Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle

Livros para ler durante 2022

22 Dezembro, 2021 Bloggers Convidados

Livros para ler, a melhor companhia para 2022!

Que atire a primeira pedra quem nunca fez uma lista de objetivos a concretizar no ano seguinte. Quem nunca sofreu do otimismo ingénuo e garantiu que é desta que se vai inscrever no ginásio? Ou quem nunca mentiu a si próprio, prometendo que é agora que se vai desligar das redes sociais e ter mais tempo para se ligar aos amigos?

Todos nós, em algum momento da nossa vida, fomos este incurável otimista que insiste em esperar pelo primeiro mês para, finalmente, arrancar com a sua vida, tomar decisões e realizar, com uma dose de sorte, alguns dos seus desejos.

Motivados pelo êxtase e pela euforia do novo calendário, esquecemo-nos que esta frágil motivação é como o fogo de artifício: acaba sempre mais depressa do que desejamos.

De facto, não consigo evitar que tropeces numa caixa de chocolates que restou do Natal, antes de fazeres o saco do ginásio, nem desligar o Wi-Fi da tua casa até largares o telemóvel, mas quero ajudar-te a cumprires a tua meta de leres mais.

Para que não percas tempo à procura dos melhores títulos, deixo-te algumas sugestões de livros para ler, da poesia à banda desenhada, do romance ao livro infantil. Independentemente do gosto pessoal, a verdade é que com os minutos de pesquisa que te poupei, já podes ir ao ginásio ou convidar amigos para jantar.
Livros para ler em Janeiro: Silêncio na Era do Ruído

Livros para ler durante 2022: A melhor companhia para as noites frias de janeiro

Silêncio na Era do Ruído de Erling Kagge

Comprei este livro por mero acaso, numa visita à livraria que tenho perto de casa. Fiquei fascinado com a história de vida do autor: deixou de exercer Direito para estudar Filosofia e é um explorador de uma coragem arrebatadora — foi a primeira pessoa a ter chegado ao Polo Norte, Polo Sul e ao Monte Evereste. Ao longo de 33 pequenos textos, este livro aborda os desafios dos tempos modernos que exigem estarmos sempre conectados e convida-nos a lidar com o nosso ruído interior. É a primeira opção de um conjunto de dicas de livros para o ano 2022!

Livros para ler em Fevereiro: Da Ciência ao Amor

Livros para ler durante 2022: A melhor companhia para as escapadelas românticas de fevereiro

Da Ciência ao Amor de Luís Portela

Em vez de um resumo deste ensaio e livro para ler notável de Luís Portela, partilho um excerto que fala por si: “Existe algum desequilíbrio na postura de um considerável número de seres humanos, muito focados no mundo físico, no ter e no parecer; dando uma importância menor aos valores universais, ao ser, à vida espiritual. Por isso, muitas pessoas defendem a necessidade de a Humanidade rever os interesses por que se move, criando condições para se focar mais nos referidos valores universais e para viver em sintonia com eles.”

Livros para ler em Março: Livro de Sonetos

Um dos melhores livros para ler para as horas de almoço primaveris de março

Livro de sonetos de Vinicius de Moraes

A propósito da celebração, durante o mês de março, do Dia Mundial da Poesia, a minha sugestão não poderia deixar de ser uma das obras que eternizam o trabalho de Vinicius de Moraes — uma das vozes artísticas mais expressivas e sublimes do Brasil. Este livro, indispensável para amantes de poesia, é um conjunto de sonetos sobre o amor e a plenitude da vida.

Livros para ler em Abril: O Tesouro

Livros para ler durante 2022: A melhor companhia para as manhãs chuvosas de abril

O Tesouro de Manuel António Pina

Explicar o 25 de abril às crianças pode parecer complicado. Um acontecimento com tanto peso histórico pode ser, logo à partida, algo complexo. Mas não tem que ser. Para isso, existe este livro, enriquecido com magníficas ilustrações. Apesar de ser catalogado como um livro infantil, “O Tesouro” é uma história para miúdos e para graúdos. Fala-nos, de uma forma muito poética e metafórica, sobre a história que conduziu ao nosso memorável 25 de Abril, o dia em que recuperámos o nosso maior tesouro: a liberdade!

Livros para ler em Maio: Onde Cantam os Grilos

Um dos melhores livros para ler para as tardes de domingo de maio

Onde Cantam os Grilos de Maria Isaac

Em maio celebra-se o Dia do Autor Português e, como não poderia deixar de ser, reservei para este mês uma sugestão nacional de livros para ler. Maria Isaac foi finalista do Prémio Fundação Eça de Queiroz 2019 e já lançou dois livros, muito bem acolhidos pelo público. “Onde Cantam os Grilos” é uma história contada pela voz de adulto, Formiga, que fala pela criança que foi um dia. Ainda bebé, o protagonista foi deixado num cesto nos degraus da casa da Herdade do Lago. O mistério da sua chegada é apenas mais um na longa história da família que o acolheu.

Livros para ler em Junho: Terra Sonâmbula

Livros para ler durante 2022: A melhor companhia para os finais de dia amenos de junho

Terra Sonâmbula de Mia Couto

A propósito da celebração, durante o mês de junho, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a minha sugestão de livros para ler durante este mês recai sobre Mia Couto. “Terra Sonâmbula” tem como pano de fundo os tempos da guerra em Moçambique, da qual traça um quadro de um realismo forte e brutal. Dentro deste cenário de pesadelo, movimentam-se personagens de uma profunda humanidade, todos vagueando pela terra destroçada, entre o desespero mais pungente e uma esperança que se recusa a morrer.

Livros para ler em Julho: A Propósito de Nada

Livros para ler durante 2022: A melhor companhia para as noites quentes de julho

A Propósito de Nada de Woody Allen

A minha sugestão de livros para ler em julho é dedicada a quem não recusa a leitura de uma boa biografia. Em “A Propósito de Nada”, Woody Allen faz uma viagem pela sua vida tão rica em experiências. Uma narrativa que começa na infância, em Brooklyn, e aborda episódios inéditos do seu percurso até se tornar reconhecido no meio artístico. Nesta autobiografia, o autor fala dos seus amores e desamores, dos seus medos, erros e sucessos.

Livros para ler em Agosto: A Coragem de Ser Imperfeito

A melhor companhia de livros para ler para os dias de praia de agosto

A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown

Agosto rima com férias e calor rima com praia! Estende a toalha e desfruta da leitura deste sucesso de vendas de Brené Brown. Ao longo destas páginas, a autora procura contrariar a ideia de que a vulnerabilidade é sinal de fraqueza, mas antes a melhor definição de coragem. A grande mensagem do livro resume-se à ideia de que quando fugimos de emoções negativas, também nos fechamos às surpresas boas da vida e afastamo-nos da nossa essência.

Livros para ler em Setembro: A Arte do Gamanço

A melhor companhia de livros para ler para as manhãs de sábado de setembro

A Arte do Gamanço de Austin Kleon

Setembro é altura de recomeçar e de regressar à nossa rotina. Por isso, nada melhor que um dos livros para ler mais refrescantes, ideal para sacudir as ideias! Graças a uma leitura muito leve e divertida, este livro propõe-se a acabar com os bloqueios criativos através da partilha das “10 coisas que ninguém sabe sobre a criatividade”. O autor dá a conhecer as técnicas que os artistas utilizam para desbloquear a imaginação e que podem ser utilizadas por todos nós na vida quotidiana.

Livros para ler em Outubro: 1984

A melhor companhia para as tardes de domingo de outubro

1984 — A Novela Gráfica de George Orwell e Fido Nesti

A minha recomendação de livros para ler para outubro foi especialmente pensada para os amantes de banda desenhada. Escolhi um dos primeiros livros que li na vida adulta e que teve um grande impacto em mim. Esta obra, originalmente publicada por George Orwell, dispensa apresentações. A novidade reside na adaptação a novela gráfica feita, pela primeira vez, no traço do artista brasileiro Fido Nesti.

Livros para ler em Novembro: Manual de Sobrevivência de um Escritor

A melhor companhia para os fins de semana de novembro

Manual de Sobrevivência de um Escritor de João Tordo

Se um dos objetivos que traçaste para este ano era começar a escrever um livro e ainda só tens páginas em branco, tenho uma dica de livros para ler especialmente pensada para ti! Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua atividade a todos aqueles que experimentam o universo da ficção.

Livros para ler em Dezembro: Dentro da Loja Mágica

Livros para ler durante 2022: A melhor companhia para as miniférias de dezembro

Dentro da Loja Mágica de James R. Doty

Para fazer jus à magia intrínseca do último mês do ano, só poderia sugerir este livro. De leitura (quase) obrigatória, esta história baseia-se na vida do próprio autor que, ao longo de cada página, brinda-nos com uma nova perspetiva de vida, mais leve e otimista, incentivando-nos a seguir os nossos sonhos. Sem dúvida, um livro para ler em dezembro e reler sempre que precisarmos de uma mensagem de amor e esperança.

Agora que partilhei contigo os melhores livros para ler que te irão fazer companhia ao longo do ano, atrevo-me só a relembrar que ninguém precisa de janeiro para mudar o que quer que seja. Basta um instante. Uma decisão. Garante que as tomas por e para ti. Só assim serás o protagonista da tua história.

Este artigo foi escrito por Manuel Clemente, autor dos livros: 📙 Se Sentes, Não Hesites 📘 Em Caso de Dúvida, Escolhe o Que Te Faz Feliz 📕 Não Forces, a Vida Flui 
Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados