Ver todos os artigos Let´s Talk

Maquilhagem e Beleza

Como Escolher a Base Certa e o Melhor Corretor de Olheiras

17 Setembro, 2018 Marta Alves

Escolher a base e o corretor parece uma tarefa difícil, ou melhor quase impossível, quem nunca escolheu uma base que acabou por colocar de lado porque realmente a cor não tinha nada a ver com o tom da pele? Quem nunca comprou um corretor que ao olhar ao espelho conseguia ver uma espécie de flash à volta dos olhos de tão claro que ficou? Enfim, acontece, mas a partir de hoje isso vai mudar, dou-vos algumas dicas preciosas para nunca mais errarem na escolha da base e do corretor!

Como devo escolher a base certa?

Uma base de maquilhagem deve ser sempre, quando digo sempre é mesmo sempre, experimentada na pele, de preferência na linha do maxilar para conseguirem ter o equilíbrio perfeito entre o tom do rosto, do pescoço e do peito. Depois de experimentarem nessa zona e terem encontrado o tom que vos parece o ideal apliquem no rosto todo para terem a certeza e não haver margem para erro.

Habitualmente os tons de base dividem-se em subtons mais amarelados ou mais rosados, este é outro aspeto de devem ter em conta e que vos ajuda na hora da escolha a encontrar a base certa. Se a vossa pele vos parece mais amarela então devem escolher uma base com fundo amarelado, se vos parecer mais rosada então uma base de fundo rosa. Por outro lado, se tiverem rosácea, apesar de o rosto ter um aspeto mais avermelhado nas bochechas não quer dizer que a escolha da base deva ser rosada, mas sim amarelada para neutralizar um pouco.

Tipos de bases?

No mercado estão disponíveis várias opções de bases, as liquidas, em pó, em stick e até mesmo o BB cream ou CC cream. Aqui também a escolha deve ser adequada às necessidades e gostos de cada pessoa, assim como ao acabamento pretendido.

As bases liquidas podem ser de cobertura leve media ou alta, com acabamento luminoso ou mate. Devem escolher adequando o efeito à necessidade da vossa pele. Por exemplo as bases mais luminosas funcionam habitualmente melhor em peles mais secas porque necessitam de um glow que habitualmente não têm. Por outro lado, uma pele oleosa só conseguirá manter ao longo do dia uma base que seja de média ou alta cobertura e de preferência mate.

As bases em pó são boas para peles oleosas ajudam a tirar o aspeto brilhante que a pele tende a ter ao longo do dia e podem funcionar como um complemento às liquidas para ajudar a fixá-las mais.

Já o BB cream e o CC cream, são indicados para quem gosta de uma cobertura muito discreta e um efeito muito natural. Confundem-se com uma pele desmaquilhada e associam a maquilhagem ao tratamento, muitos destes produtos têm funções de hidratação, proteção solar ou correção e luminosidade associados. Tendem a durar menos aplicados na pele, funcionam bem na minha opinião para uma pele que não necessita de grandes correções ou como um produto complementar para substituir a base durante o Verão, fim de semana e períodos em que não queremos utilizar muita maquilhagem.

Com o passar da idade, a pele tende a vincar com a utilização de bases muito pesadas, devendo sempre optar por uma mais leve, mais fina e luminosa, corrigindo pontualmente as zonas do rosto que precisem de mais cobertura com um corretor.

Onde encontrar bases de maquilhagem?

Conseguem encontrar uma vasta seleção de bases tanto na Perfumes & Companhia, onde encontram para peles secas por exemplo a Teint Miracle da Lancôme ou a Touche Eclat da YSL como na Sephora, onde para peles mais oleosas encontram a All Nighter da Urban Decay ou a Double Wear da Estee Lauder, no Jumbo, onde quem procura uma base luminosa pode optar pela Accord Parfait da L’oréal, na Pluricosmética onde está disponível a base em stick da L’oréal Paris para obter uma boa cobertura ou na The Body Shop o BB cream à base de Tea Tree para quem tem imperfeições mas pretende cobertura leve e acabamento mate.

Como escolher o corretor de olheiras ideal?

O corretor deve ter o tom mais semelhante possível ao da pele, podendo ser até 1 tom mais claro para dar luminosidade, contudo escolher um corretor de olheiras muito mais claro com a ideia que irá corrigir melhor e tirar o aspeto cansado não será a opção acertada, esqueçam, o que acontecerá é uma mancha clara à volta do olho que se nota e não é isso que queremos, quanto mais natural a pele parecer melhor.

Devem aplicar o corretor na zona da olheira e experimentá-lo para ver se este se adequa ao vosso tom. Podem aplicar este produto com pincel ou esbatendo com o dedo anelar.

Tipos de corretores de olheiras

Assim como as bases assumem várias formas também os corretores assim funcionam, têm os corretores líquidos tradicionais que habitualmente aliam boa cobertura a fluidez, os em pote que são mais densos e por isso corrigem mais, os em stick que habitualmente também são um bocadinho mais espessos e para correções que precisem de maior foco, os neutralizadores para aplicar antes do corretor e os iluminadores.

Para além dos corretores do tom da vossa pele encontram no mercado também corretores com outras cores, complementares, como o laranja, rosa, verde, amarelo etc. Estes ajudam a neutralizar o tom da olheira ou descolorações no rosto de modo a conseguirem uma correção mais efetiva e não terem de fazer uma camada demasiado densa no contorno ocular. O ideal é o equilíbrio!

Existe ainda mais um produto superinteressante para as olheiras, os iluminadores. Muitas vezes esta zona precisa de luz por ter uma área côncava, podemos aplicar um pouco do produto em pontos estratégicos de forma a criar uma ilusão ótica de que esse desnível não é evidente. Utilizar corretor não inviabiliza utilizar também o iluminador, são produtos distintos e que se complementam.

Onde comprar corretor de olheiras?

Conseguem encontrar tanto na Perfumes & Companhia como na Sephora o Touche eclat uma caneta iluminadora. Na Sephora o Naked Skin que oferece boa cobertura com acabamento natural ou no Jumbo e Pluricosmética o Fit Me da Maybelline que corrige em exageros e ajuda quem não tem pratica em aplicar corretores.

A partir de agora não há desculpas!! Com estas dicas de certeza que não vão falhar, vão com toda a certeza escolher a base e corretor certos para vocês!

Onde encontrar estas lojas nos centros comerciais Alegro

 

Alegro Alfragide

Alegro Castelo Branco

Alegro Setúbal

With love,

The pink lemonade

Artigos Relacionados