Ver todos os artigos Let´s Talk

Tecnologia

Cozinha Inteligente: 5 Novidades Para Se Tornar Um Às da Cozinha

29 Março, 2018 Mariza Figueiredo

Cozinha Inteligente: 5 Novidades Para Se Tornar Um Às da Cozinha
Não sabe, não gosta ou tem pouco talento para cozinhar? Com estes equipamentos isso vai mudar. São produtos e conceitos que irão transformar a cozinha realmente em cozinha inteligente e, melhor do que isso, irão praticamente dar superpoderes a quem os usar.
Foram apresentados recentemente e não tarda nada estarão disponíveis no mercado. São eletrodomésticos inteligentes que farão toda a diferença. Hoje ou mesmo num futuro próximo. Podemos dizer que há duas tendências importantes no momento: a ausência de fios e/ou o comando de voz através do Assistente Google (‘Ok Google’) ainda não muito popular por aqui (por enquanto). E, claro, o apoio de uma aplicação para monitorizar à distância o que está a ser preparado.

Pode ser que alguns destes equipamentos não sejam acessíveis a todos, mas os telemóveis também não o eram. Portanto, é apenas uma questão de tempo até a tecnologia na cozinha atingir um novo patamar. Mas vamos a eles!

 

1. Uma cozinha inteligente é uma cozinha sem fios

É o meu sonho de consumo. Não gosto de fios e, podendo, gostava de os fazer desaparecer da minha vista de vez. Esta cozinha foi concebida pela empresa norte-americana Urbaneer em conjunto com o Wireless Power Consortium, uma organização que reúne marcas das mais diversas dimensões comprometidas com o desenvolvimento da tecnologia de carregamento sem fios Qi.
Esta é sem dúvida a cozinha do futuro, onde os eletrodomésticos inteligentes comunicam entre si e onde as bancadas são capazes de carregar qualquer destes equipamentos. É uma cozinha inteligente e extremamente prática, e um primeiro passo para inspirar fabricantes em todo o mundo.

 

2. Um eletrodoméstico inteligente para seguir as receitas na perfeição

Tasty One Top
Impossível errar com esta placa de indução. Criada pelos mesmos responsáveis pela app Tasty e pelas diversas receitas que vemos partilhadas nas redes sociais, alia a capacidade de manter uma temperatura constante com a possibilidade de associar as receitas da app com o equipamento. Desta forma, a aplicação dá as indicações passo-a-passo da receita e a placa (com o seu termómetro) se encarrega da temperatura e dos timings. Sucesso garantido!
Permite usar a técnica que de ‘sous vide’ que está na moda, mas também fritar, assar, selar, cozer em lume brando, escalfar, refogar ou simplesmente manter a comida aquecida. E o preço é bastante acessível.

 

3. Adeus desperdícios! Olá, cozinha inteligente!

Ovie
Um pequeno dispositivo para que a comida que guardamos no frigorífico não fique esquecida e se estrague. O princípio é simples. É uma espécie de etiqueta inteligente iluminada. Um botão inteligente que prendemos à embalagem da comida (crua ou preparada) e que apresenta uma luz verde, amarela ou vermelha consoante o seu estado.
Como funciona? Ao pormos o botão na embalagem, dizemos ao Assistente Google ou à Alexa (assistente Amazon) o que é. O assistente transmite à base de dados do Ovie, que conta com uma extensa lista de produtos com os respetivos tempos de vida. Quem não tem acesso a estes assistentes, pode utilizar a aplicação do produto para identificar o alimento. A partir daí, o Ovie trata de tudo.
O utilizador pode orientar-se pelas cores das luzes ou também pode receber alertas para consumir os alimentos enquanto ainda há tempo.

 

4. Um acessório de cozinha inteligente que nunca falha o ponto.

Meater
Tem medo de não acertar o ponto da carne? A tecnologia na cozinha resolve o problema com este pequeno eletrodoméstico inteligente. Termómetros de carne já existem há muito tempo, mas nenhum como este. Basta pôr a carne (com o Meater no interior) no forno e esperar. Para verificar como está, não é preciso abrir o forno, basta consultar a app. Ou melhor, deixe que a aplicação avise quando a carne estiver pronta. Preserva a temperatura dentro do forno, poupa tempo e dores de cabeça. O Meater funciona através de Bluetooth, Wi-Fi ou Cloud.

 

5. Use a voz para cozinhar, fale com os seus eletrodomésticos inteligentes

Gourmia GMK9000
Um robô de cozinha mais que inteligente. Coze, salteia, coze no vapor, moe, tritura e muito mais. É um eletrodoméstico inteligente que substitui diversos equipamentos de cozinha. E não é só isso. Possui um ecrã touch onde se pode seguir receitas pré-instaladas ou as nossas próprias receitas.
Mas o que realmente difere o Gourmia GMK9000 do que já podemos encontrar no mercado é poder ser associado ao Assistente Google. Isso permite dar comandos de voz ao robô de cozinha, como também obter através do seu ecrã informações sobre o tempo, notícias ou outras funções disponibilizadas pelo serviço Google.
Mariza Figueiredo

Mariza Figueiredo

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados