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Culinária, Lifestyle

Dicas para Fortalecer o Sistema Imunitário

22 Outubro, 2021 Célio Cruz

Receita de quinotto para o sistema imunitário
Com a chegada dos dias mais frios chegam também as gripes e as constipações. Torna-se essencial redobrar os cuidados de saúde e, mais importante do que em qualquer altura do ano, devemos fortalecer o nosso sistema imunitário. É aqui que a alimentação desempenha um papel fundamental.

O que é o Sistema Imunitário?

O sistema imunitário ou imunológico não é mais que um conjunto complexo de órgãos, tecidos e células que tem a função de nos proteger contra microrganismos externos, como alguns vírus, bactérias, fungos e outros parasitas. Ao entrarmos em contacto com estes agentes agressores aumentamos a probabilidade de adoecer.

O sistema imunitário funciona como um escudo protetor que nos protege dessas agressões. Quanto mais saudável estiver o nosso sistema imunitário menor a probabilidade de virmos a ficar doentes. Daí a importância de fortalecer o sistema imunitário, recorrendo à alimentação. Ingerindo os alimentos certos, podemos equilibrar ou reforçar o sistema imunitário e dessa forma estamos mais protegidos.

Alimentos que ajudam no reforço do Sistema Imunitário

É recomendado fazer uma alimentação saudável e equilibrada, de modo a fortalecer as nossas defesas e ajudar a prevenir o aparecimento de gripes e constipações. A ingestão correta de nutrientes, vitaminas e minerais é essencial para que nos mantenhamos saudáveis e com mais energia.

Mas é na hora de pensar no reforço do sistema imunitário que devemos dar mais importância ao que estamos a comer. Não é de propósito que a Natureza funciona a nosso favor e se prestarmos atenção, numa ida ao mercado, por exemplo, verificamos que é nesta altura que as bancas se enchem de citrinos, cogumelos, abóboras e legumes de folha verde. Não é por acaso que estes são alimentos característicos dos meses mais frios, pois são ricos em vitamina C e estão cheios de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam as células a manterem-se saudáveis. Daí também a importância de ingerirmos ingredientes sazonais.

Eis alguns exemplos de alimentos que ajudam no reforço do sistema imunitário:

  • Legumes e verduras de cor verde-escura e de cor alaranjada, tais como espinafres, couve, brócolos, abóboras, cenouras, batata doce e beterraba. Para além das suas propriedades antioxidantes, estes alimentos são ricos em fibras e vitamina C.

  • Fruta da época e variada, dando alguma preferência aos citrinos tais como laranjas, tangerinas, toranjas ou clementinas, pois apresentam um teor elevado de vitamina C.

  • Cogumelos, pois são ricos não só em vitaminas do complexo B mas também em antioxidantes como o selénio.

  • Frutos secos e oleaginosas, tais como nozes, castanhas, avelãs ou amêndoas.

  • Leguminosas, cereais integrais e derivados também são sempre uma boa opção.

  • Outros alimentos como o alho, a curcuma ou o açafrão e o gengibre também são grandes aliados no reforço do sistema imunitário. O alho possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Já a curcuma, que pode ser ingerida em pó ou na forma de raiz, para além de ter um grande poder anti-inflamatório apresenta uma excelente capacidade antioxidante.

Outras dicas para fortalecer o Sistema Imunitário

• A par de uma alimentação saudável e variada, convém não esquecer o consumo regular de água ou, em alternativa, a ingestão de infusões quentes à base de ervas e frutos, às quais podemos adicionar mel e limão, ajudando, desta forma, a prevenir o aparecimento de tosse e garganta inflamada.
• Podemos também recorrer à suplementação como reforço do sistema imunitário, mas sempre com acompanhamento e aconselhamento de um profissional de saúde.
• A prática regular de exercício físico também ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Ao praticar exercício estamos a aumentar o número de glóbulos brancos, que por sua vez ajudam a combater as infeções.
• Outros fatores como dormir bem, evitar situações de stresse, quer físico, quer psicológico e apanhar sol também ajudam no reforço do sistema imunitário.

Mas porque a alimentação é a melhor aliada no reforço do sistema imunitário, apresento de seguida uma receita preparada com alguns dos ingredientes que mencionei acima, a curcuma e os cogumelos. A base da receita é a quinoa, um superalimento bastante rico em proteína, que torna esta receita bastante completa e equilibrada. Uma receita simples, perfeita para os dias mais frios e cheia de propriedades antioxidantes.

Quinotto de Curcuma e Cogumelos

Ingredientes (para duas pessoas):
| 300 g de quinoa branca
| 3 c. (sopa) de azeite
| 1 cebola pequena
| 50 ml de vinho branco
| 1 c. (chá) de curcuma em pó
| sal qb
| pimenta qb
| 600 ml de água quente
| 1 c. (sopa) de manteiga
| 50 g de queijo da ilha
| 400 g de mistura de cogumelos (shimeji, marron, paris)
| 1 dente de alho
| 100 g de tomate cherry
| 2 c. (sopa) de polpa de tomate
| tomilho fresco
| 1 c. (chá) de amido de milho

 

Preparação:

1 . Leve um tacho ao lume com 1 c. (sopa) de azeite, junte metade da cebola picada e salteie. Adicione a quinoa, depois de lavada, misture e regue com o vinho branco, mexendo até evaporar. Adicione o açafrão, tempere com sal e adicione 1/3 da água. Deixe cozinhar e vá adicionando mais água à medida que esta evapora, até a quinoa estar cozinhada, mas sem deixar secar.

2 . Adicione a manteiga e o queijo da ilha, envolva e retifique os temperos, se necessário.

3 . Corte os cogumelos em lâminas e/ou quartos. Leve uma frigideira ao lume com 2 c. (sopa) de azeite, aqueça, coloque os cogumelos e salteie durante alguns minutos, mexendo de vez em quando. Retire e reserve.

4 . Leve a mesma frigideira ao lume com 1 c. (sopa) de azeite, a outra metade da cebola picada, o dente de alho picado e salteie. Junte os tomates cherry em metades, a polpa de tomate, uns raminhos de tomilho fresco, tempere com pimenta e deixe cozinhar durante 3-5 minutos.

5 . Adicione os cogumelos e 100 ml de água e deixe apurar um pouco. Dilua o amido de milho em 2c. (sopa) de água fria e adicione à mistura de cogumelos. Envolva e deixe o molho engrossar a gosto.

6 . Sirva a quinoa com a mistura de cogumelos, folhas de tomilho fresco e queijo da ilha ralado.

Agora que já sabe como deve proteger o seu sistema imunitário, não perca mais tempo e inclua na sua alimentação estes alimentos. Tome nota da nossa receita de quinotto de curcuma e cogumelos e bom apetite!

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