Ver todos os artigos Let´s Talk

Alegro

Ir ao Alegro e Voltar, Um Guia Para Compras Seguras e Tranquilas

21 Maio, 2020 Alegro

É certo que as regras COVID-19 mudaram o jogo, mas a vontade de criar bons momentos no Alegro continua a mesma. A pensar em quem nos visita, preparámos um breve guia com dicas e recomendações desde a saída de casa até ao regresso. Juntos abraçamos o lado certinho da vida. Sem atalhos, sem batotas.

ANTES DE SAIR DE CASA 🏠

No topo da nossa lista de verificações antes de sair de casa está a prevenção. Assim, se por alguma razão não nos estivermos a sentir bem de saúde, se tivermos algum sintoma - como tosse, febre, dificuldade respiratória - ou se suspeitarmos que estivemos em contacto com algum caso de covid-19, o melhor é adiar a saída e contactar a linha SNS24, através do número 808 24 24 24.

Estando tudo certo, há alguns cuidados a ter antes de avançar para o exterior, a começar pelo guarda-roupa: a Direção-Geral da Saúde (GDS) recomenda o uso de peças de manga comprida. Os cabelos longos devem ser apanhados sempre que possível (olá, buns!) e a bijuteria deve ser reduzida – menos continua a ser mais.

Nas nossas malas ou mochilas, passa agora a estar uma espécie de kit de prevenção, composto por: máscaras de proteção facial, gel ou líquido desinfetante para as mãos, lenços de papel 👜. Esta trindade da prevenção vai ser a nossa mala de ferramentas ao longo do dia:

  • máscara de proteção facial é de uso obrigatório no interior de espaços comerciais, transportes públicos, entre outros 😷;

  • gel desinfetante vai revelar-se útil para complementarmos a lavagem das mãos ao longo do dia;

  • os lenços de papel ajudam-nos, por exemplo, a abrir e fechar portas não-automáticas, ou a proteger os dedos se tivermos de tocar em alguma coisa. Depois de utilizados, devem ser deitados no lixo.


Na hora de sair, calçamos os sapatos o mais perto possível da porta de casa, evitando caminhar com calçado da rua pelas restantes divisões. Sempre que possível, optamos pelas escadas em detrimento dos elevadores. Primeiro nível alcançado: estamos na rua! 🚶

A CAMINHO DO CENTRO COMERCIAL ALEGRO - VIAGEM DE CARRO 🚗

Para quem tem viatura própria, este deve ser o meio preferencial na hora de fazer deslocações, dando boleia apenas a familiares ou pessoas que vivam connosco. Chegados ao estacionamento, uma pequena coreografia garante-nos segurança reforçada para entrar no carro:

  • Abrir a porta;

  • Desinfetar as mãos com gel;

  • Puxar a porta para a fechar.


💡 Antes que nos esqueçamos: para uma maior tranquilidade, as compras podem ser transportadas no porta-bagagens. É mais uma forma de minimizar riscos e manter os bancos e o interior do carro ainda mais protegidos.

A CAMINHO DO CENTRO COMERCIAL ALEGRO - VIAGEM DE TRANSPORTES PÚBLICOS 🚌 

Os transportes públicos têm em vigor um conjunto de regras específicas, que podem ser consultadas junto de cada operador. No caminho até à estação ou paragem, devemos manter a distância recomendada de 2 metros, em relação aos outros transeuntes. Enquanto esperamos pelo transporte, se possível de pé, cumprimos a distância social e evitamos tocar em superfícies.

Já no interior do autocarro, comboio, metro ou barco, é obrigatório o uso de máscara em adultos e crianças com mais de 10 anos, durante toda a viagem. 🧼 Assim que desembarcarmos, devemos desinfetar bem as mãos com o gel que trouxemos de casa. Chegados ao nosso destino, podemos e devemos tornar a higienizar as mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando um dos muitos dispensadores de gel desinfetante disponíveis no Alegro.

DURANTE A VISITA AO ALEGRO 🏬

“Boas práticas, dias ainda melhores.” A mensagem de boas-vindas nas portas dos centros Alegro, dá-nos todas as pistas para uma visita tranquila e segura. Para seguir o mote #PlayByTheBook, primeiro é preciso conhecer as regras. Depois, basta cumpri-las:

  • Utilizar sempre máscara. 

  • Manter a distância de 2 metros. 

  • Privilegiar as escadas ou tapetes rolantes. 

  • Lavar ou desinfetar as mãos regularmente.

  • Respeitar as normas de cada loja. 

  • Privilegiar os pagamentos contactless e MB Way.


Convém termos em conta que, nesta fase do desconfinamento, as lojas do Alegro estão a funcionar com horários flexíveis e têm em vigor os limites de lotação previstos por lei. Assim, é possível que tenhamos que aguardar à porta pela nossa vez. Enquanto estamos na fila de espera, devemos respeitar a sinalética e as indicações de cada loja. 📏 Jogamos com a distância de segurança e ficamos separados por dois metros uns dos outros.

Outra das recomendações a ter em conta enquanto esperamos: dar sempre prioridade a emergências ou a pessoas com atendimento prioritário.

Pelo percurso no centro, estão espalhados diversos postos de gel desinfetante para que possamos manter as mãos sempre limpas. 🧽 Há ainda regras específicas e devidamente assinaladas nos WC e nas zonas de restauração, áreas onde a limpeza e a higiene são ainda mais reforçadas, com o empenho precioso das nossas forças especiais de limpeza.

AO CHEGAR A CASA 🚪

Home sweet homeO primeiro passo ao chegar, depois de uma saída para o trabalho ou para as compras, dá-se logo à entrada de casa. Para quem vive num prédio, é aconselhado utilizar o antebraço para abrir a porta, em vez da mão. Os nossos lenços de papel, que tão bem nos lembrámos de trazer antes de sair, voltam a ser úteis: podemos usá-los para tocar nas maçanetas ou botões do elevador.

Já no nosso território, as atenções viram-se para os pés: descalçamos os sapatos logo à porta de casa. 👟 Deixamos as chaves, a carteira e outros objetos que tenham vindo do exterior numa caixa ou tabuleiro junto à entrada. Evitamos tocar no que seja até lavarmos bem as mãos: água, sabão, 20 segundos ou “parabéns a você”.

Atenções viradas para o telemóvel, companheiro de todas as saídas e até de alguns pagamentos: vamos limpá-lo com um produto próprio ou com uma solução à base de álcool. Por último, lavamos as zonas mais expostas do nosso corpo durante a saída ou tomamos o desejado duche relaxante no final de mais um dia. 🙏

 

#PLAYBYTHEBOOK

Todas as informações sobre as recomendações em vigor podem ser consultadas na plataforma oficial Estamos On. Destacamos o recém-lançado manual da DGS para atividades do dia a dia. Do uso da máscara à higiene da casa, está tudo claro no:

Do nosso lado, vamos continuar a seguir à risca as normas em vigor e apelamos a todos para que se juntem a nós na prevenção. De resto, todos os dias revemos e atualizamos as informações sobre lojas, serviços, horários e medidas em vigor nos centros comerciais Alegro, disponíveis online 👉 www.alegro.pt/informacao.

Vai mesmo ficar tudo bem. 🌈

Artigos Relacionados