Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Dicas para Preparar um Pão Caseiro

1 Março, 2021 Célio Cruz

Dicas para Preparar um Pão Caseiro, Fácil e Sem Amassar

Farinha, água, fermento e sal. São apenas quatro os ingredientes que necessitamos para fazer um pão caseiro, fácil e delicioso. Em pouco tempo podemos saborear em casa um pão quentinho feito por nós. Para além de deixarmos um aroma irresistível espalhado pela casa, quando retiramos um pão caseiro do forno, estamos a consumir um alimento mais saudável, saboroso, muito mais económico e o melhor de tudo, feito pelas nossas próprias mãos. Existe coisa melhor?!

A arte de fazer pão em casa vai ganhando cada vez mais adeptos, mas muitos são os que acabam por desistir. Ou porque não encontram a receita ideal, ou porque acham a receita demasiado longa e técnica ou porque não aguentam esperar demasiado tempo até ao momento de retirar o pão do forno. Tecnicamente, e para obter um pão perfeito, são necessárias muitas horas de espera. Mas seguindo a receita de pão caseiro que apresento mais abaixo e cumprindo as dicas que descrevo a seguir, garanto que é fácil preparar um pão em casa, que fica igualmente delicioso, não necessita sequer de ser amassado e nem vai precisar de sujar as mãos.

Pão Caseiro Sem Amassar ou "No knead bread"

Esta não é com certeza uma expressão estranha para muitos de nós. A técnica do "pão sem amassar", que com o tempo se tornou viral, foi originalmente desenvolvida por Jim Lahey, um famoso padeiro de Nova Iorque. Consiste em obter um pão delicioso da forma mais simples e rápida possível e vem desmistificar o processo de fazer pão, garantindo com esta receita que qualquer pessoa consegue fazer com sucesso um pão em casa, mesmo que seja a primeira vez que "coloca as mãos na massa". Para isso só necessita de seguir algumas dicas infalíveis.

8 Dicas Para um Pão Caseiro Fácil e Delicioso

1. Usar ingredientes de qualidade e de preferência biológicos na confeção do pão caseiro. No que respeita às farinhas dar preferência aquelas que são moídas em mó de pedra em detrimento de outras mais processadas.

2. Verificar sempre o prazo de validade do fermento, uma vez que com o passar do tempo ele vai perdendo alguma força.

3.  A água deverá estar morna, a uma temperatura nunca superior a 37ºC. Caso a água esteja demasiado quente poderá matar o fermento, tornando-o inativo.

4.  Não existe a necessidade de amassar o pão caseiro, bastando misturar todos os ingredientes com uma colher de pau, o tempo suficiente para que a farinha absorva toda a água.

5.  Deixar a massa levedar durante pelo menos duas horas ou até que duplique de volume, tapada com um pano e idealmente num local seco e sem correntes de ar.

6. Depois de levedada, a massa irá estar mole e peganhenta. Não cair na tentação de adicionar mais farinha. Quanto mais farinha for adicionada à massa mais pesado e seco irá ficar o pão.

7. O forno deverá estar bem quente quando a massa é colocada lá dentro.

8. O pão caseiro deverá ser cozido dentro de uma panela de ferro ou de barro, previamente aquecida. Desta forma são criadas as condições de humidade necessárias para que o pão cresça bastante, fique com um miolo bem fofo e uma crosta estaladiça. Na inexistência de uma panela de ferro, colocar a massa num tabuleiro e borrifar o forno com água antes de colocar a massa lá dentro. Manter um recipiente com água dentro do forno enquanto o pão coze irá também ajudar no processo da criação de vapor.

Receita de Pão Caseiro

A receita que se segue é apenas uma orientação base, pois podemos substituir as farinhas por outras mais ou menos integrais, desde que se mantenham as quantidades. Podemos também adicionar algumas sementes por forma a obter um pão em casa mais nutritivo e integral, conforme a nossa preferência pessoal. O cheiro a pão fresco, acabado de sair do forno é mesmo incrível, por isso vale mesmo a pena experimentar!

Pão "Sem Amassar" de Trigo e Centeio

 Ingredientes do Pão Caseiro:

  • 450 g de farinha de trigo T65

  • 50 g de farinha de centeio integral

  • 400 ml de água

  • 1 c. (chá) de sal fino

  • 4,6 g de fermento de padeiro seco (ou 10 g de fermento de padeiro fresco)


Preparação:
1. Disponha as farinhas numa taça larga.

2. Amorne a água e adicione à farinha, bem como o fermento e o sal (se usar fermento fresco, dissolva-o primeiro na água morna).

3. Mexa os ingredientes do pão caseiro com uma colher de pau em movimentos circulares, sem amassar, e o tempo suficiente para que a farinha absorva a água.

4. Cubra a taça com um pano e deixe levedar durante 2 horas.

5. Coloque a panela de ferro onde vai cozer o pão dentro do forno e pré-aqueça o forno a 250ºC.

6. Transfira a massa levedada para uma superfície ligeiramente enfarinhada. Com as mãos abra ligeiramente a massa e dobre cada uma das extremidades em direção ao centro. Dobre a massa ao meio e de seguida dobre novamente ao meio e no sentido oposto (se necessário polvilhe com um pouco de farinha, mas o mínimo possível, pois quanto mais farinha adicionar, mais pesado e massudo vai ficar o pão). Tente formar uma bola com a dobra para baixo e coloque sobre uma folha de papel vegetal enfarinhada ou dentro de um cesto de fermentação (este torna o processo de transferir a massa para dentro da panela muito mais fácil).

7. Quando o forno atingir a temperatura, transfira a massa para dentro da panela, usando o papel vegetal ou invertendo o cesto de fermentação (deverá ter muito cuidado para não se queimar, pois a panela irá estar muito quente). Sobre a massa faça uns cortes usando uma lâmina ou uma faca bem afiada.

8. Coloque a tampa na panela e leve ao forno durante 25 minutos. Passado esse tempo, retire a tampa e baixe a temperatura do forno para os 220ºC, deixando o pão caseiro cozer por mais 15 minutos ou até ficar bem dourado.

9. Retire a panela do forno e deixe que arrefeça um pouco. Retire o pão da penela e deixe arrefecer antes de cortar (se conseguir resistir, claro!).
Pão Caseiro fatiado
Pão Caseiro Fácil sem amassar cozido
Fatias de Pão Caseiro com manteiga pronto a comer

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados