Ver todos os artigos agenda
14
Qui Mai
2020

Clube de Costura

Clube Costura - DIY Calções Coloridos

Publicado a 14 Maio, 2020
Clube Costura - DIY Calções Coloridos

PASSO A PASSO, APRENDEMOS A PERSONALIZAR A NOSSA ROUPA

E do velho se fez novo. ? Numa altura em que a sustentabilidade está no topo das prioridades de todos nós, vamos descobrir como podemos dar uma nova vida (e novas cores) a uma peça de roupa antiga. A Andreia Damas, da retrosaria Bolo de Pano, ensina-nos passo a passo a personalizar uns calções de ganga, com uma técnica 100% à mão que podemos adaptar a tudo.

Antes de começarmos mais uma sessão digital do Clube de Costura, precisamos de reunir alguns materiais:

  • Calções de ganga (ou outras peças)

  • Rendas

  • Linhas de algodão

  • Tesoura

  • Agulha

E que tal darmos uma vista de olhos primeiro?

1.º Passo: Enfeitar os bolsos da frente

Começamos pelos bolsos, com uma linha com um nó na ponta. O primeiro passo é passar o fio, fazendo um efeito de debrum. Para esse fim, é necessário dar os pontos muito próximos e curtos. No final, rematar na parte de trás com um nó duplo, cortando o excedente.

Repetimos o processo com uma linha de cor diferente, sobrepondo ao nosso gosto, sempre de dentro para fora. O mesmo para o bolso do outro lado. A ideia é que fique um efeito de debrum personalizado nos dois bolsos.

2.º Passo: Enfeitar os bolsos de trás

Já na parte de trás dos calções, vamos fazer várias linhas descontínuas na vertical, com ponto de alinhavonuma linha com cor à nossa escolha. Trocamos a cor da linha e repetimos o ponto, desta vez na horizontal de modo a ficarmos com uma quadrícula no final.  Repetimos para o outro bolso traseiro, usando as nossas cores favoritas.  

3.º Passo: Aplicar as rendas

Para terminar a personalização dos calções de ganga antigos, vamos aplicar as rendas coloridas no rebordo dos bolsos de trás. Fazemos uma pequena dobra para dentro no início da renda, de mordo a que não fique para fora.

Depois, aplicamos a renda com pontos a direito muito pequenos, de preferência com uma linha normal da mesma cor, de modo a disfarçar a costura. No final, rematamos novamente com a bainha para dentro e repetimos os passos para o outro bolso com uma renda de cor diferente.

O resultado? Calções renovados e prontos a usar em três passos simples. Sem máquina de costura, tudo feito à mão com toda a imaginação.