Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle

O que é o “paleo”?

1 Março, 2016 Bloggers Convidados

O que é o “paleo”?
A alimentação saudável está na moda. Felizmente, acrescento.
Depois de alguns anos perante o fascínio dos alimentos processados [e quando mais "americanizado" melhor] fomos percebendo que estávamos a perder aquilo que a nossa alimentação tradicional tinha de melhor.

Há muitas teorias, dietas com todos os nomes e certezas absolutas variadas. Eu defendo uma dieta equilibrada, "se tudo tem venenos, diversifiquemos os venenos!"
Uma das últimas tendências alimentares chama-se paleo. Eu, detesto o nome, detesto a associação [despropositada] ao paleolítico, mas adoro os princípios deste regime. Se pudesse chamava-lhe "comer como os nossos avós".

Conheci a dieta paleo através da chef Joana Moura, autora do livro “30 dias para mudar de vida - Detox Paleo”. As bases daquilo a que chamam paleo - e as suas variações como é o caso desta proposta da Chef Joana Moura - são simples: comer comida verdadeira e refeições completas, sempre.
A chef Joana Moura é apaixonada por este tipo de alimentação paleo. Devorou livros sobre o assunto. “O que acontece neste detox não é só a desabituação, é a absorção máxima de vitaminas e sais minerais. Sentimos logo uma espécie de auto-cura. Há muita gente que durante estes 30 dias experimenta curas de problemas crónicos”, conta Joana Moura que, depois de ter mudado o que comia deixou de ter enxaquecas.

Neste livro a chef propõe 30 dias para voltar a estar em contacto com os alimentos bons, limpar o organismo, deixar de comer a toda a hora e voltar aos princípios básicos da alimentação. Sem alimentos processados.
Eu, que já assumi várias vezes o meu problema com a compulsão alimentar, descobri nisto de comer refeições completas com alimentos verdadeiros - carne, peixe, ovos, legumes, fruta fresca e frutos secos - uma forma de me sentir saciada e saudável.

O desafio que vos deixo é simples, baseia-se numa alimentação saudável e tem apenas três pontos:

  1. Tentem não comer nada de que não conheçam perfeitamente todos os ingredientes, terão que ler os rótulos, mas acreditem que é apenas uma questão de hábito;

  2. experimentem legumes e frutas que nunca provaram, não se limitem à salada de alface [há tantas cores e sabores];

  3. acreditem que somos mesmo aquilo que comemos.


E vale a pena ser mais feliz [também a comer]!

 

Catarina Beato, autora do blog Dias de Uma Princesa
Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados