Lifestyle
Os livros que tem de ler em 2020
10 Janeiro, 2020 Bloggers Convidados
Assim, o desafio que vos deixo para começarem este ano, além de ler mais, é a partilharem as vossas leituras com amigos, nas redes sociais, com os colegas no trabalho ou com a família em casa. Criarem o vosso clube do livro pessoal e enriquecerem o vosso ano de boas leituras.
Deixo-vos dez sugestões de livros obrigatórios para ler em 2020. Uns novos, outros que vão virar filme ou série e é a altura certa para os ler e, claro, algumas tão ansiadas novidades a chegar.
Celeste Ng
Pequenos Fogos em Todo o Lado
Este livro passou despercebido em Portugal mas foi uma das minhas melhores leituras em 2019. Foi adaptado para série pela atriz Reese Witherspoon e chega à televisão agora em 2020. Aborda a dinâmica de duas famílias diferentes e vamos acompanhando os dois lados das mesmas histórias. Faz-nos compreender como cada pessoa vive a sua verdade e não há certos ou errados.
A. J. Finn
A Mulher à Janela
Este thriller foi um dos grandes best-sellers de 2018 e, apesar de todas as polémicas em torno do autor (desde plágio a mentiras), foi mesmo adaptado para filme e chega este ano aos cinemas com a atriz Amy Adams. Prepare-se para uma leitura compulsiva e eletrizante do início ao fim. Obrigatório ler antes de ver o filme.
Louisa May Alcott
Mulherzinhas
Um clássico da literatura, este romance intemporal e feminista sobre as irmãs Meg, Jo, Beth e Amy chega este mês ao cinema numa nova adaptação que conta com nomes como Emma Watson, Meryl Streep e Saoirse Ronan. Se nunca o leu, este é o ano para ler e oferecer a todas as amigas. E filhas, irmãs, primas...
Margaret Atwood
O Testamento
Um dos livros mais aguardados do ano e vencedor do Prémio Booker, a continuação de A História de Uma Serva de Margaret Atwood chega a Portugal no início deste ano pela editora Bertrand. Passado 15 anos após o final do primeiro livro, responde a muitas das questões que a autora recebeu dos fãs ao longo dos anos.
Martha Batalha
A vida Invisível de Eurídice Gusmão
O filme foi um sucesso no Brasil que, infelizmente, ficou de fora da corrida a Óscar de melhor filme internacional. Mas o livro é uma leitura deliciosa para começar o ano. No Rio de Janeiro dos anos 40, é uma sátira de costumes à forma como as mulheres eram (e ainda são) invisíveis. Um romance cru e cheio de humor negro sobre as a luta das duas irmãs Gusmão contra uma sociedade que teima em frustrar as mulheres.
Elena Ferrante
A Vida Mentirosa dos Adultos
O tão desejado novo romance de Elena Ferrante chega a Portugal em Junho pela editora Relógio D’Água. Este livro é narrado por Giovanna Trada que, no início da história, tem 12 anos e percebe que o mundo que os adultos narram às crianças está, afinal, cheio de falsidade. Será que vai seguir os passos de sucesso dos livros anteriores? Vamos ter de esperar para ver.
Delia Owens
Lá, Onde o Vento Chora
Não posso deixar de voltar a sugerir este livro que foi o meu favorito de 2019 e uma história absolutamente maravilhosa e emocionante sobre a solidão, o amor e a resiliência. Uma leitura que recomendo todos os dias a alguém. Já se sabe que vai ser adaptado para filme (depois de bater o milhão de vendas) mas ainda não há detalhes. Se ainda não leu, é correr para o ler já.
Jennifer Niven
Fala-me de um Dia Perfeito
Já é um livro antigo mas que certamente vai reacender a sua procura este ano porque, em Fevereiro, estreia o filme. Conta a história de dois jovens com traumas profundos. Aborda temas como a morte, a depressão e a solidão e faz-nos pensar na forma como podemos ter impacto na vida uns dos outros. Um young adult que nos toca, qualquer que seja a nossa idade.
Kate Quinn
A Rede de Alice
Não consigo parar de ler livros históricos, principalmente quando envolvem personagens femininas fortes que lutam pelas suas causas. Este foi uma novidade do final de 2019 e cruza a história de Eve, uma espia durante a I Guerra Mundial, e Charlie, uma jovem que procura a prima que desapareceu após a II Guerra Mundial. Uma narrativa que nos prende desde o início e uma leitura obrigatória para os fãs de ficção histórica e espionagem.
Daniel Nunes de Sousa
Uma Lágrima na Face da Índia
Para terminar, não quero deixar de vos incentivar a ler autores portugueses novos, jovens e que estão a trazer uma lufada de ar fresco à literatura portuguesa. Este livro tão bem escrito e estudado, conta a viagem de Noah que, à procura de um propósito para a sua vida, vai para Índia. Um livro que nos ensina, nos faz viajar e nos dá a conhecer a realidade de um dos países que mais mata mulheres no mundo.