Ver todos os artigos Let´s Talk

Maquilhagem e Beleza

Pincéis de Maquilhagem

4 Dezembro, 2020 Marta Alves

Como Construir um Kit de Pincéis de Maquilhagem

Os pinceis de maquilhagem são extremamente importantes neste processo. Muitas vezes temos dificuldade com a aplicação de um produto precisamente porque não estamos a usar o pincel ideal. Imaginem que estão a tentar fazer um eyeliner perfeito, garanto-vos que se não usarem um pincel fino, que permita fazer aquele traço que acaba bem afiado, não o conseguirão fazer perfeitinho. Muito menos na correria do dia a dia. Por isso o nosso artigo de hoje é precisamente sobre pinceis de maquilhagem. Vou ensinar como construir o kit de pincéis perfeito para ter em casa e maquilharem-se como uma profissional!!!

Pincéis de Rosto

Começamos pelos pincéis de rosto, ter a pele bem maquilhada é meio caminho andado para conseguirmos um bom resultado global!

No nosso kit de pincéis de maquilhagem devemos ter um pincel de base que pode ser espatulado, de topo reto ou dual fiber, tudo depende do resultado final que pretendemos. O dual fiber dá um efeito mais leve, o pincel de topo reto é o que confere maior intensidade à maquilhagem e o pincel espátula ou língua de gato é o mais tradicional. Atenção às fibras dos pincéis de maquilhagem para a base, porque convém serem macios e de boa qualidade para não deixarem riscos na pele. Muitas vezes tenho clientes que referem preferir aplicar a base com as mãos por isso mesmo, devido aos riscos do pincel. Garanto-vos que se usarem um bom pincel não irão ter este problema. Podem ainda optar por utilizar esponja caso prefiram, basta apenas humedecerem a esponja em água corrente na torneira, retirar o excesso numa toalha ou cleenex e aplicarem a base.

Devemos ter também um pincel de corretor ou se preferirem podem aplicar com esponja. Pessoalmente os pincéis de maquilhagem que mais gosto para este efeito têm a ponta arredondada como a ponta de um dedo.

O pincel de Pó é muitas vezes utilizado para aplicar tudo de seguida, o pó, o bronzer e o blush, contudo devemos ter um para cada efeito para não misturarmos os vários produtos ao aplicar. Para aplicar o Pó devemos escolher um pincel grande, mas não precisa de ser gigante., Pessoalmente, gosto de pincéis de tamanho médio. Quando vão comprar, vejam o maior da gama e escolham o abaixo. Aqueles que são muito grandes utilizo apenas para aplicar maquilhagem por exemplo no corpo, pescoço ou peito no Verão.

Quando chegamos à parte do bronzer convém optarmos por um pincel que não seja muito denso. Pincéis que tenham o pelo demasiado compacto acabam por manchar a pele assim que aplicamos, isso faz com que percamos mais tempo em seguida a tentar corrigir e esbater o que foi feito, do que demoraríamos a aplicar o bronzer em todo o rosto.

A teoria para escolher o pincel de blush é exatamente a mesma que a do bronzer. Recomendo sempre pincéis pouco densos para poder trabalhar os produtos em layers e não manchar.

Para quem gostar de usar iluminador deve também ter um pincel específico para o efeito. Imaginem usar o pincel do blush hoje no iluminador e amanhã quando formos aplicar o blush temos brilho pelo rosto todo. Este tipo de pincel pode ser em leque ou uma versão um pouco mais pequena igual ao pincel de blush.

Pincéis de olhos

Eu diria que 50% das dificuldades de maquilhar os olhos estão relacionadas com a escolha dos pincéis, se tivermos nos nossos pincéis de maquilhagem os formatos ideais torna-se bem mais fácil.

Para aplicar a sombra na pálpebra móvel o ideal será um pincel espatulado que nos permite depositar o produto sem soltar pó por toda a zona em volta. Desta forma conseguimos até fixar mais a sombra por causa da própria forma do pincel.

Para marcar o côncavo gosto de usar um pincel mais pontiagudo, ajuda a definir a linha sem fugir do sítio.

Precisamos sempre de um pincel de esfumar para desfazer qualquer linha que fique. Gosto que sejam volumosos e pouco densos para conseguir trabalhar o degradé.

Opto sempre por ter no meu kit de pincéis de maquilhagem, pincéis pequenos para detalhes que possibilitam dar aquele toque especial, mais minucioso, à maquilhagem, servem para esfumar uma sombra em cima do eyeliner, para desenhar uma linha no côncavo mais definida e até mesmo para aplicar um pouco de sombra junto à raiz das pestanas inferiores.

O pincel de eyeliner pode ter dois formatos distintos, pontiagudo ou cortado na diagonal, tanto um como o outro são boas opções, aqui vai depender com que formato se ajeitam melhor.

Como Limpar os Pincéis de Maquilhagem?

Limpeza de pincéis de maquilhagem é outro tema extremamente importante e que apenas uma percentagem do público feminino sabe que os deve limpar, com que frequência e como. Os pincéis devem ser lavados com água à temperatura ambiente e um shampoo ou sabonete específico para pincéis. Hoje em dia conseguem facilmente encontrar este tipo de produtos na maioria das lojas de maquilhagem onde vendam acessórios.

Caso não tenham oportunidade de adquirir um produto específico de limpeza e antibacteriano próprio para pincéis, podem fazer a manutenção com um sabonete de glicerina.

Devem lavar os pincéis de utilização pessoal 1 vez por semana, por vezes o de base e corretor podem necessitar de ser lavados duas vezes na mesma semana. Isto vai depender, se estiverem a utilizar produtos com maior cobertura então é provável que fiquem rapidamente empastados e não maquilhem bem. Se estiverem a utilizar produtos mais líquidos provavelmente duram uma semana sem problema.

Após lavarmos os nossos pincéis de maquilhagem, retiramos o excesso de água com uma toalha e deixamos a secar deitados, nunca os podemos secar com secador pois os pelos destes são colados e com a temperatura a cola pode derreter e o pincel começar a soltar pelo.

Quando investimos em bons pincéis de maquilhagem convém que cuidemos deles como deve ser. Algumas recomendações são:

  • Os pincéis de maquilhagem não devem estar em locais húmidos e com temperatura, como é o exemplo da casa de banho onde existe o vapor dos banhos e acaba por criar fungos e bactérias, tanto na maquilhagem como nos pincéis.

  • Para os armazenarmos podemos ter um copinho decorativo que encontram facilmente em lojas de decoração e onde os colocamos. Escolham um que faça match com a decor da vossa casa para ficar bem bonito =)


Com estas dicas vão ver que o processo de maquilhagem será muito mais fácil! Parte do segredo de maquilhar está precisamente nos pincéis de maquilhagem escolhidos!
Não percam outros artigos sobre maquilhagem que podem complementar o dia-a-dia: MAQUILHAGEM DE OLHOS: A MAKEUP DO MOMENTO e KIT BÁSICO DE MAKEUP PARA USAR EM TELETRABALHO.

 

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados