Ver todos os artigos Let´s Talk

Culinária

4 Receitas Funcionais de Águas Aromatizadas Para o Verão

30 Julho, 2017 Célio Cruz

4 Receitas Funcionais de Águas Aromatizadas Para o Verão
A água é um elemento natural importante, sem ela nenhum organismo vivo existiria ou sobreviveria. No corpo humano o consumo de água garante o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo como um todo e tem um papel fundamental na eliminação de toxinas e no transporte de nutrientes, oxigénio e sais minerais que mantêm as células vivas. A água é ainda responsável por regular a nossa temperatura.
Estimando-se que entre 60% a 70% do corpo humano é constituído por água, nunca será demais, reforçar a ideia de que é importante beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Não sendo possível armazenar a água no nosso corpo, devemos ingeri-la com frequência por forma a manter o balanço entre a quantidade ingerida e a que se perde.

Contudo, manter esse equilíbrio não é fácil e a importância de beber água é ainda maior nos dias mais quentes. No verão a quantidade de água que libertamos é maior e por isso devemos beber água com mais frequência. Mas o simples gesto de beber água é para muitos um sacrifício e é aqui que entra o papel das águas aromatizadas.

Por descuido ou porque simplesmente não se aprecia o sabor insípido da água, podemos por em risco a nossa saúde, mas as águas aromatizadas têm sabores mais fáceis de agradar ao paladar e são saudáveis e práticas de preparar. Para além de nos manterem hidratados e saciar a sede, as águas aromatizadas têm um papel fundamental na melhoria da digestão e na limpeza do organismo funcionando como elemento “desintoxicante”.

Como Fazer Águas Aromatizadas

Preparar águas com sabor é muito fácil, não sendo necessário nenhuma receita específica. Apenas têm de dar largas à imaginação e as escolhas são variadas. Conforme o seu gosto pessoal pode adicionar a um jarro com água ingredientes como:
• Frutas ou legumes: morangos, limão, laranja, framboesa, pepino, beterraba, etc.
• Ervas aromáticas e especiarias: alecrim, hortelã, lavanda, canela ou baunilha.

 

Inspire-se em quatro receitas funcionais e prepare as suas águas aromatizadas usando os sabores que mais gosta. Apenas terá de as deixar repousar durante algumas horas para que absorvam o máximo sabor dos ingredientes.

E lembre-se que as águas aromatizadas preparadas em casa são sempre uma alternativa mais saudável e que contém ainda mais vitaminas.
Nota: para todas as receitas é usado 1 litro de água

Receitas Funcionais de Águas Aromatizadas

Água Aromatizada com Morango e Manjericão


Ingredientes
8-10 morangos
1 ramo de manjericão

Preparação:
Lave bem os morangos e corte-os em metades ou quartos. Separe as folhas de manjericão e coloque tudo num jarro. Acrescente 1 litro de água e deixe repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou, de preferência, durante toda a noite.

 

Água Aromatizada com Lima, Framboesa e Hortelã


Ingredientes
sumo de ½ lima
1 lima
1 chávena de framboesas
1 ramo de hortelã

Preparação:
Esprema para um jarro o sumo de ½ lima. Adicione uma lima cortada em rodelas finas. Junte as framboesas lavadas e as folhas de hortelã. Encha o jarro com 1 litro de água e deixe em repouso durante a noite. Varie na quantidade de hortelã consoante o seu gosto.

 

Água Aromatizada com Mirtilos e Alecrim


Ingredientes
1 chávena de mirtilos
1 raminho de alecrim

Preparação:
Lave os mirtilos e coloque num jarro. Adicione 1 raminho de alecrim lavado e encha o jarro com 1 litro de água. Deixe a repousar no frigorífico durante toda a noite e na hora de servir acrescente umas pedras de gelo.

 

Água Aromatizada com Limão, Pepino e Lavanda


Ingredientes
sumo de ½ limão
1 limão
½ pepino
5-6 flores de lavanda

Preparação:
Lave bem o pepino e corte em rodelas, sem tirar a casca. Junte o sumo de ½ limão e as rodelas de 1 limão. Encha o jarro com água e adicione as flores de lavanda. Leve a repousar no frigorífico durante 3-4 horas ou preferencialmente durante toda a noite.

Artigos Relacionados