10 Dicas para começar a fazer costura

Bloggers
Alegro Alfragide

Publicado em 29/01/2018

Tudo aquilo que precisa de saber para se iniciar no mundo das linhas e agulhas e começar a costurar!
Se deseja começar a fazer costura porque lhe ofereceram uma máquina de costura no Natal, ou porque está farto de pagar a outros para lhe fazerem as bainhas lá de casa, ou simplesmente porque sente uma curiosidade enorme pelo mundo da costura e deseja ter um hobby onde possa criar peças costuradas por si, então está na hora de colocar “a mão na massa” e aventurar-se nesta arte!

A costura é uma actividade que pode ter uma dupla função: primeiro porque serve para dar asas à sua criatividade, poder criar peças em tecido idealizadas por si irá transmitir-lhe uma sensação útil de orgulho em si próprio e em tudo aquilo que vai ser capaz de fazer; e depois porque pode ser uma actividade de relaxamento, onde todas os minutos e horas que passará na máquina de costura o vão ajudar a abstrair-se do trabalho e/ou dos problemas do dia-a-dia.
Para tudo isto, basta que tenha uma “pitada” de paciência, praticar e muita vontade de aprender e boa disposição!


1) Adquirir uma Máquina de Costura.

Se ainda não tem, deverá adquirir uma máquina de costura. Mas o mercado é muito vasto, são muitas as marcas, qualidades e preços existentes e deve começar por pensar no que quer fazer com a máquina de costura, que projectos deseja criar. É importante que decida se é apenas para fazer as bainhas lá de casa ou arranjar alguma peça de roupa que deixou de servir, ou mais ainda, se pretende começar a fazer peças para si, para oferecer ou até vender. Tem de ser uma máquina que vá satisfazer as suas necessidades, por isso, se aquilo que pretende é dar um uso mais frequente à máquina de costura, aconselho a comprar algo que seja um pouco mais caro, mas que ofereça uma maior resistência e durabilidade, e, acima de tudo, qualidade e garantia. Não se esqueça, às vezes o barato sai caro.


2) Aprender como funciona a Máquina de Costura.

Primeiro, e como digo sempre nos meus workshops de iniciação à costura, é essencial e uma ajuda enorme ler o Manual de Instruções! Eu sei que a maior parte das vezes não temos paciência para os ler, mas, na verdade, no caso das máquinas de costura, os manuais são óptimos para começarmos a ter umas noções de costura básica. Além disso, ensinam-nos como se usam e para que servem os acessórios que as máquinas trazem, que pontos são utilizados e em quê, o tipo de agulha correspondente a cada tecido, etc.. Cada manual é mais ou menos completo, consoante a qualidade da máquina de costura.


3) Procurar um atelier para fazer um curso ou workshop de iniciação à costura.

Se olhou para o manual de instruções e achou aquilo um quebra-cabeças e, apesar de até já ter andado a ver uns vídeos de costura, é daquelas pessoas que aprende mais rápido se tiver alguém ao lado a explicar-lhe, poderá procurar um atelier de costura onde possa aprender a funcionar com a máquina de costura e assim ter um ensinamento mais personalizado sobre todas as funcionalidades e acessórios da máquina de costura, e começar logo a costurar os seus primeiros “metros de tecido”.


4) Encontrar um projecto simples de iniciação à costura.

Depois de já ter a máquina de costura consigo e perceber como ela funciona, deverá idealizar aquilo que quer fazer e/ou encontrar um projecto simples, com o respectivo passo-a-passo para o ajudar a começar. Poderá ser num livro, revistas ou até mesmo no YouTube que se pode inspirar e encontrar um projecto simples para começar a costurar.


5) Escolher e comprar um tecido apropriado para o projecto que deseja fazer.

Agora que já escolheu o projecto que vai fazer precisa da segunda coisa mais importante no mundo da costura – o(s) tecido(s)!
Deverá adquirir o tecido ideal para criar o projecto escolhido, com a textura necessária para a peça ficar mesmo como deseja, o padrão mais bonito para o seu gosto e para tornar a sua peça única. E, não se esqueça, no mundo dos tecidos as possibilidades são infinitas e a escolha do tecido faz toda a diferença no resultado da peça.


6) Lavar e passar a ferro o tecido que comprou.

Antes de começar a costurar o tecido deverá molhá-lo para que ele perca a goma e também porque às vezes, e depende da composição de cada um, os tecidos podem encolher um pouco com as lavagens, o que poderá comprometer a sua peça quando estiver pronta.


7) Reunir o restante material necessário para costurar.

Com a máquina montada e o tecido escolhido, deverá reunir o material de costura necessário que vai usar durante todo o processo, como uma tesoura, alfinetes, linha, caneta de marcar, descosedor, fita métrica, corta-linhas, e, idealmente, um cortador circular de tecido, base de corte e régua para que o seu tecido fique todo bem cortado.


8) Ler ou rever todo o passo a passo antes de passar à “acção”.

Agora que já tem tudo pronto para começar a costurar, aconselho que veja, ou leia, conforme o caso, todo o passo-a-passo mais uma vez para começar a reter todos os passos de costura que vai ter, e para começar a visualizar na cabeça o resultado final da peça.


9) Cortar moldes e preparar todos os cortes.

Nesta fase vai começar a cortar os tecidos, primeiro deve medir bem, e depois marcar com uma caneta ou lápis de tecido onde deve cortar, para nada ficar mais pequeno ou maior do que o molde que está a seguir.


10) Começar a montar e coser!

Com tudo pronto e cortado, só falta mesmo começar a juntar os tecidos e costurar. Siga todos os passos, reveja sempre se os tecidos estão do direito ou do avesso, se estão bem colocados na máquina e entre si, e logo vai terminar de criar a sua primeira, segunda ou terceira peça, costurada exclusivamente por si!

Boas Costuras 😊

Andreia Damas
Loja BOLO DE PANO, Centro Comercial Alegro Alfragide

Tags
  • costura
  • bolo de pano
  • dicas alegro
  • Dicas Costura
  • Costura Alegro Alfragide
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais