Ver todos os artigos Let´s Talk

Família e Maternidade, Lifestyle

Alice no País das Maravilhas no gelo, o Musical de Natal!

21 Dezembro, 2018 Vera Pinheiro

Um espectáculo no gelo a não perder!

Este é o terceiro ano em que marcamos presença no musical de natal na pista de gelo Alegro que tem lugar na grande tenda do Alegro Alfragide. Este ano, somos surpreendidos com a história da Alice no País das Maravilhas que conta, porém, com um guião adaptado com muita originalidade por Nuno Markl, Mafalda Santos e Francisco M. Palma.

Acho que já podemos considerar uma tradição, pois, para mim, a data tem que ter associada um momento especial, digo um espectáculo, uma peça de teatro ou um musical de natal, o que preferirem, e que junte pais e filhos. Esta época do ano é a mais especial de todas e a que mais magia tem à sua volta e, como tal, nada melhor do que aproveitar o mote para que todos vivam essa magia.

Por norma, estes espectáculos associam sempre uma mensagem importante e que é passada ao público quase sem se dar por isso e com muitas gargalhadas pelo meio. O musical Alice no País das Maravilhas no gelo, não é excepção, ainda que aquilo que mais nos impacta seja o ambiente “fantástico” em que se desenrola. O sentido de humor é já algo a que nos habituamos, para além de todo o espectáculo em si ser uma prova (mais do que superada) da qualidade dos actores e à qual o Centro Comercial Alegro já nos habituou.

Mais uma vez, a tenda encheu-se e os olhos da plateia ficam vidrados no palco. O à vontade dos actores naquelas condições faz parecer a arte de patinar a coisa mais simples do mundo. O espectáculo na pista de gelo Alegro desenrola-se com os personagens de Alice no País das Maravilhas que correm, dançam e se movimentam com a graciosidade própria de quem está a deslizar. Tudo flui e a facto de ser um musical ajuda.
Nesta peça, em particular, diria que os cenários e a própria envolvência na tenda, com os adereços alusivos a partes da história, já nossa conhecida, foi de imediato o que nos cativou e encheu os olhos. Os cenários são talvez os mais ricos e completos que vimos nos espectáculos de natal. Mas a própria história assim o determinava. Muita cor, personagens insólitas, um mundo imaginário, onde tudo é possível, e no qual a mensagem é passada através de muitas sátiras.

Para além da Alice, a personagem principal, não posso deixar de referir também o Chapeleiro Louco, o Coelho Branco, sempre atrasado, o Gato de Cheshire, a personagem mais misteriosa de todas e com as reflexões mais filosóficas e, claro, a autoritária e de pavio muito curto, Rainha de Copas.

Cor! Muita cor, muita alegria, muitas formas e muitas luzes que ganham uma outra dimensão com a projecção do videomapping! Um palco cheio e cativante do início ao fim. E devo dizer que um dos pontos fortes é a escolha das histórias para este musical. Serão muitos os adultos – senão todos – que vibram tão ou mais que as crianças, afinal, estas eram as histórias que nos liam ao deitar. Aquele mundo imaginário é também o nosso, crescemos com aqueles personagens e isso faz a ligação entre os pais e filhos, os tios e sobrinhos ou, mesmo, os avós e netos.

Posso dizer que, no final, a minha curiosidade ficou bem aguçada para saber que espectáculo de natal virá a seguir?

.
Para quem ainda não foi, relembro que o musical Alice no País das Maravilhas no gelo estará “em palco” até ao próximo dia 6 de janeiro. Mas apressem-se e reservem com antecedência para garantirem os melhores lugares.
Vera Pinheiro

Vera Pinheiro

Conhece todos os posts

Artigos Relacionados