Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

DICAS PARA UM BOLO DE CHOCOLATE PERFEITO

11 Dezembro, 2020 Célio Cruz

DICAS PARA UM BOLO DE CHOCOLATE PERFEITO

O ato de fazer um bolo é algo que muitos de nós guardamos nas nossas memórias de infância. Quem nunca esperou ansiosamente pelo momento de rapar e lamber a massa crua da taça onde a mãe ou a avó acabara de preparar um bolo?! Arrisco até a dizer que foi das primeiras receitas que experimentámos e que o ingrediente mais vezes usado foi o chocolate. Quem não gosta de um bom bolo de chocolate?!

Preparar uma receita de bolo de chocolate a partir do zero, usando ingredientes tão simples como ovos, farinha e açúcar tem algo de mágico. Misturar os ingredientes e ver a massa a formar-se antes de ir ao forno é algo que nos deixa entusiasmados. Mas nem sempre o resultado vai de encontro às nossas expectativas e para obter aquele bolo de chocolate lindo, fofo e delicioso que todos irão devorar, será necessário, não só seguir à risca uma receita de confiança, mas também entender alguns fatores fundamentais que irão influenciar o resultado. Quem nunca ficou desiludido ao desenformar um bolo de chocolate?! Para que isso não volte a acontecer, enumerei algumas dicas para que o seu bolo de chocolate faça sempre sucesso.

10 DICAS BÁSICAS PARA UM BOLO DE CHOCOLATE PERFEITO


  1. Antes de fazer este bolo, garanta que leu bem toda a receita do bolo de chocolate e que tem todos os ingredientes disponíveis em casa.

  2.  Use sempre um cacau em pó de boa qualidade. O cacau é a estrela do nosso bolo e é ele que vai dar o sabor intenso a chocolate, por isso é importante ser de boa qualidade. O chocolate em pó deve ser evitado uma vez que tem açúcar adicionado o que pode alterar o resultado final da receita. Se a receita referir o uso de chocolate para culinária em vez de cacau em pó, opte sempre por um chocolate com pelo menos 70% de cacau na sua composição.

  3. Unte bem a forma com manteiga ou outra gordura e polvilhe com farinha. No caso do bolo de chocolate, se este não levar cobertura, experimente usar cacau em pó em vez de farinha. Isso evitará que o bolo fique com uma "capa" esbranquiçada no exterior.

  4. Certifique-se de que os ingredientes estão todos à temperatura ambiente, principalmente quando se trata de ovos, leite, iogurte ou, em alguns casos, natas.

  5. Substitua o leite da receita por buttermilk ou por iogurte. Isso vai fazer com que obtenha um bolo de chocolate húmido.

  6. Intensifique o sabor a chocolate do bolo, adicionando café à receita. Sabia que ao usar um café forte e quente na sua receita, não só irá obter uma massa mais escura, como o café irá intensificar o sabor do chocolate?! Experimente.

  7. O fermento, assim como a farinha, deverão ser os últimos ingredientes a serem adicionados à massa. Estes devem ser peneirados, por forma a tornar a massa do bolo mais leve e evitar a formação de "grumos". Depois de adicionar a farinha, a massa não deve ser mais batida. Devemos sim, envolver delicadamente a farinha e o fermento nos restantes ingredientes, incorporando-os e usando uma espátula, fazendo movimentos suaves até a mistura ficar homogénea.

  8. Pré-aqueça sempre o forno, antes de colocar o bolo lá dentro. Para crescer, a massa do bolo de chocolate precisa de um choque térmico e para garantir que isso acontece, o forno deverá ser sempre pré-aquecido durante pelo menos 20 minutos a uma temperatura mínima de 180ºC.

  9. Nunca abra a porta do forno nos primeiros 20 minutos. Isto é crucial para que o bolo de chocolate cresça naturalmente e não abata.

  10. Não desenforme o bolo assim que o retira do forno. Quando retiramos o bolo de chocolate do forno é importante deixá-lo arrefecer dentro da forma durante pelo menos 10 minutos.


Agora que temos estas dicas essenciais, vamos colocar as mãos na massa e preparar aquela receita de bolo de chocolate infalível e que vai arrancar sorrisos a toda a gente aí em casa. Podem optar por cobrir ou não o bolo, mas uma boa cobertura e um bom recheio tornam o bolo ainda mais irresistível. Vamos à receita do bolo de chocolate perfeito?!

Receita do Bolo de Chocolate

Ingredientes Para o Bolo de Chocolate:

  • 150 g de farinha s/ fermento

  • 50 g de cacau em pó

  • 1½ c. (chá) de fermento em pó

  • 1 pitada de sal

  • 250 g de açúcar amarelo

  • 2 ovos

  • 90 ml de óleo vegetal

  • 1 c. (chá) de extrato de baunilha

  • 160 ml de buttermilk

  • 120 ml de café forte e quente


Recheio e cobertura para o bolo de chocolate:

  • 400 g de queijo Mascarpone

  • 150 ml de natas frescas

  • 3 c. (sopa) de cacau em pó

  • 3 c. (sopa) de açúcar em pó


Preparação do Melhor Bolo de Chocolate:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal duas formas de aro amovível com ∅16 cm e reserve.

  2. Numa taça misture a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal e reserve.

  3. Coloque o açúcar, o óleo e a baunilha na taça da batedeira e bata alguns minutos. Sem deixar de bater, junte os ovos, um de cada vez. Adicione o buttermilk e bata novamente.

  4. À mistura anterior junte em três vezes a mistura de farinha, alternado com o café e envolvendo bem com uma espátula após cada adição e até obter uma massa lisa e homogénea.

  5. Divida a massa pelas duas formas e leve ao forno durante 30 minutos.

  6. Retire os bolos do forno e deixe arrefecer 10 minutos nas formas. Desenforme e deixe os bolos arrefecerem completamente, sobre uma grelha.

  7. Prepare o recheio e cobertura, colocando o Mascarpone na taça da batedeira, juntamente com as natas. Bata até obter um creme firme. Adicione o cacau em pó e o açúcar em pó e bata a uma velocidade baixa para envolver.

  8. Coloque um dos bolos num prato de servir e cubra com uma parte do creme. Coloque o segundo bolo e cubra com o creme restante, alisando com uma espátula. Decore a gosto e sirva.


 

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados