Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Como Preparar Uma Pizza Caseira

6 Maio, 2021 Célio Cruz

Como preparar uma Pizza Caseira, fácil e deliciosa

Independentemente da estação do ano ou até do dia da semana, se existe um prato que é consensual em termos de sabor para a maioria da população, poder-se-á dizer que é a pizza.

Preparada com poucos ingredientes, mas cheia de sabor, a pizza desperta os nossos sentidos e traz-nos felicidade. Mas quando surge o desejo de saborear uma boa pizza, facilmente caímos na tentação de encomendar ou então optamos pelas pizzas congeladas e refrigeradas, a opção menos saudável, que os supermercados disponibilizam. É aqui que surge a questão, porque não sermos nós a preparar uma pizza caseira, mais saudável, com ingredientes genuínos e adaptados ao nosso gosto pessoal?!

Como fazer massa de pizza caseira?

O segredo de uma boa pizza caseira está muitas vezes na massa. Nem sempre é fácil conseguir a massa de pizza perfeita, crocante e estaladiça. Obviamente que uma pizza caseira nunca será igual a uma pizza preparada numa pizzaria tradicional e isso deve-se aos nossos fornos domésticos que são completamente diferentes dos fornos industriais, que permitem cozinhar a temperaturas mais elevadas. Mas em casa também é possível fazer uma boa massa de pizza caseira, bastando para isso ter alguns ingredientes e seguir estas dicas:

  • Ter à disposição farinha de trigo e farinha de centeio (opcional), água, azeite, fermento e sal.

  • Adicionar na massa algumas ervas secas, como orégãos ou alecrim, que vão conferir um sabor extra especial.

  • Usar um azeite de qualidade, de preferência virgem extra, que vai dar mais sabor à massa.

  • Depois de misturados os ingredientes, são três os passos fundamentais para uma boa massa: amassar, repousar e estender. É fundamental amassar bem e durante alguns minutos para que o glúten desenvolva e a massa ganhe elasticidade. Deixar a massa repousar à temperatura ambiente para que levede, até dobrar de volume. Por fim estender ou abrir a massa e de preferência com as mãos. Deverá evitar-se o uso do rolo de massa, pois este irá retirar-lhe o ar deixando a massa mais pesada e menos elástica.

  • Opcionalmente e para uma massa mais crocante, poder-se-á esfregar a mesma com semolina, antes de ir a cozer ao forno.

  • A massa de pizza caseira deverá sempre ser assada em altas temperaturas. Nem todos os fornos atingem a temperatura ideal pelo que o recomendável será os 220ºC. Poderá ser usada uma pedra refratária própria para pizzas, que irá criar as condições de calor necessárias para obter uma massa estaladiça.

A escolha dos ingredientes para o recheio das Pizzas Caseiras

No que respeita ao recheio, aqui podemos escolher os ingredientes que mais gostarmos, de preferência biológicos e o mais frescos possível. Mas se há algo que tem mesmo de ser perfeito em termos de sabor e textura, é o molho de tomate. Recomendo sempre um molho de tomate caseiro, preparado com tomates e manjericão e com uma textura cremosa, mas não demasiado líquida. Quanto mais líquido estiver o molho de tomate, mais mole e menos crocante irá ficar a nossa massa.

Quanto aos restantes ingredientes, nunca poderá faltar um bom queijo mozzarella. Na receita abaixo apresento duas opções de ingredientes. Pesto, tomate e mozzarella na primeira opção e cogumelos, tomate e mozzarella na segunda opção. Podemos sempre recorrer a outros ingredientes, como camarão, presunto, espinafres, ovo, atum, etc, mas sem esquecer que na composição de uma pizza "menos é mais", ou seja, uma pizza quer-se simples, com poucos ingredientes, mas estes deverão ser de boa qualidade para obtermos um máximo de sabor. Para finalizar e já com a pizza fora do forno, recomendo regar com um fio de azeite, antes de servir e salpicar com orégãos secos e folhas de manjericão fresco.

Agora que temos as dicas para a criação de uma boa pizza caseira, vamos colocar as mãos na massa?!

A receita que apresento a seguir serve para uma pizza grande ou duas pizzas médias e a escolha dos ingredientes será sempre opcional.

A massa é a minha preferida de sempre, preparada na hora e que resulta na perfeição. Vamos fazer pizza caseira?!

Receita de Pizza Caseira

Ingredientes: 

para a massa

  •  150 g de farinha de trigo s/ fermento

  • 50 g de farinha de centeio integral

  • 8 g de fermento seco de padeiro

  • 5 g de sal

  • 1 c. (sopa) de alecrim seco

  • 30 ml de azeite virgem extra

  • 100 ml de água morna


opção 1

  • 4 c. (sopa) de molho de tomate

  • 2 c. (sopa) de pesto

  • 125 g de mozzarella fresco

  • 8 tomates cherry

  • orégãos secos

  • manjericão fresco


opção 2

  •  4 c. (sopa) de molho de tomate

  • 125 g de mozzarella fresco

  • 100 g de cogumelos frescos

  • 8 tomates cherry

  • orégãos secos

  • manjericão fresco 



Preparação:


  1.  Numa taça coloque as farinhas. De um lado junte o fermento de padeiro e no lado oposto coloque o sal. Junte o alecrim, o azeite e aos poucos vá adicionando a água morna, enquanto mistura todos os ingredientes.

  2. Transfira a massa para uma bancada e amasse com as mãos durante alguns minutos, até o glúten desenvolver e a massa ganhar alguma elasticidade (em alternativa pode colocar todos os ingredientes na taça da batedeira e amassar alguns minutos). Forme uma bola e coloque numa taça, deixando levedar à temperatura ambiente até a massa dobrar de volume.

  3. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Forre com papel vegetal um tabuleiro de forno (em alternativa coloque uma pedra refratária para pizza dentro do forno enquanto este aquece).

  4. Coloque a massa da pizza caseira numa bancada ligeiramente enfarinhada. Divida a massa em duas porções e com as mãos, em movimentos circularesestenda a massa, deixando-a com cerca de 0,5 cm de espessura.

  5. Coloque as bases de massa no tabuleiro e leve ao forno por 2 minutos.

  6. Retire as bases de massa do forno e distribua o molho de tomate sobre a massa, colocando todo o molho ao centro. Com uma colher de sopa e em movimentos circulares, espalhe o molho deixando cerca de 1cm de massa sem molho em toda a volta.

  7. Para a opção 1 das pizzas caseiras, distribua o mozzarella e o pesto em pequenos montinhos sobre o molho de tomate. Corte os tomates cherry em metades e distribua sobre o molho.

  8. Para a opção 2, distribua a mozzarella sobre o molho de tomate. Corte os cogumelos em lâminas e junte ao queijo. Corte os tomates em metades e distribua.

  9. Leve novamente as pizzas ao forno por cerca de 6-7 minutos, o tempo suficiente para que o queijo derreta e a massa fique bem dourada e estaladiça.

  10. Retire as pizzas caseiras do fornoregue com um fio de azeite e sirva com orégãos secos e manjericão fresco.

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados