Ver todos os artigos Let´s Talk

Casa e Família

1-2-3 dicas simples para entreter a família em casa

15 Janeiro, 2021 Alegro

As recomendações são claras: ficar em casa. O trabalho tomou conta de um espaço que, para muitos de nós, é sinónimo de refúgio ao final do dia. Se uma mesa de cozinha pode virar secretária e uma varanda transformar-se num quintal, então também uma casa pode ser um mundo de possibilidades. Devagarinho, começamos com três sugestões simples para entreter toda a família.  

🎲 Brincar com cabeça

Se o regresso dos jogos de tabuleiro e puzzles estava há muito anunciado, as recomendações para ficar em casa impulsionaram ainda mais esta tendência. Divertidos, lúdicos para toda a família, estes jogos estimulam o raciocínio lógico e estratégico ao mesmo tempo que ajudam a passar o tempo. Quem já jogou Monopólio sabe que é possível passar horas a comprar e a vender propriedades. E atenção, surripiar notas à banca não vale.

A loja online da Centroxogo tem seleções especiais para estes dias de prevenção, dos jogos de construção e puzzles aos jogos de mesa e sociedade. Por aqui somos fãs de clássicos como o “Trivial Pursuit”, o “Quem é Quem” ou o “Risco”, mas não é por isso que nos negamos a experimentar a últimas novidades. Vá, o próximo que lance os dados.

🧘 Tempo para estar a sós

É certo que estamos confinados às paredes, janelas e varandas das nossas casas, ainda assim não temos de estar todo o tempo juntos. Sim, é tentador querer aproveitar ao máximo cada segundo em família, mas com limites, por favor. Crianças e adultos beneficiam de tempo a sós, para deixar a imaginação voar, assimilar emoções e pôr os pensamentos em ordem.

Sempre que possível, devemos criar espaço para bons momentos na companhia de nós mesmos e mais ninguém. Para os adultos pode significar uma hora de self-care na banheira, quem sabe com o regime Happy Buddha da Rituals, para energizar o corpo e a alma. Os mais pequenos podem divertir-se a aprender com o livro ilustrado “Gosto, Logo Existo”, da editora Planeta Tangerina, com perguntas e respostas sobre “redes sociais, jornalismo e um estranho vírus chamado fake news”.

💪Limpar até ao fim

Em dias normais, fazer uma limpeza geral à casa raramente parece um plano divertido. Mas, temos de admitir, estes não são dias normais. Com a família entre quatro paredes é uma questão de tempo até o caos se instalar divisão a divisão. A solução? Juntar as tropas e traçar um plano de ataque para cada dia. Nada de muito ambicioso, apenas o suficiente para que o progresso se note (miúdos, agradecem-nos depois).

Para quem precise de um incentivo extra, sugerimos uma renovação do arsenal através das ofertas que encontramos, por exemplo na Worten ou na Fnac. Por aqui, estamos indecisos entre uma máquina de limpeza a vapor e um aspirador robô Roomba. Por estes dias, podemos sempre contar com uma mãozinha da tecnologia.

Durante este período, vamos continuar a partilhar sugestões e estados de espírito nas redes sociais do Alegro. De um ecrã para o outro, seguimos juntos. #VaiFicarTudoBem

Artigos Relacionados