Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Remédios Caseiros

25 Fevereiro, 2022 Célio Cruz

Remédios caseiros para combater alergias e constipações

Espirros, tosse, nariz entupido, garganta irritada, suores frios, dores de cabeça ou comichão nos olhos, estes são apenas alguns dos sintomas mais comuns que aparecem, tanto no Inverno como no início da Primavera e que nos indicam que estamos a sofrer uma alergia, que temos uma constipação ou fomos apanhados pelo vírus da gripe. Nestas situações, o mais provável é recorrermos a um comprimido que ajude a aliviar estes sintomas. Mas... e se em vez de nos remediarmos recorrendo à medicina convencional, optarmos antes por nos prevenir, evitando estes sintomas e recorrendo a remédios caseiros?

De certeza que todos já ouvimos falar de "mezinhas caseiras". Todos já ouvimos aquela dica infalível da mãe ou da avó a explicar como é possível em casa, com apenas alguns ingredientes simples e acessíveis, tratar alergias, gripes ou constipações. Estes remédios caseiros não são mais do que receitas caseiras, sabedorias populares, que foram passando de geração em geração e que se acredita possuírem propriedades únicas que são muitas vezes descredibilizadas pela medicina convencional. Verdade ou mito, o facto é que muitas das maleitas de antigamente eram curadas em casa, com eficácia com estes remédios naturais.

5 antibióticos naturais para combater alergias e constipações

Existem muitas ervas e alimentos que podem aliviar, tratar e também prevenir as alergias e as constipações. Muitas pessoas optam cada vez mais por usar antibióticos naturais e remédios caseiros para combater essas doenças em detrimento do uso de medicamentos convencionais, evitando assim alguns riscos e efeitos secundários.

Os remédios naturais podem ser poderosos aliados no tratamento de doenças, ajudando a manter a saúde do corpo em equilíbrio. Antibióticos naturais como o mel, o limão, o gengibre ou o alho, entre outros, são remédios caseiros poderosos no combate a uma grande variedade de doenças.

- Mel e pólen de abelha: o mel tem propriedades antibióticas naturais. Espalhar um pouco de mel numa ferida ou queimadura pode combater a infeção e promover uma cicatrizarão mais rápida. O uso frequente de mel combate também as alergias sazonais e ajuda a prevenir gripes e constipações. Pode ser tomado simples ou usado como adoçante natural em chás e infusões. Já o pólen de abelha, por conter todos os aminoácidos existentes nas células vivas, é considerado uma das mais ricas substâncias biológicas. Pode ser tomado simples ou usado em batidos, iogurtes, leite ou chás.

- Alho: o alho é uma planta muito usada na culinária, mas que também pode ser usado como remédio natural no combate de infeções, gripes e também doenças respiratórias. O alho ajuda ainda no reforço do sistema imunitário, reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda a reduzir o colesterol.

- Gengibre: o gengibre é uma raiz que ajuda a relaxar os músculos do estômago, combatendo a má digestão, náuseas e vómitos. Além disso, atua como antioxidante e anti-inflamatório natural, ajudando a prevenir doenças, como a pressão arterial alta e também no alivio de dores musculares.

- Curcuma: a curcuma ou açafrão-da-Índia é uma raiz com propriedades medicinais únicas. Muito usada na culinária, para temperar carnes e legumes, tem um grande potencial antioxidante e é muitas vezes usada como remédio caseiro para reforçar o sistema imunitário, para combater problemas intestinais, mas sobretudo para eliminar febres e aliviar gripes e constipações.

- Limão: o limão, tal como a laranja e o ananás, é uma fruta cítrica muito rica em vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo o sistema imunitário e diminuindo o aparecimento de gripes, constipações e outras doenças respiratórias. É um excelente antioxidante natural, utilizado das mais variadas formas na nossa alimentação, que para além de temperar e trazer acidez às receitas é ainda uma fonte de nutrientes.

São inúmeras as receitas de remédios caseiros que podemos fazer, usando alguns alimentos que são autênticos antibióticos naturais. Simples, combinados entre si ou com outros alimentos, a sua ingestão frequente vai ajudar não só a combater as doenças mais comuns, mas também a reforçar o sistema imunitário, prevenindo o aparecimento dessas mesmas doenças. Estes remédios caseiros, para além de provocarem uma sensação de conforto e alívio imediatos, também ajudam a combater algumas infeções. Experimentem fazer em casa um chá de cebola, um chá quente de mel e limão, um xarope de cenoura, um shot de limão e gengibre ou mesmo a famosa canja de galinha, sempre tão recomendada pelos mais antigos.

Apresento de seguida duas receitas que podem fazer em casa e que vão ajudar a reforçar o vosso sistema imunitário. Um Shot de Limão e Gengibre e para os mais ousados um Shot de Curcuma, Beterraba e Mel. São perfeitos para quem não aprecia tanto as bebidas quentes, pois podem ser bebidos frescos e conservados no frigorífico em recipiente hermético durante 5 dias. Obviamente que praticar uma alimentação saudável e equilibrada, dormir o suficiente, beber água e praticar exercício físico de forma moderada, são também alguns fatores que, aliados aos remédios caseiros, contribuem na prevenção de alergias, gripes e constipações. E no caso de os sintomas de uma gripe ou constipação persistirem, nunca deixem de visitar um médico.
Remédios Naturais com Limão e Gengibre

Receitas Naturais

Shot de Limão e Gengibre

Ingredientes:


  • sumo de 5 limões

  • 1 limão inteiro, descascado e sem caroços

  • 1 pedaço de gengibre fresco com pele (cerca de 20g)

  • 4 c. (sopa) de mel

  • 1 pitada de pimenta de Cayenne

  • 100 ml de água fria


Preparação do remédio caseiro:

1 . Num liquidificador ou processador de alimentos coloque o sumo de limão, o limão cortado em pedaços, o gengibre com a pele, o mel, a pimenta de Cayenne e a água. Triture tudo durante alguns segundos até obter um sumo bastante homogéneo.

2 . Filtre o sumo num coador de rede fina e distribua por pequenos frascos ou garrafas. Sirva de imediato ou conserve no frigorífico durante 5 dias (pode tomar entre 1 a 2 shots de limão e gengibre por dia).

Shot de Curcuma, Beterraba e Mel

Receitas Naturais

Shot de Curcuma, Beterraba e Mel

Ingredientes:


  • 1 beterraba média

  • 1 pedaço pequeno de gengibre fresco

  • 1 pedaço pequeno de curcuma fresca

  • sumo de 2 limões

  • 200 ml de água

  • 6 c. (sopa) de mel

  • 1 c. (sopa) de pólen de abelha


Preparação:

1 . Num liquidificador ou processador de alimentos coloque a beterraba em pedaços, o gengibre fresco, a Taís de curcuma, o sumo de limão, a água, o mel e o pólen de abelha. Triture durante alguns segundos até obter um sumo homogéneo.

2 . Filtre o sumo num coador de rede fina e distribua por pequenos frascos ou garrafas. Sirva de imediato ou conserve no frigorífico durante 5 dias (pode tomar entre 1 a 2 shots de curcuma, beterraba e mel por dia).

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados