Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle

Livros feministas que ajudam a mudar o mundo

22 Abril, 2021 Bloggers Convidados

Livros Feministas Que Ajudam a Mudar o Mundo

LIVROS FEMINISTAS QUE AJUDAM A MUDAR O MUNDO

O conhecimento é uma arma. Estes são os livros feministas que recomendo a quem quer aprender mais sobre o feminismo, a desigualdade de género e o patriarcado.

A palavra feminismo tem vindo a sofrer mutações na forma como é entendida e, muitas vezes, as pessoas que hesitam em rotular-se enquanto feministas, na verdade, não conhecem a verdadeira definição de feminismo - simplificando, é a crença na igualdade entre homens e mulheres, sem qualquer tipo de superioridade de género. Considerando que, em 2021, não haja muita coisa por que se lutar, não obstante o inequívoco errado desta teoria, esta é uma das razões por que ainda é necessário falar, discutir e aprender sobre feminismo.

Continuamos a viver num país (e num mundo) que viola constantemente os direitos das mulheres. Esta desinformação começa logo em coisas inconscientes que replicamos de geração em geração como as meninas serem princesas e os rapazes exploradores, cientistas ou astronautas. São pequenos estereótipos que as famílias não desconstroem e que vão moldar a forma como as raparigas se veem no mundo. Mas também continuamos a ser um país que mata mulheres, que viola mulheres e que agride mulheres. O mundo continua a escrutinar a nossa imagem, o nosso corpo e a nossa voz. Temas como a igualdade salarial, o aborto, a violência doméstica e o assédio ganharam destaque nos últimos anos através das redes sociais e do poder da comunicação, mas, ao mesmo tempo, viu-se emergir uma aversão ao feminismo tendo, na sua base, ideias erradas e puro preconceito de que as feministas odeiam os homens.

Não esquecendo de que somos um país com um machismo profundamente enraizado na nossa cultura, é importante ensinar sobre o feminismo às novas gerações, ler livros sobre feminismo, aprender, discutir, debater, pensar e falar de feminismo na mesa do café.

Estes são livros feminstas que recomendo, entre ficção e não-ficção, para quem quer refletir sobre estes temas e ganhar mais consciência da desigualdade de género.
Livros Feministas: Querida Ijeawele

Chimamanda Ngozi Adichie

Querida Ijeawele - Como Educar para o Feminismo

Neste pequeno livro feminista sobre ser-se mulher nos dias de hoje, Adichie procura dar às novas gerações de mulheres ferramentas para crescerem com um maior sentido de identidade e igualdade.

O Corpo Dela e Outras Partes

Carmen Maria Machado

O Corpo Dela e Outras Partes

Este livro sobre o feminismo é um conjunto de contos, uns realistas, outros fantasiosos e distópicos, sobre o mundo no feminino. É, acima de tudo, um livro para nos fazer pensar nas expectativas que a sociedade coloca nas mulheres e como molda as suas escolhas, com destaque para a forma violenta como os corpos das mulheres são tratados, seja pela sociedade, seja por elas mesmas.

Livros Feministas: Feminismo para oso 99%

Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser

Feminismo para os 99%

Outro pequeno livro que é um manifesto sobre como a negligência na educação, na saúde, o mercado imobiliário incomportável, o capitalismo, os baixos salários, as alterações climáticas e a crise geral que vivemos, política, social e ambiental, vai ter impacto na vida das mulheres.

Teoria Feminista

bell hooks

Teoria Feminista

Um livro importante que nos mostra como o racismo e o capitalismo se cruzam com o sexismo para marginalizar as mulheres negras e pobres e que nos ajuda a refletir sobre o feminismo enquanto movimento pouco democrático que apenas beneficia algumas mulheres. “O feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, a exploração sexista e a opressão”, escreveu a autora, levando-nos numa viagem sobre uma revolução necessária, mas democrática.

Livros Feministas: As coisas que os homens explicam

Rebecca Solnit

As coisas que os homens me explicam

Esta pequena coleção de ensaios retrata a forma como as mulheres são tratadas nos dias de hoje, pequenas coisas nas quais não pensamos muito, uma clara crítica cultural, mas que aprisionam as mulheres numa sociedade ditada por homens.

Mulheres Invisíveis

Caroline Criado Perez

Mulheres Invisíveis

Este livro argumenta de forma brilhante como o mundo é feito por e para homens. E muitas das razões por que as mulheres são discriminadas prendem-se com o facto da maioria das pessoas com poder e que tomam decisões serem homens e, como tal, projetam o mundo para trabalhar em seu favor sem prestar atenção às diferenças fisiológicas, sociais, culturais e de poder que existem entre os sexos.

Livros Feministas: Feminismo de A a Ser

Lúcia Vicente

Feminismo de A a Ser

Um manual moderno e acessível para se entender o feminismo, os seus movimentos, dados, factos, momentos históricos e rico em informação sobre o feminismo e a sociedade patriarcal em que vivemos.

Todas Devemos Ser Feministas

Chimamanda Ngozi Adichie

Todos Devemos Ser Feministas

Esta edição do famoso discurso de Chimamanda agora adaptada a um público mais jovem e para ser lido por todas as raparigas e rapazes. Uma forma excecional de educar sobre a igualdade.

Livros Feministas: Mulheres e Poder Um Manifesto

Mary Beard

Mulheres & Poder Um Manifesto

Uma leitura leve e cheia de exemplos com sentido de humor, mas perturbadamente precisos, entre a antiguidade e o presente e que mostra o que as mulheres enfrentam quando tentam contrariar a opressão que sempre viveram e fazer ouvir a sua voz.

Artigo escrito por Helena Magalhães, autora e produtora de conteúdos do blog www.helenamagalhaes.com/.

Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados