Ver todos os artigos Let´s Talk

Tecnologia

Cozinha Inteligente: 5 Novidades Para Se Tornar Um Às da Cozinha

29 Março, 2018 Mariza Figueiredo

Não sabe, não gosta ou tem pouco talento para cozinhar? Com estes equipamentos isso vai mudar. São produtos e conceitos que irão transformar a cozinha realmente em cozinha inteligente e, melhor do que isso, irão praticamente dar superpoderes a quem os usar.
Foram apresentados recentemente e não tarda nada estarão disponíveis no mercado. São eletrodomésticos inteligentes que farão toda a diferença. Hoje ou mesmo num futuro próximo. Podemos dizer que há duas tendências importantes no momento: a ausência de fios e/ou o comando de voz através do Assistente Google (‘Ok Google’) ainda não muito popular por aqui (por enquanto). E, claro, o apoio de uma aplicação para monitorizar à distância o que está a ser preparado.

Pode ser que alguns destes equipamentos não sejam acessíveis a todos, mas os telemóveis também não o eram. Portanto, é apenas uma questão de tempo até a tecnologia na cozinha atingir um novo patamar. Mas vamos a eles!

 

1. Uma cozinha inteligente é uma cozinha sem fios

É o meu sonho de consumo. Não gosto de fios e, podendo, gostava de os fazer desaparecer da minha vista de vez. Esta cozinha foi concebida pela empresa norte-americana Urbaneer em conjunto com o Wireless Power Consortium, uma organização que reúne marcas das mais diversas dimensões comprometidas com o desenvolvimento da tecnologia de carregamento sem fios Qi.
Esta é sem dúvida a cozinha do futuro, onde os eletrodomésticos inteligentes comunicam entre si e onde as bancadas são capazes de carregar qualquer destes equipamentos. É uma cozinha inteligente e extremamente prática, e um primeiro passo para inspirar fabricantes em todo o mundo.

 

2. Um eletrodoméstico inteligente para seguir as receitas na perfeição

Tasty One Top
Impossível errar com esta placa de indução. Criada pelos mesmos responsáveis pela app Tasty e pelas diversas receitas que vemos partilhadas nas redes sociais, alia a capacidade de manter uma temperatura constante com a possibilidade de associar as receitas da app com o equipamento. Desta forma, a aplicação dá as indicações passo-a-passo da receita e a placa (com o seu termómetro) se encarrega da temperatura e dos timings. Sucesso garantido!
Permite usar a técnica que de ‘sous vide’ que está na moda, mas também fritar, assar, selar, cozer em lume brando, escalfar, refogar ou simplesmente manter a comida aquecida. E o preço é bastante acessível.

 

3. Adeus desperdícios! Olá, cozinha inteligente!

Ovie
Um pequeno dispositivo para que a comida que guardamos no frigorífico não fique esquecida e se estrague. O princípio é simples. É uma espécie de etiqueta inteligente iluminada. Um botão inteligente que prendemos à embalagem da comida (crua ou preparada) e que apresenta uma luz verde, amarela ou vermelha consoante o seu estado.
Como funciona? Ao pormos o botão na embalagem, dizemos ao Assistente Google ou à Alexa (assistente Amazon) o que é. O assistente transmite à base de dados do Ovie, que conta com uma extensa lista de produtos com os respetivos tempos de vida. Quem não tem acesso a estes assistentes, pode utilizar a aplicação do produto para identificar o alimento. A partir daí, o Ovie trata de tudo.
O utilizador pode orientar-se pelas cores das luzes ou também pode receber alertas para consumir os alimentos enquanto ainda há tempo.

 

4. Um acessório de cozinha inteligente que nunca falha o ponto.

Meater
Tem medo de não acertar o ponto da carne? A tecnologia na cozinha resolve o problema com este pequeno eletrodoméstico inteligente. Termómetros de carne já existem há muito tempo, mas nenhum como este. Basta pôr a carne (com o Meater no interior) no forno e esperar. Para verificar como está, não é preciso abrir o forno, basta consultar a app. Ou melhor, deixe que a aplicação avise quando a carne estiver pronta. Preserva a temperatura dentro do forno, poupa tempo e dores de cabeça. O Meater funciona através de Bluetooth, Wi-Fi ou Cloud.

 

5. Use a voz para cozinhar, fale com os seus eletrodomésticos inteligentes

Gourmia GMK9000
Um robô de cozinha mais que inteligente. Coze, salteia, coze no vapor, moe, tritura e muito mais. É um eletrodoméstico inteligente que substitui diversos equipamentos de cozinha. E não é só isso. Possui um ecrã touch onde se pode seguir receitas pré-instaladas ou as nossas próprias receitas.
Mas o que realmente difere o Gourmia GMK9000 do que já podemos encontrar no mercado é poder ser associado ao Assistente Google. Isso permite dar comandos de voz ao robô de cozinha, como também obter através do seu ecrã informações sobre o tempo, notícias ou outras funções disponibilizadas pelo serviço Google.
Mariza Figueiredo

Mariza Figueiredo

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados