Ver todos os artigos Let´s Talk

Maquilhagem e Beleza

Maquilhagem de Olhos: A Makeup do Momento

15 Outubro, 2020 Marta Alves

Maquilhagem de Olhos: A Makeup do Momento

O destaque da nossa maquilhagem deve ter como foco os olhos. Com a utilização obrigatória da máscara, todo o rosto fica coberto à exceção do olhar. Iremos neste artigo explorar algumas técnicas e produtos que ajudam a dar um brilho e expressão diferente a esta zona que transparece a nossa identidade.

Hidratação Para O Contorno Ocular

É super importante para além de nos maquilharmos, cuidarmos também da pele. Sou muito cansativa e insistente com este tema, mas a verdade é que se não tivermos uma pele bonita o resultado da nossa maquilhagem, e também da maquilhagem de olhos, dificilmente será o que idealizamos. Não é com maquilhagem que vamos resolver linhas de desidratação nem pele a escamar, a maquilhagem pode sim ajudar a dar luminosidade, cobertura, que funciona a nível de manchas e imperfeições de coloração, não a nível de textura da pele. É raro alguma cliente passar pelas minhas mãos que não saia com uma rotina de skincare completa e uma espécie de “brain wash” de como este passo é importante.

É na zona do contorno ocular que habitualmente notamos mais os traços da idade, a pele é bastante mais fina nesta zona do que no resto do rosto e por isso devemos ter cremes especiais. Para dia gosto de cremes fluidos que hidratem e ajudem também um pouco nas olheirasquem não tem olheiras? Não conheço ninguém em idade adulta, com a vida atribulada que temos, que não tenha uma pontinha de olheiras mesmo depois de uma noite bem dormida. Para a noite, podemos apostar em algo mais forte para trabalhar já a nível das rugas.

Sugestão: Creme para dia All About Eyes da Clinique. Creme de noite Advanced Night Repair eye Concentrate.  Encontram-se à Venda na Perfumes & Companhia e na Sephora.

Preparação Da Pálpebra Na Maquilhagem

Quando passamos para o departamento da maquilhagem dos olhos um dos passos fundamentais, que muitas de nós saltamos erradamente, é a preparação da pálpebra. Com o contacto entre a pálpebra fixa e a pálpebra móvel esta é uma zona onde por vezes acabamos por ficar com mais oleosidade devido à temperatura. Se maquilharmos diretamente na pele muito possivelmente ao longo do dia ficaremos com um borrão em vez de uma maquilhagem e mesmo os produtos de longa duração não terão a durabilidade que desejamos e que prometem. Devemos assim preparar a pálpebra para a maquilhagem nos olhos:

  • Começamos por aplicar um pouco de base ou corretor, ajuda também a neutralizar um pouco as veias que se notam nesta zona devido à fina espessura da pele.

  • Em seguida para secar o que acabámos de colocar, basta passarmos um pouco de pó, solto ou compacto com um pincel.

  • Se quisermos uma maior durabilidade podemos apostar ainda num primer de sombras, agora sim estamos prontos para dar cor!!!


Sugestão: Corrector Radiant Creamy Concelar Nars à venda na Sephora. Pó solto Givenchy Prisme Libre à venda na Perfumes & Companhia e Sephora.

Dar forma Ao Nosso Olhar

É tão importante darmos forma aos nossos olhos, por vezes esquecemo-nos e focamo-nos apenas nas sombras. Gosto de começar a maquilhagem dos olhos por fazer um eyeliner com lápis e com a ajuda de um pincel para ficar bem rasgado. A escolha deste lápis depende do efeito pretendido, para algo mais esfumado talvez um Kohl, para algo mais definido e duradouro um lápis waterproof.

Sugestão: Tattoo liner da Maybelline à venda na Pluricosmética

As Sombras Perfeitas

As sombras são um mundo, podem ser luminosas, mate ou, com brilho. Dependem do gosto de cada um. Podemos começar por esfumar um tom mais mate e escuro junto ao risco que fizemos com o lápis anteriormente. Em seguida coordenar com uma sombra média para marcar o côncavo. Terminamos com a sombra mais clara na pálpebra móvel, esta pode ser brilhante ou mate.

Sugestão: Paleta de Sombras Mini Gold Natasha Denona à venda na Sephora. 

Eyeliner

Pessoalmente gosto de definir mais ainda o olho com um eyeliner, pode ser castanho, preto ou de algum tom que combine com as sombras que estão a usar. eyeliner não precisa de ser espesso, pode ser fino de forma a prolongar mais o olho e dar dimensão.

Sugestão: Eyeliner Epic Ink da Nyx à venda na Perfumes & Companhia

Pestanas Para Que Te Quero?

Para tornar o olhar ainda mais intenso claroooooo!!! Faz tanta diferença umas pestanas bem trabalhadas, longas e volumosas. Basta escolhermos uma máscara que tenha o efeito que gostamos e aplicamos bem na raiz puxando até à ponta. Se quisermos mais volume podemos aplicar uma, duas, três camadas até obtermos o efeito desejado. Para arraso total usar pestanas individuais postiças apenas nos cantos.

Sugestão: AIR Volume Mega Mascara Lóréal à venda na Pluricosmética e na Perfumes e Companhia. Pestanas Ardell Na Pluricosmetica

Sobrancelhas Definidas

As sobrancelhas emolduram o rosto - costuma-se de dizer e é completamente verdade, basta pensarmos que ao longo dos anos as sobrancelhas têm sofrido alterações a nível de estilo e definição e com estas alterações também o nosso rosto muda alterado. Lembremo-nos dos anos 50 com sobrancelhas extremamente arqueadas e femininas em contraste com as sobrancelhas por exemplo dos anos 20 que quase apagavam expressão do rosto de tão finas que eram.

Para definir a sobrancelha podemos usar um lápis, uma caneta ou até mesmo um gel. Basta pentearmos e em seguida seguirmos a linha natural das nossas sobrancelhas preenchendo e dando um pouco mais de estrutura. Por fim, gosto de voltar a escovar para que fiquem no sítio e fixar com um gel. Assim garantimos que não existem fugas indesejadas ao longo do dia.

Sugestão: Precisely, My Brown e Gimme Brow Benefit à venda na Sephora

Dica Essencial: Desmaquilhar

Este passo é fundamental, limpar a pele à noite e retirar bem a maquilhagem, quer do rosto, quer dos olhos é super importante para mantermos a pele cuidada. Durante a noite a pele irá regenerar e precisamos que esteja limpa e de preferência hidratada com um produto adequado.

Para desmaquilharmos a pele à noite tenho algumas sugestões:,

  • Para o rosto podemos usar uma água micelar, embebemos um algodão no produto e vamos passando suavemente pelo rosto.

  • Para retirar a maquilhagem dos olhos é conveniente que seja um desmaquilhante bifásico. - Torna o processo mais rápido, efetivo e não danifica as pestanas.


Sugestão: Take the day Off Lashes and lips da Clinique à venda na Perfumes & Companhia e Sephora. Água Micelar Mineral da Vichy à venda nas farmácias e Parafarmácias.
Temos assim um guia de A a Z, desde a hidratação até ao último passo para quando vamos desmaquilhar, com todas as dicas e sugestões de como valorizarmos os nossos olhos apostando numa maquilhagem de olhos que seja destacado.

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados