Ver todos os artigos Let´s Talk

Casa e Família, Família e Maternidade

7 Dicas para ensinar educação ambiental sustentabilidade às crianças

28 Junho, 2021 Vera Pinheiro

Educação Ambiental: Reciclagem

Aprenda como envolver as crianças na sustentabilidade

Educar ou introduzir valores ou princípios nas crianças tem de ser uma tarefa coletiva que envolva, naturalmente, os pais, como também a escola. No caso da educação ambiental não é diferente, é algo que deve ser trabalhado dentro e fora do lar, com decisões e estilo de vida no qual os mais pequenos se sintam parte desse desenvolvimento sustentável.

Uma família mais amiga do ambiente e uma casa sustentável

Um bom começo poderá ser a procura por conteúdos de entretenimento que falem e ensinam os valores da sustentabilidade ambiental de forma lúdica e cativante para as crianças. É uma excelente forma de cativar a atenção dos mais pequenos na hora de explicar a importância de cuidar do planeta e evitar desperdícios.

Para além disso, na hora de brincar dê preferência a marcas de produtos e de brinquedos reciclados. Sem esquecer que a sustentabilidade e a educação ambiental nas crianças passa por evitar marcas que incentivem o consumismo, produtos que sejam dispensáveis da rotina dos seus filhos e, especialmente, jogos que não sejam responsáveis com o meio ambiente.

7 Dicas práticas para ensinar educação ambiental e sustentabilidade às crianças

E na prática? No dia-a-dia, como pode trabalhar a mudança de hábitos junto das crianças? Como referi acima, o mais importante é que as crianças revejam nos adultos à sua volta esses comportamentos, tomando-os como naturais e espontâneos.

Reciclagem

Adote em sua casa o “ecoponto” colorido e diferenciado para que a criança aprenda o processo de reciclagem. É algo simples, mas fundamental para que, desde cedo, haja consciência e responsabilidade sobre o destino a dar a cada produto/objecto.

Quando não for possível reutilizar, recicle!

Horta em casa

Promova um ambiente verde à sua volta e da sua família. E, se não vive no campo, não se preocupe! Plantas de interior, hortas aromáticas ou hortas urbanas são excelentes alternativas para melhorar a qualidade do ar que respira, assim como para cultivar alimentos.

Brinquedos reciclados, imaginação ao alto

Que tal propor ao seu filho criar os seus próprios brinquedos? Pacotes de leite, garrafas, caixas de ovos e tantos outros objetos são uma excelente matéria prima para criar brinquedos reciclados divertidos e educativos. Mas não se afaste, é possível que a criança precise de ajuda ou até mesmo de ter supervisão.

Copo de estimação

A sustentabilidade e educação ambiental para as crianças deve visar igualmente a redução da produção de lixos descartáveis, como copos, talheres e guardanapos. Aqui a ideia é escolher um copo de plástico reutilizável para seu filho levar sempre consigo.

Banho em tempo recorde

Banhos rápidos são uma das tarefas mais difíceis da sustentabilidade para crianças, mas nada que um pouco de imaginação não resolva! Faça um jogo para ver quem é o mais rápido a tomar banho.

E não se esqueça, no que toca a poupar água, faça o seu reaproveitamento sempre que possível. Por exemplo, utiliza a água do reservatório da máquina de secar a roupa para passar a ferro.

Televisão, videojogos e luzes desligados

Após uma partida de videojogo ou quando acabar o filme, lembre o seu filho da importância de desligar todos os equipamentos eletrónicos e de apagar as luzes antes de sair. Afinal, a sustentabilidade e a educação ambiental para as crianças deve reforçar a importância da economia e começar pela energia elétrica é fundamental.

Dia da doação

A doação é um dos aspetos fundamentais para trabalhar o princípio social na sustentabilidade e educação ambiental para crianças. Peças de roupas que já não servem, brinquedos que já não são utilizados com frequência e livros que já foram lidos, por exemplo, farão de certeza a alegria de outras crianças carentes e que não têm acesso a esse tipo de coisas.

E, mais importante de tudo, lembre-se de que investir na educação ambiental para crianças é o caminho certo para garantir um mundo e um futuro melhor para as próximas gerações. Afinal, o nosso planeta é a nossa primeira casa e deve ser sempre bem cuidado e respeitado.
Vera Pinheiro

Vera Pinheiro

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados