Ver todos os artigos Let´s Talk

Maquilhagem e Beleza

Eyeliner

19 Dezembro, 2022 Marta Alves

Eyeliner

Como fazer um eyeliner perfeito

Se há tema sobre o qual me fazem mais perguntas e demonstram mais curiosidade, a par da escolha das bases, é sempre o temido eyeliner. Como fazer, o que usar, qual o truque para não tremermos a mão enquanto delineamos um risco exímio sobre a pele... É sobre isso que vamos falar hoje!

Primeiro, é importante realçar que existem várias formas de fazer um eyeliner, sendo que podemos recorrer ao lápis (o mais comum) para fazermos um risco no olho e/ou o desenho do eyeliner, a um eyeliner em gel (que vem normalmente num pequeno pote e para o qual precisamos de um pincel à parte para o desenhar), o eyeliner caneta (que tem habitualmente uma ponta de feltro ou de finíssimos fios) e, ainda, o eyeliner líquido.

Qual será o eyeliner mais fácil? Vamos descobrir!

 

1. Eyeliner Caneta

Este eyeliner é um dos meus tipos de eyeliner favoritos. É rápido de aplicar, fica bonito e conseguimos fazer o eyeliner mais fino de todos. Só tem um problema, exige alguma prática. A partir do momento em que o risco é feito, já não dá para mexer muito, sendo que no caso da maioria das canetas de eyeliner (com diferentes texturas) quando tentamos corrigir parece que o eyeliner começa a descolar da pele. Ainda assim, a partir do momento em que aprenderem a usar o eyeliner caneta, não vão querer outra coisa!

2. Eyeliner Gel com pincel 

Para o dia, este eyeliner tem geralmente uma durabilidade simplesmente incrível! Não é dos mais fáceis de usar, pois requer conseguirmos manusear um pincel, mas não é nada que com prática não vá ao sítio. Mas, cuidado! Isto porque seca bastante rápido, por isso não temos todo o tempo do mundo para acertar detalhes. O meu conselho passa por pensar antes no desenho que queremos ou marcar o risco com um kohl, sendo que quando o formos fazer com o eyeliner gel já está tudo estudado e é só fazer.

3. Eyeliner com lápis ou lapiseira 

Este é a minha sugestão para quem me diz que não tem experiência, que nunca corre bem ou que não sabe/consegue fazer eyeliner. O lápis de afiar ou lapiseira retráctil são formatos aos quais estamos mais habituados, quer em termos de ergonomia quer em termos de textura do próprio produto. Mas tenham sempre em conta que no momento da escolha, é preferível usar um lápis à prova de água para que não fique borratado ao longo do dia. Se optarmos pela versão kohl, temos de estar conscientes que passado pouco tempo teremos lápis all around the eyes.

4. Eyeliner líquido 

Este eyeliner vem num pequeno frasco, onde enrosca uma tampa que vem já com o pincel incorporado. Na minha opinião, este é o tipo de produto mais difícil de usar para quem não tem tanta experiência. A sua textura varia entre o mate (que faz looks lindíssimos no estilo anos 60, com um eyeliner mais intenso) e um aspeto mais vinílico (que é quase impossível de corrigir porque ganha uma textura plástica, e por isso exige uma mão eximia para um traço único).

DICA #1: EYELINER À PROVA DE ÁGUA

Sugiro que escolham sempre eyeliner à prova de água! Assim, mesmo que se esqueçam, toquem nos olhos, apanhem chuva ou tenham um dia mais longo e complicado, fica tudo no sítio e impecável.

DICA #2: DESMAQUILHAR O EYELINER

Por fim, sugiro sempre desmaquilhar os olhos com um produto específico para o efeito, por ser uma zona mais sensível e que requer especial atenção. Costumo usar um bifásico, em que basta embeber num algodão, encostar à pele e esperar alguns segundos.

Encontrem o vídeo com estas dicas no Instagram do @ccalegro ou em @martaalvespinklemonade.

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados