Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Receitas Leves Para o Verão, Que Nos Ajudam a Manter a Linha

6 Junho, 2019 Célio Cruz

O Verão já se instalou e com as temperaturas a aumentar todos os minutos são preciosos para passar algum tempo de qualidade em família e com os amigos. É tempo de férias e de descanso e também das inevitáveis idas à praia e à piscina. Chega o momento de vestir os calções, os bikinis e os fatos de banho e por sua vez uma preocupação comum a muitos de nós: como manter a linha durante o Verão?!

Estar em boa forma implica uma alimentação saudável e rica em nutrientes com a prática frequente de exercício físico. Esta é uma regra a seguir, não apenas no Verão, mas o ano inteiro. Os dias quentes pedem refeições frescas, mas também saciantes e, de preferência, que ajudem a manter a boa forma. Sendo esta uma estação rica e variada em frutas e legumes, nada melhor que usar aquilo que a natureza nos dá, tirando daí o melhor partido e praticando uma alimentação saudável à base de ingredientes sazonais.

Não queremos passar muito tempo na cozinha, pelo que damos preferência a receitas mais simples e rápidas. O nosso corpo pede refeições mais leves, frescas e saudáveis, como as saladas, as sopas frias ou os grelhados e muitos sumos de fruta e legumes. Veja a seguir alguns exemplos:

1. Receitas Leves para o Verão: Sopas e Sandes Nutritivas

A ideia de comer uma sopa num dia de calor pode não ser agradável. Mas já imaginou comer uma sopa fria?! Nada melhor que um refrescante gaspacho, cheio de vitaminas e minerais para nos saciar. Outras combinações como beterraba e queijo de cabra são óptimas para dar início a uma refeição. Ou um creme de cenoura, de courgette ou pepino são excelentes opções que resultam bem depois de refrigeradas. Quanto às sandes, opte por uma pasta de atum, com queijo creme em substituição de maionese e junte alface e tomate. Creme de abacate ou húmus resultam bem em sandes. E escolha sempre um pão escuro, de centeio ou espelta, de preferência com sementes.

2. Receitas Leves Para o Verão: Saladas Frescas e Coloridas

As saladas são as melhores amigas de uma dieta equilibrada. Sempre frescas e simples de preparar, são baixas em calorias, e perfeitas para controlar o peso e o apetite. Uma salada nutricionalmente equilibrada deverá ter ingredientes frescos e coloridos, à base de fruta e muitos legumes crus ou grelhados. O importante é variar e aportar cor, textura e muito sabor aos pratos. Para um toque extra de frescura junte algumas ervas aromáticas como coentros, hortelã ou manjericão. Use uma base de alface, rúcula ou espinafres e misture figos com queijo de cabra, mel e nozes. Ou use salmão fumado com framboesas e aneto. Se optar por uma salada mais saciante, misture atum com grão-de-bico cozido, ovo, tomate e salsa.

3. Receitas Leves Para o Verão: Sumos Naturais de Fruta e/ou Legumes

Nutritivos, saborosos e amigos da balança, os sumos são ricos em água, nutriente essencial que nos ajuda a manter o corpo hidratado nos dias de mais calor. Fáceis de preparar, optimizam o bom funcionamento do organismo. Experimente um refrescante sumo de melancia ou melão, ao qual pode juntar morangos ou framboesas e gengibre. Laranja e cenoura também combinam bem, mas se gosta de começar o dia com muita energia, experimente ao pequeno almoço um sumo de abacate com espinafres, maçã e lima.

Como sugestão de uma receita simples, saudável, leve e muito fácil de preparar, apresento uma salada de melancia e feta, perfumada com manjericão. Uma combinação fresca e surpreendente que pode servir dentro da casca da própria melancia, mas que também é perfeita para saborear e partilhar no areal da sua praia preferida.

Salada de Melancia e Feta com Manjericão

Ingredientes:

| 1 melancia média s/ sementes

| 1/2 cebola roxa

| 150 g de queijo Feta

| 1 c. (sopa) de vinagre balsâmico

| 1 fio de azeite

| 2 c. (sopa) de sementes de girassol

| folhas de manjericão

Preparação:

1 . Corte a melancia ao meio e com uma colher ou corta-frutos remova pequenas porções, coloque numa taça e reserve. Remova toda a polpa vermelha da melancia deixando apenas a casca que irá servir de taça.

2 . Corte a cebola em meias luas e junte à melancia. Adicione o queijo Feta, tempere com vinagre, azeite e misture.

3 . Transfira a salada para dentro da casca da melancia (opcional) e sirva com sementes de girassol e folhas de manjericão.

Bom apetite!

Artigos Relacionados