Ver todos os artigos Let´s Talk

Lifestyle, Temas Variados

Horta Urbana

21 Junho, 2022 Alegro

All&Grow, uma horta urbana para crescer no Alegro Montijo

Dizemos sim às mãos na terra. No Alegro Montijo criámos um lugar especial onde lançamos as sementes para um futuro mais verde. Criada a pensar nas equipas do centro e na comunidade, a horta urbana All&Grow tem raízes para crescer.

Na entrada principal do Alegro Montijo, mesmo ao lado do parque infantil, descobrimos um espaço diferente. Rodeada por cercas de material reciclado, encontramos uma horta urbana com dez zonas de cultivo. As placas identificadoras ajudam os olhos menos treinados a identificar o que por lá cresce.

Desde as tradicionais alfaces, brócolos, couves-portuguesas, beterrabas, rúcula, a outros legumes que têm vindo a ganhar terreno na mesa (e nas hortas) nacionais, como o funcho, o aipo ou a mizuna.

Quem por ali passe – incluindo as crianças, frequentadoras assíduas do baloiço e do escorrega ali ao lado – é convidado a espreitar e a refletir sobre a forma como usamos os espaços nas nossas cidades. Pode um centro comercial ter uma horta urbana? Acreditamos que sim e pomos as mãos na terra por isso.

Nasce assim a All&Grow. Conforme o nome sugere, é uma horta urbana ao dispor das equipas do centro (all, todos em inglês) na qual podem crescer enquanto “agricultores” e fazer crescer legumes e verduras biológicos (grow, crescer).

Cuidar & Colher da horta urbana All&Grow 👩‍🌾

Numa primeira fase, o espaço All&Grow está a cargo das equipas do Alegro Montijo, entre administração, lojistas e outros parceiros. Formam-se equipas responsáveis por cada zona de cultivo, com acesso workshops mensais sobre técnicas de plantação, rega, manutenção e boas práticas para a horta.

Porque quem planta sementes colhe futuros, quando chegar a hora, as equipas são desafiadas a colher e levar para casa produtos da horta. Das ervas aromáticas aos legumes, nada bate o prazer de cozinhar e saborear em família o que se cultivou em equipa.

Tudo isto sempre sob o olhar atento de agricultores especializados da Noocity, parceiro do Alegro Montijo neste projeto. São estes “growers” que a cada estação partilham com os participantes as principais dicas e sugestões para manter a horta urbana, o corpo e a comunidade envolvente em harmonia com a Natureza.

Crescer com a Comunidade 🌱

Para além de promover o bem-estar das equipas, este tipo de horta comunitária é também uma forma de incentivar a biodiversidade urbana. Por exemplo, através de polinizadores, como as simpáticas abelhas, que são sempre bem-vindas na All&Grow.

Colheita após colheita, queremos semear bons momentos e bom ambiente não só no Alegro Montijo, mas também na comunidade local. Assim, as escolas da vizinhança são convidadas a visitar o espaço e a explorar o admirável mundo das hortas urbanas.

Quando plantamos sementes para um planeta mais verde, inspiramos os mais pequenos a levar da All&Grow boas doses de motivação e quiçá uma lembrança vegetal para consumir ao jantar com a família.

E já que estamos no tema... será que varanda lá de casa está a pedir para ser transformada? Com um pouco de terra e ideias bem plantadas, sabemos por onde começar. 😉

 

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados