugestões para a decoração do quintal. Utilize almofadas, mantas leves e ainda uma pequena mesa de apoio, para ter sempre os seus essenciais à mão ou uma bebida para refrescar o momento.
Para além destas áreas, tenha em atenção outros detalhes que farão a diferença na decoração do jardim. Para o pavimento, poderá optar por relva sintética, deck de madeira, tapetes de exterior e ainda pedras decorativas.

Deixe este espaço ainda mais convidativo, com a decoração de canteiros pequenos, floreiras, vasos com plantas de exterior, pedras grandes e iluminação com grinaldas, candeeiros ou lanternas. Selecione também elementos para arrumação e organização, como caixas ou cestos e carrinho de jardim.

Se quiser rentabilizar o espaço e ao mesmo tempo decorar as paredes do seu jardim, poderá fazê-lo com estruturas para jardins verticais.

Reserve espaços livres, se possível. São ideais para crianças, jogos, entre outros.

Torne o jardim ainda mais agradável com a colocação de chapéus de sol, toldos, pergolados e outras coberturas ou tire proveito de um alpendre, se for o caso.

Desde jardins de áreas maiores, jardins pequenos, quintais e varandas é possível usufruir destes espaços. Adapte estas e outras dicas de decoração de jardim que lhe façam sentido, assim como ao espaço disponível e tire o melhor partido da primavera e do verão, sem sair de casa.

Artigo escrito por Sónia Reis, do blog SRHome&Life.

Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados