Ver todos os artigos Let´s Talk

Família e Maternidade

5 Dicas para recuperar a forma no pós-parto

16 Janeiro, 2020 Bloggers Convidados

recuperar a forma pos parto

1. QUE ESPAÇO EXISTE NA ORGANIZAÇÃO DA FAMÍLIA PARA A RECUPERAÇÃO FÍSICA DA MÃE APÓS A GRAVIDEZ E O PARTO?

Durante a gravidez é natural a mãe (e o pai), família nuclear e alargada, pensarem numa série de aspectos a organizar, comprar ou criar, como por exemplo o enxoval e quarto do bebé, mala da maternidade, o carrinho e ovo para transporte do bebé.
Gosto de olhar para esta fase tão especial da vida da mulher e do casal como uma janela de oportunidade da vida para repensarmos tantas coisas e para fazermos tantas coisas bem.
Pensar no estilo de vida da grávida, no espaço e organização da família para a recuperação física da mãe é um aspecto de importância extrema. Muitas vezes descuidado em 1º lugar pela mulher, com toda a atenção voltada para o bebé.
Um passo importante no sucesso da recuperação pós parto é a mulher e o casal pensarem/organizarem que tempo vai existir para a mãe se dedicar à sua tão necessária recuperação. Equacionar o horário, quem fica com o bebé ou se a mãe prefere ter o bebé consigo, o local e com quem vai fazer a sua Recuperação Pós Parto.
As primeiras semanas a seguir ao parto são de fulcral importância. Na verdade, é possível que a mãe necessite mais cuidado e atenção durante estas primeiras semanas do que durante toda a gravidez. Infelizmente, por vezes a nossa sociedade ignora este facto.
Cuidados simples e exercícios específicos podem acelerar a recuperação, ao mesmo tempo que podem evitar consequências graves como diástase abdominal e outras complicações do pavimento pélvico. Se já souber com quem vai fazer a sua Recuperação Pós Parto será mais um profissional ao seu lado logo desde o nascimento.

2. A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

São os comportamentos básicos e realizados de forma consistente que muitas vezes falhamos em 1º lugar.
As necessidades hídricas durante toda a gravidez estão aumentadas e a água é também o principal ingrediente do leite materno.
Assim sendo, a importância de beber bastante água durante a gravidez e lactação é enorme e muitas vezes descuidada.
A água é também fundamental para o funcionamento saudável do intestino, órgão que mais espaço ocupa na cavidade abdominal, que tanto se adapta à gravidez e pós parto e está sempre a procurar reencontrar o seu espaço e lugar.
Sendo normal a mãe querer recuperar a sua barriga após a gravidez, há que pensar em 1º lugar de dentro para fora e tratar bem o intestino não descuidando a importância de beber muita água diariamente.

3. RECUPERAÇÃO DA DIÁSTASE ABDOMINAL

Em 1º lugar importa explicar que a diástase abdominal é o afastamento dos músculos retos abdominais do centro. Acontece na gravidez pela necessidade de aumentar o espaço na cavidade abdominal para o bebé e todas as estruturas da gravidez crescerem.
Os músculos da parede abdominal ficam mais fracos e o par de músculos recto abdominal afasta-se.
Esta alteração na estrutura muscular da cavidade abdominal coloca em causa a função de suporte e contenção de todos os órgãos internos no período pós parto. Por esta razão é necessária uma prescrição de exercício específica, com o objectivo de fortalecer a musculatura abdominal profunda e fechar a diástase abdominal.
Deixo-vos um vídeo com 4 exercícios específicos adequados a esta recuperação muscular da diástase abdominal.

4 Exercícios para a Recuperação da Diástase Abdominal

4. ACTIVAÇÃO, FORTALECIMENTO E RELAXAMENTO MUSCULAR DO PAVIMENTO PÉLVICO

O pavimento pélvico é um conjunto de músculos que suportam os órgãos da cavidade pélvica, que na mulher estão sujeitos a pressões e agressões maiores durante a gravidez e no parto. A sua reabilitação é também responsável por prevenir e reparar a diástase, a incontinência, o prolapso, as dores nas costas e outras situações comuns na gravidez e no pós parto.
Em última análise, o pavimento pélvico e a parede abdominal funcionam como um sistema, e para o seu bom funcionamento interessa a soma das partes. Caso contrário o sistema torna-se disfuncional.
O pavimento pélvico é parte de um sistema muscular maior, e é necessária o treino da consciência corporal para a sua activação de forma consciente e eficaz. No período pós parto esta é a primeira etapa do treino abdominal, que pode ser iniciada logo desde o nascimento.
Ensinar a mulher a activar a musculatura do pavimento pélvico, trabalhar a sua força máxima, força rápida e relaxamento é determinante na recuperação abdominal pós parto. Só assim a mulher vai sentir o core mais forte, ter uma cintura e parede abdominal mais definidas, tudo isto sem constrangimento de perdas de urina de forma involuntária.

5. Quando posso iniciar o exercício depois do parto?

A resposta varia consoante a pessoa, tipo de parto, historial de exercício e clínico. O ACOG, American College of Obstetricians and Gynecologists, publicou novas e atuais guidelines sobre este assunto.
A maior parte das mudanças fisiológicas e morfológicas da gravidez, persistem durante 4 a 6 semanas após o parto. Por isso, o exercício físico deve ser retomado gradualmente após a gravidez de forma individualizada, assim que fisicamente possível e de forma que não represente risco para a saúde.
É claro que este período de tempo varia para cada mulher, com algumas mulheres a conseguirem iniciar o exercício poucos dias após o parto.
Não existem quaisquer estudos indicadores de que, na ausência de complicações médicas, o rápido inicio da prática de exercício tenha efeitos adversos. Não existem porém dúvidas, de que este retomar da atividade física deve ser gradual e contemplar um tipo de treino especifico para o pós parto.
É importante assumir que cada pessoa é única e deve ser avaliada individualmente.
Um prática comum para o recomeço da atividade física após o parto são 4 semanas para parto normal e 6 semanas na cesariana. Sempre com o aval do médico assistente.
Por fim, importa referir que o inicio da atividade física após a gravidez está associado ao decréscimo do número de depressões no pós parto.
Artigo escrito por Mafalda Antunes do blog Pretty Fit by Mafalda Antunes.
Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados