Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Dicas de Alimentação Para Um Coração Saudável

8 Maio, 2017 Célio Cruz

Mais do que um órgão vital, o coração é o músculo mais importante do nosso corpo e nem sempre lhe damos a atenção devida. Afinal de contas é ele que nos mantém vivos, trabalhando de forma contínua 24 horas por dia. Maio é o mês do coração, o momento perfeito para destacar os benefícios em manter uma dieta à base de alimentos bons para o coração, rica em nutrientes que o protegem e fortalecem.
Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação associada à prática frequente de exercício físico é sinónimo de uma vida saudável. Mas o que algumas pessoas não sabem é que existem alimentos que protegem o coração, reduzindo os níveis de colesterol, melhorando a pressão arterial, diminuindo os triglicéridos e reduzindo as hipóteses de ter um ataque cardíaco. Curiosos?! Saiba quais são esses alimentos!

Alimentos bons para o coração


  • Escolher gorduras mais saudáveis
    Quando usar gorduras na sua alimentação opte por gorduras “boas”. Substitua as saturadas pelas insaturadas, como o azeite ou óleos à base de sementes. Alimentos como o abacate e as nozes também são ricos em gorduras boas.

  • Comer frutas, legumes, peixe e cereais
    Frutas e vegetais fornecem em abundância nutrientes saudáveis que protegem o coração. Para além disso estes nutrientes irão ajudar a baixar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Alguns exemplos: banana, brócolo, abóbora, beterraba, ameixas secas, espinafres, espargos e leguminosas como a ervilha e o feijão. Também os frutos secos, como as nozes e as amêndoas são amigos do coração. Também os cereais integrais como o arroz, a quinoa a aveia ou a espelta reduzem o colesterol e previnem um acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

  • Corte nas calorias
    Reduza de forma consciente o consumo de calorias, dando mais importância à qualidade e não à quantidade. Coloque porções menores de comida no prato e coma entre as refeições.


Deixo como sugestão uma receita em forma de coração que, obviamente deverá ser consumida de forma moderada e consciente, mas que deixa qualquer coração feliz!

Receita de Corações de Leite e Canela

Ingredientes: (para 8-10 corações)
300 g de farinha
80 ml de leite morno
15 g de fermento de padeiro fresco
1 pitada de sal
40 g de açúcar amarelo
1 ovo
30 ml de azeite virgem

[para o recheio]
azeite
açúcar de coco
canela
1 ovo

Preparação:
1 – Dissolva o fermento no leite e reserve.
2 – Numa taça coloque a farinha, o sal e o açúcar. Abra um buraco ao centro e aos poucos junte o leite enquanto amassa com os dedos. Adicione o ovo e amasse durante 15 minutos até obter uma massa elástica.
3 – Adicione o azeite e volte a amassar mais 15 minutos até obter uma massa macia.
4 – Forme uma bola e deixe a massa levedar num recipiente tapado com um pano, num local quente e até dobrar de volume.
5 – Divida a massa em pequenas bolas de 50 g, coloque-as num tabuleiro e deixe repousar cerca de 10 minutos.
6 – Estenda as porções de massa dando um efeito oval. Pincele com azeite e polvilhe com açúcar de coco e canela. Enrole pela parte mais comprida formando um rolinho, dobre ao meio e una as pontas e na dobra faça um corte com uma tesoura sem chegar à extremidade. Abra ligeiramente dando a forma de um coração.
7 – Coloque os corações num tabuleiro e deixe levedar cerca de 30 minutos.
8 – Pincele os corações com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 12-15 minutos, ou até que fiquem dourados.

Artigos Relacionados