Ver todos os artigos Let´s Talk

Casa e Família

Too Good to Go - Evitar o desperdício alimentar

20 Fevereiro, 2024 Bloggers Convidados

Too Good to Go - Evitar o desperdício alimentar

Desperdício Alimentar, um problema global

Em todo o mundo, 1 em cada 9 pessoas vai deitar-se com fome(1). Apesar de termos acesso a este tipo de estatísticas, ainda quase 40% dos alimentos produzidos acabam por ser desperdiçados em todo o mundo(2) 

Para além deste cenário,  acontecimentos com consequências à escala mundial, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, que fez disparar os preços dos alimentos, dos combustíveis e dos fertilizantes(3), juntamente com a crise climática e a pandemia COVID-19, demonstram que a instabilidade e a insegurança alimentar são problemas oportunos, urgentes e verdadeiramente globais. 

Más notícias, verdade? Mas há sempre outra forma de ler estes números! 

Se conseguíssemos re-distribuir corretamente os 1/4 dos alimentos atualmente desperdiçados a nível mundial, poderíamos alimentar todos os 828 milhões de pessoas afetadas pela fome(1). Este é um tipo de desafio que não podemos recusar, mas, a boa notícia é que não o enfrentamos sozinhos:  

  • Na política, a COP 27 de 2022 incluiu o desperdício alimentar na agenda pela primeira vez. 

  • No retalho, 40% das 50 maiores empresas de grande consumo do mundo, medem e comunicam atualmente o desperdício alimentar, sendo que 20% comprometeram-se com programas de redução alimentar (4). 

  • Os consumidores também estão a fazer a sua parte, com um aumento de 80%, após a pandemia, no número de pessoas que pesquisam online formas de aumentar a vida útil dos produtos alimentares(5).


 Em Portugal também se observam números chocantes, e há uma grande urgência para baixar estes números. Mais de 1,8 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, este valor equivale ao peso de 40 navios do Titanic. Querendo isto dizer que desperdiçamos 3,6kg de alimentos por minuto(6). Também é importante referir que o estágio da cadeia de produção alimentar onde se desperdiça mais comida é nas casas de cada um de nós, ao contrário do que muitos pensam, ser na fase de produção e processamento(7). 
E é neste contexto que surge a Too Good To Go, uma app móvel que nasceu em Copenhaga em 2015, com a missão de inspirar e capacitar qualquer pessoa a combater o desperdício alimentar. Foi trazida para Portugal em 2019, e desde então em conjunto com todos os utilizadores já salvou 3 mil toneladas de comida, evitando a emissão de 7,5 mil toneladas de CO2, o que equivale ao C02 gasto em 20 mil viagens de avião entre Lisboa e Londres. 
A Too Good To Go é uma app que liga as pessoas a milhares de restaurantes, supermercados e todo o tipo de comércio alimentar que vendem Surprise Bags de excedentes alimentares diários a preços reduzidos. Desta forma, os alimentos que não são vendidos ao final do dia nos estabelecimentos podem ser salvos e consumidos, evitando assim o desperdício e o impacto social, económico e ambiental que isso teria.
Para mais informação, visite toogoodtogo.pt, o perfil B Corp de Too Good To Go ou siga a Too Good To Go no Twitter, Facebook ou Instagram. 

 

  1.  FAO, 2022 

  2. WWF, 2021 

  3. PAM, 2022 

  4. Champions 12.3, 2022 

  5. Capgemini, 2022 

  6. INE 

  7. Fonte: EU Fusions, 2016 


 

Artigo escrito pela toogoodtogo.pt
Bloggers Convidados

Bloggers Convidados

Conhece todos os posts

Partilhar

Gostaram deste artigo?

Artigos Relacionados

Casa e Família, Família e Maternidade, Leitura

Livro de Natal infantil 🎅🏼📖

5 Dezembro, 2023