Centros Comerciais Alegro Política Ambiental

Todos os Centros Comerciais Alegro têm certificação ambiental de acordo com a norma ISO 14001:2015. O que significa que somos responsáveis por uma série de iniciativas que refletem a nossa preocupação com o ambiente. E porque esta missão depende de todos nós, partilhamos consigo algumas das medidas que fazem do Alegro Alfragide, Alegro Castelo Branco e Alegro Setúbal, centros comerciais amigos do ambiente.

Energia

O consumo energético é um aspeto ambiental significativo para os centros Alegro, que controlamos/gerimos diariamente através do nosso sistema de Gestão Técnica Centralizada. Foi assim que conseguimos uma redução de 19% do consumo de eletricidade entre 2015 e 2017, uma tendência que se mantém de ano para ano.

Entre as medidas de poupança energética, destacamos as mais recentes:

  • Gestão do sistema de Climatização, adaptado às necessidades térmicas do edifício;

  • Otimização da iluminação noturna e das rotinas dos centros para as limpezas diárias;

  • Controlo da iluminação exterior e da fachada, respeitando a luminosidade exterior;

  • Substituição da iluminação tradicional por Leds nas zonas comuns e parque de estacionamento;

  • Aproveitamento do sistema free-cooling, para garantir uma temperatura ambiente confortável.


Podemos dizer que, em 2017, 39% da eletricidade produzida pelo nosso fornecedor de energia teve origem em fontes renováveis. (hídrica, fotovoltaica, eólica)

Água

É impossível falar de ambiente sem falar de poupança de água. Esta é uma preocupação diária, que nos leva a um trabalho diária de gestão e controlo. Fique a conhecer algumas das medidas que implementamos nos centros comerciais Alegro.

  • Gestão do sistema de rega. Por exemplo: em Alfragide e em Setúbal temos um depósito para o aproveitamento da água da chuva, enquanto em Castelo Branco recorremos a água de furo;

  • Limpeza dos parques com recurso a água da chuva aproveitada;

  • Verificação diária das torneiras, lavatórios, tubagens, contadores, para garantir que não há fugas;

  • Instalação de contadores por zonas de consumo, que nos permitem ser mais eficazes no controlo.

Gestão de resíduos

Preocupamo-nos com os resíduos e, tentamos apostar na sua valorização ou reciclagem. Como em outro eixos, a gestão de resíduos exige uma atenção diária. Para nos ajudar nesta missão, existem infraestruturas de apoio nos centros comerciais:

  • Cais de armazenagem para a triagem dos diferentes tipos de resíduos, incluindo um compactador de cartão/papel e RSU-Resíduos Sólidos Urbanos;

  • Ecopontos na restauração para a separação dos resíduos: embalagens, cartão, restos orgânicos e indiferenciados;

  • Papeleiras “ecoponto” para recolha seletiva de resíduos dentro dos centros;

  • Inspeções diárias dos resíduos depositados de modo a melhorar a separação dos mesmos;

  • Ações de sensibilização junto de lojistas e prestadores de serviços.

Orgulhamo-nos de poder afirmar que os resíduos indiferenciados em Setúbal e Alfragide são encaminhados para triagem e posteriormente transformados em combustível (CDR – Combustível Derivado de Resíduos) em parceria com os operadores dos respetivos Centros. É que há materiais que, não sendo valorizados podem sempre ser reciclados.
Faltam os números, não é? Pois bem, em 2017 conseguimos chegar aos 62% na valorização dos resíduos. No mesmo ano, a taxa de resíduos reciclados foi de 90%, incluindo CDR.
Os resíduos orgânicos oriundos dos centros são reencaminhados para compostagem e transformados, por exemplo em adubos. A máxima nada se perde, tudo se transforma, aplicada ao ambiente.

Electrões, Ecopontas e Papachicletes

Agora que já conhece algumas das nossas responsabilidades, é altura de lembrar que sem a sua ajuda os nossos centros comerciais não seriam tão verdes. Temos uma equipa de “devoradores” de resíduos com apetites muitos específicos que pode alimentar enquanto salva o ambiente. Passemos às apresentações:

  • Electrão, também conhecido como o maior comilão de eletrodomésticos.


Os centros comerciais Alegro fazem parte da rede Electrão com pontos de recolha nos quais pode deixar equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas usadas.
Desde junho de 2011, entre todos os nossos pontos de recolha Electrão, já recolhemos mais de 200 toneladas de eletrodomésticos para reciclar. Se assumirmos que um elefante médio pesa cerca de 5 toneladas, isto significa que, ao todo, os centros Alegro em Alfragide, Castelo Branco e Setúbal remeteram eletrodomésticos com o peso equivalente ao de 40 elefantes.

Verifique aqui as recolhas do seu centro:

  • Alfragide = 161.791 toneladas

  • Castelo Branco = 25.506 toneladas

  • Setúbal = 14.444 toneladas

  • TOTAL: 201.742 toneladas

  • Ecopontas e Papachicletes, funcionam como uma equipa de “devoradores” ao serviço de fumadores e mastigadores. No fundo, são suporte de recolha de resíduos com tanto de específico como de original.


Os Ecopontas são sítio certo para depositar beatas de cigarro e ainda lhe fazem perguntas. É que a cada ranhura para inserir a beata está associada uma resposta - sim ou não? Por seu lado, o Papachicletes prefere, como o nome indica, que deposite ali as suas pastilhas elásticas. Grande parte do sucesso está no design inspirado no famoso jogo Pacman.
Os resíduos recolhidos são submetidos a um processo de reciclagem que vai dar uma nova vida a beatas e pastilhas, como novos formatos de plástico ou papel. Um exemplo de inovação e criatividade de uma start up 100% portuguesa.

Trabalhamos Diariamente Para Proteger o Ambiente

Às vezes, bastam pequenos detalhes para fazer grandes mudanças. Na sua próxima visita ao Alegro, esteja atento aos corredores, aos tetos, às zonas verdes, onde vai encontrar pistas do nosso trabalho de proteção ambiente. Aqui ficam iniciativas que temos em alguns dos Alegros:

  • No Alegro Alfragide e Setúbal temos plantas naturais, contamos com a ajuda do Horto do Campo Grande para garantir que não lhes falta nada;

  • Lâmpadas. Reduzimos muito o consumo energético ao substituirmos as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. Parques de estacionamento, casas de banho, restauração, mupis, não deixámos escapar uma lâmpada.

  • Escadas rolantes. Já reparou que as escadas rolantes reduzem a velocidade quando não estão a ser utilizadas? Assim se poupa energia.

  • Temos um sistema de rega noturno, que recupera as águas das chuvas, reduzindo o uso de água potável.

Comunicar, Cumprir, Melhorar As Nossas Politicas Ambientais

Da nossa parte, sabemos que de nada servem as políticas ambientais se o seu cumprimento não for assegurado. Por isso, comprometemo-nos a dar seguimento a todos as medidas, anunciadas aqui e mais, e a avaliar se estão a ser cumpridas. Só com avaliações periódicas conseguimos manter o compromisso de ter o sistema de gestão ambiental à disposição dos centros.

No mesmo espírito, fazemos questão de comunicar a todos os que, de uma maneira ou de outra, se relacionam com os centros comerciais Alegro, dos colaboradores aos clientes finais, como vai evoluindo o nosso desempenho ambiental. Só há debate, se houver partilha de informação.

Promover o Trabalho de Equipa

No Alegro tentamos que todos se envolvam em ações de formação e sensibilização ambiental. Organizamos atividades de Responsabilidade Ambiental e Sociais nos nossos centros, mas vamos mais longe: convidamos os nossos lojistas a participar nas reuniões de definição de estratégias de sustentabilidade e desafiamos os colaboradores a dar tempo a projetos de voluntariado.

Todos os anos temos eventos para o grande público, o cliente e a sua família, em que deixamos claro o nosso compromisso. Ao longo do ano, poderá encontrar nos centros Alegro:

  • exposições com dicas ecológicas

  • mercados dedicados aos produtos verdes e biológicos;

  • atividades para sensibilizar os miúdos;

  • ações que promovem estilos de vida ecológicos,

  • e muito mais.

Estamos Juntos No Compromisso Ambiental

Porque a gestão ambiental depende sempre de todos os envolvidos, procuramos garantir que também os nossos prestadores de serviços e lojistas cumprem os requisitos legais em matéria de ambiente e contribuam para a sustentabilidade ambiental.
Assumir compromissos por escrito é um bom ponto de partida. O nosso está aqui. Contudo, tão importante como chegar a metas ambientais que nos deixam orgulhosos no final do ano é saber que em casa cada uma de nós continua a missão. Contamos consigo?