Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

Sobremesas em 5 minutos: rápidas, fáceis e deliciosas

9 Outubro, 2019 Célio Cruz

Dicas e Receitas para Preparar Sobremesas em 5 Minutos

Quantas vezes não somos confrontados com um convite de última hora para um jantar na casa dos nossos amigos? Ou aquele telefonema dos pais, no próprio dia, a avisar que vêm jantar lá a casa?! Neste tipo de convites acabamos sempre por ceder e não querendo aparecer de mãos a abanar, assumimos a responsabilidade de levar a sobremesa. Ok, o tempo é pouco e a primeira coisa que nos passa pela cabeça é ir a correr até à primeira pastelaria que encontramos para comprar aquele doce que está exposto na montra há horas. Calma, respirem fundo, tal esforço não é necessário. Dirijam-se tranquilamente à cozinha e disponibilizem 5 minutos da vossa agenda, pois este é o tempo que necessitam para preparar uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa.

Uma Sobremesa em 5 Minutos?! Sim, é Possível!

Se eu vos disser que se podem deliciar com uma bela sobremesa e ainda impressionar os restantes convidados, com pouco esforço, sem perder muito tempo na cozinha e sem aplicar grandes técnicas, podem até duvidar, mas de seguida irei apresentar algumas sugestões de sobremesas rápidas e fáceis. Cinco minutos, sim, apenas 5 minutos, é o tempo que necessitam para executar a receita. E irão precisar também de alguns ingredientes básicos que toda a gente tem em casa, na despensa ou no frigorífico.

Algumas receitas podem demorar mais algum tempo a ficar prontas, é um facto. Ou porque necessitam de ir ao forno ou precisam de um certo tempo de refrigeração no frigorífico. Mas nada de alarmismos. As sobremesas que irei mencionar de seguida têm todas tempos de preparação iguais ou mesmo inferiores a 5 minutos. Podem ser preparadas antes dos convidados chegarem e depois é só usufruir do jantar e conviver com os seus amigos. Ainda não estão convencidos? Então que me dizem a uns deliciosos pêssegos assados com mel e alecrim, servidos com uma generosa bola de gelado de baunilha?! E porque não uma saborosa salada de fruta e moscatel, preparada com a fruta da época? Mas há mais, mousse de lima, sopa fria de morangos, maçã assada com mel e canela, bolo de chocolate na caneca, pudim de chia, tiramisù em copos individuais. Opções não faltam para se deliciarem e surpreenderem os convidados. Agora que já despertei as vossas papilas gustativas, ainda conseguem resistir?!

Ah, e não é só nos jantares de última hora que estas sobremesas têm lugar. Sobremesas rápidas e fáceis, feitas em apenas 5 minutos, são também uma óptima opção para quando bate aquele desejo de comer algo doce a meio da semana. Nessas alturas, nada melhor que usar aqueles ingredientes que têm disponíveis no frigorífico, evitar sujar muita loiça e em poucos minutos saborear algo delicioso, concordam?!

Ora vejam as duas sugestões de receitas de sobremesas em 5 minutos que apresento de seguida e vos vão deixar com água na boca.

Pêssegos Assados com Mel e Alecrim, pronto em 5 minutos!

Ingredientes:

| 4 pêssegos
| 1 raminho de alecrim
| 1 fio de mel + qb para servir
| gelado de baunilha
| nozes pecan

Preparação:

1 . Corte os pêssegos em metades e descarte os caroços. Disponha os pêssegos num tabuleiro de forno, regue-os com um fio de mel e salpique com alecrim picado. Leve os pêssegos a assar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 30 minutos.

2. Retire os pêssegos do forno, deixe que arrefeçam um pouco e sirva com uma generosa bola de gelado de baunilha, nozes pecan picadas e um fio de mel.

Eton Mess de Outono

Ingredientes:

| 2 maçãs
| 2 peras
| 3 c. (sopa) de manteiga
| 4 c. (sopa) de mel ou xarope de Agave
| 2 iogurtes gregos
| 8-10 suspiros
| nozes pecan
Physalis para servir

Preparação:

1 . Descasque e descaroce as maçãs e as peras e corte-as em cubos.

2 . Leve uma frigideira ao lume com a manteiga até derreter e junte de seguida a fruta cortada. Adicione o mel ou Agave e deixe apurar durante uns minutos até a fruta começar a caramelizar.

3 . Numa taça individual ou copo, coloque um suspiro esmagado, 2 ou 3 c. (sopa) de iogurte grego, fruta caramelizada e repita o processo formando várias camadas.

4 . Finalize com iogurte, nozes pecan picadas, suspiro e sirva decorado com physalis. Repita para as restantes taças.

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados