Ver todos os artigos Let´s Talk

Casa e Família, Família e Maternidade

Férias em Família que Agradam a Pais e Filhos

26 Junho, 2019 Vera Pinheiro

Ferias em família - dicas

As melhores dicas para quem passa férias com crianças

A esta altura do ano, é muito provável que já tenha as suas férias de verão completamente planeadas ou, então, não! Encontra-se num dilema sem saber muito bem o que deverá colocar no topo da sua lista quando o tema é férias com crianças.

O equilíbrio entre satisfação dos pais e satisfação dos filhos é difícil de alcançar e não, não é apenas um problema seu, é geral a todas as férias. É, por isso, que o sentimento que se abate sobre os pais, no fim das férias, é que precisam, agora, de férias das férias! Por isso, é que é tão importante gerir o tema férias em família com muita calma e tendo em conta aquilo que os pais precisam, mas, acima de tudo, os filhos. Pois, filhos entretidos, pais descansados. Verdade ou não?

Portanto, antes de partir para a escolha do local, é preciso pensar naquilo que faz sentido para a sua família e juntar na pirâmide por grau de importância. Para a maioria das famílias, o facto financeiro é o mais importante, gastar o menos possível é sempre o desejo maior. Mas, se encararmos as férias de verão como sendo o momento mais importante do seu ano, aquele em que realmente consegue parar, descontrair e abstrair-se da rotina, do stress e do ritmo frenético em que vive todos os outros dias do ano, se calhar vale a pena repensar um pouco.

Em primeiro lugar, promover a poupança com base nesse objectivo. Existem actualmente várias aplicações para telemóvel que ajudam a colocar algum dinheiro de parte de forma gradual e de acordo com o seu orçamento e o da sua família.

  • 1ª Dica: Definir o orçamento para as suas férias em família (e não ultrapassar).

  • 2ª Dica: Procurar as melhores oportunidades e tem duas possibilidades: reservar com o máximo de antecedência possível ou inscrever-se para receber as notificações e newsletters de hotéis (costuma ser a melhor opção) e sites de turismo e similares.

Existe aqui um grande potencial para economizar alguns euros nas suas próximas férias!

  • 3ª Dica: Pensar no objectivo das férias: descansar e quebrar com a rotina!


Ou seja, deixar de fazer grande parte das coisas que fazemos todos os dias e que são aquelas que até nos cansam mais por serem… rotineiras!

Assim, na minha opinião e por experiência própria, vale a pena equacionar os Hotéis para Famílias com regime de meia pensão e pensão completa, mas onde possa fazer tudo! Esquecer o carro, as tarefas domésticas, as refeições e até os filhos – salva seja – mas, se ficaram entretido no Kids Club uma hora que seja, já é o suficiente para conseguir ler algumas páginas de um livro, dormir uma sesta ou simplesmente fazer nada.

Por norma, são hotéis cheios de animação, orientados para as famílias e preparados para receber as crianças. Têm várias opções de refeições e 99,9% das vezes adaptado a todos, com variedade de escolha, por isso não se deixem ficar pelos hamburgers com batatas fritas e pelos doces.

Se for um Hotel com acesso directo à praia, nem precisa de pensar no carro e nem sequer perder tempo nas deslocações e preocupado com o estacionamento na praia. E, claro, lembrar que haverá sempre mais do que uma piscina, uma para as crianças, onde certamente irá passar a maior parte do seu tempo, porém, elas estarão entretidas e o complicado vai ser tirá-las de lá.

  • 4ª Dica: Procurar fazer férias fora da altura de época alta. Nem sempre é possível, eu sei e não dá para todos, sobretudo se tiver filhos em idade escolar, mas enquanto eles são mais pequenos, vale a pena equacionar essa hipótese.

  • 5ª Dica: Destinos de férias com crianças


Provavelmente, já se apercebeu, tão bem quanto eu, que o Algarve, em agosto, é cada vez mais um destino longe do alcance das famílias portuguesas, devido aos preços cada vez mais elevados. Eu mesma tenho sentido dificuldade em conseguir reservar férias, pois, de ano para ano, os preços aumentam significativamente e, ainda assim, esgotam rapidamente.
Por isso, aconselho a abrir o seu leque de destinos até ao sul de Espanha, comparativamente mais barato do que o Algarve e com uma grande oferta a este nível de Hotéis para férias com crianças. Alternativas cada vez mais procuradas são também as ilhas de Maiorca e de Menorca e não esquecer a ilha de Porto Santo, na Madeira, e aqui o Hotel Pestana Colombos é dos que tem melhor feedback e dos mais recomendados.

Lembre-se, acima de tudo que, as férias em família são para ser desfrutadas por todos, pais e filhos. Naturalmente que manterão muitas das exigências, as quais a maternidade tão bem nos habitua, portanto, o foco é minimizar as restantes fontes de stress e de exigência que habitualmente já tem no seu dia-a-dia. Esta é a melhor altura do ano para criar memórias nos seus filhos e estreitar os laços de família, sem esquecer os banhos de sol que tanto desejamos!

Boas férias!
Vera Pinheiro

Vera Pinheiro

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados