6 Boas Razões Para Gostar do Outono

Bloggers
Alegro

Por Sweet Gula

O outono acaba de se instalar e com ele traz um certo desconforto. Sim, os dias são agora mais curtos, as noites são bem mais frias e não tarda estão aí os dias cinzentos e as primeiras chuvas da temporada. As árvores aos poucos vão-se despindo, as folhas mudam de cor e o chão vai adquirindo tons acastanhados e dourados, típicos desta estação.

Mas nem tudo é mau e existem boas razões para fazer desta uma estação especial. Não tarda, estamos a sentir no ar o cheiro das castanhas assadas, temos agora mais tempo para usufruir do conforto das nossas casas, chegou a altura de apreciar uma deliciosa sopa quente, podemos passar mais tempo de qualidade em família a cozinhar refeições reconfortantes e sabe tão bem ouvir a chuva que cai lá fora, enquanto lemos um bom livro e saboreamos uma chávena de chá bem quente, enroscados numa manta. E aos poucos o outono deixa de ser aquela estação enfadonha e acaba por ganhar um certo encanto. Cabe a cada um de nós tirar partido desses momentos especiais e apreciar as coisas boas da vida que o outono tem para nos oferecer. Aproveite mais a sua casa e aprecie o seu conforto, receba mais vezes os amigos para jantar, faça refeições em família, dividindo tarefas.

6 Boas Razões Para Gostar do Outono:

1 – Traga as cores e os sabores do outono para a sua mesa!
Esta é uma estação rica e variada, quer em frutas quer em legumes. Aproveite os sabores do outono e prepare deliciosas e reconfortantes refeições. É tempo de abóboras, de cogumelos, de dióspiros, as deliciosas castanhas, as nozes, as romãs, os marmelos… Aproveite para colocar em prática aquela receita de marmelada que só a avó sabia fazer tão bem e que é do agrado de todos. Prepare uma deliciosa compota de abóbora com especiarias e junte-lhe alguns frutos secos da estação. Traga para a sua cozinha os sabores do outono.

2 – Esta é a estação das sopas. Use e abuse dos legumes do outono!
Nada como chegar a casa, no final de um dia de trabalho e poder saborear uma deliciosa sopa, bem quentinha e nutritiva. Com a chegada do outono, toda uma nova variedade de legumes sai da terra para as nossas mesas. Vamos aproveitar os espinafres, as nabiças, as abóboras e os cogumelos. Mais ou menos cremosas, com mais ou menos ingredientes, o importante é as sopas aquecerem o corpo e confortarem a alma.

3 – Aproveite para encher o frasco das bolachas!
Com os dias frios a convidar para ficar em casa, porque não aproveitar os tempos livres do fim-de-semana, ligar o forno e fazer aquela receita de bolachas que queria experimentar há tanto tempo?! Partilhe esses momentos com as crianças, elas vão gostar e irão agradecer-lhe por terem bolachas caseiras para degustar nos lanches da escola. Encha o frasco das bolachas e saboreie com uma chávena de chá ou outra bebida quente.

4 – Os dias estão mais curtos. Aproveite mais a noite!
Aqueles dias compridos e luminosos de verão chegaram ao fim. Agora a noite cai mais cedo, mas isso não é motivo para desanimar. Aproveite para passar os serões de fim-de-semana a ver filmes ou a jogar com os miúdos, convide mais vezes os amigos para jantar e desfrute de algum tempo de qualidade com aqueles que mais gosta à volta da mesa. Partilhe refeições deliciosas, muitas conversas e gargalhadas.

5 – As noites estão mais frias. Aproveite o conforto da sua casa!
Com as noites agora mais frias e as primeiras chuvas da estação já apetece acender a lareira. Aproveite para assar umas castanhas e acompanhe com um copo de um bom vinho. Partilhe com os amigos esses momentos reconfortantes.

6 – Está a chover lá fora. Aproveite para passear!
O tempo agora mais instável torna os dias mais cinzentos e chuvosos. Isso não será um problema, saia para a rua e sinta o cheiro da terra molhada. Aproveite para dar um passeio e pise as folhas das árvores. Vista uma gabardine, calce as galochas e experimente dar um passeio à beira mar enquanto chove. Acredite, isso pode ser muito libertador.

Tal como as árvores se despem e deixam partir as suas folhas agora velhas, deixe para trás as suas preocupações, viva intensamente cada dia e tire o máximo partido de cada momento. Rodeie-se da família e dos amigos, convide-os para jantar e prepare uma saborosa refeição com os sabores do outono. Para sobremesa, surpreenda-os com uns deliciosos cupcakes de abóbora e especiarias!

Cupcakes Merengados de Abóbora e Especiarias

Ingredientes: (para cerca de 16 cupcakes)
| 200 g de farinha s/ fermento
| 250 g de açúcar amarelo
| ½ c. (chá) de bicarbonato de sódio
| 1 c. (chá) de fermento em pó
| 1 pitada de sal
| 2 c. (chá) de canela em pó
| ¼ c. (chá) de noz-moscada
| ½ c. (chá) de gengibre em pó
| 2 ovos
| 250 g de abóbora em puré
| 100 ml de óleo de coco
| 1 iogurte grego natural
| 1 c. (chá) de essência de baunilha
{para a cobertura}
| 2 claras de ovo
| 150 g de açúcar em pó
| canela em pó

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento, o sal e as especiarias.
Na taça de uma batedeira coloque os ovos, o puré de abóbora, o óleo de coco, o iogurte, a baunilha e bata alguns minutos até obter uma mistura lisa e os ingredientes estarem bem ligados.
Aos poucos junte a mistura de ingredientes secos à de ingredientes húmidos e envolva com uma espátula até obter uma massa homogénea.
Distribua a massa em forminhas de papel, previamente colocadas numa forma de queques e leve ao forno durante 18-20 minutos.
Retire do forno e deixe os cupcakes arrefecerem numa grelha.
Prepare a cobertura, batendo as claras em castelo até formarem picos suaves. Adicione o açúcar em pó e bata durante alguns minutos, até obter um merengue liso e brilhante.
Decore o topo dos cupcakes com o merengue, usando um saco de pasteleiro e queime ligeiramente com um maçarico.
Polvilhe com canela em pó e sirva.

Por Célio Cruz, autor do Blog Sweet Gula 

 

Tags
  • 2016
  • sweet gula
  • bloggers
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais