Ver todos os artigos Let´s Talk

Alegro

Pyros Collection, exposição da WWF sobre incêndios para ver (e refletir) no Alegro Sintra

25 Junho, 2020 Alegro

Pyros Collection, exposição da WWF sobre incêndios para ver (e refletir) no Alegro Sintra
Design moderno em defesa de florestas ancestrais. A Pyros Collection, uma exposição das associações ambientalistas ANP e WWF Portugal sobre o drama dos incêndios florestais, não deixa ninguém indiferente. De 25 de junho a 11 de julho, recebemos esta mostra e refletimos, na Praça Central do Alegro Sintra.

Ao todo, vamos ter em exposição no centro sete peças de mobiliário - entre mesas, cadeiras e bancos - desenhadas e esculpidas com um objetivo claro: criar uma emoção, um impacto que nos faça pensar e agir em relação aos incêndios florestais e à desflorestação do planeta. O processo de criação das peças, com madeira queimada a servir de matéria prima, ficou registado num vídeo de making-of.

Mãos que dão voz às florestas

A Pyros Collection é uma iniciativa da ANP|WWF que visa evitar que a problemática dos incêndios em Portugal caia no esquecimento. Trata-se de um conjunto de peças de mobiliário com design moderno, feitas com recurso a madeira queimada, pela mão do arquiteto Nuno Lacerda, do gabinete CNLL Architects.

A exposição, patente no Alegro Sintra até 11 de julho, pretende alertar para a importância da prevenção de incêndios florestais e incentivar a tomada de medidas. Para o autor, a Pyros Collection é uma “espécie de anti-design, um conjunto de peças que, em vez de gerar conforto, pretende gerar desconforto”.

Com o intuito de nos levar a refletir sobre destruição causada pelos incêndios e a desflorestação, os nomes das peças que compõe a exposição são alusivos ao tema, por exemplo: a mesa Ignis (incêndios), o banco Lacrimae (lágrimas) ou a mesa Devastio (devastação). O catálogo completo pode ser visto em www.natureza-portugal.org.

Um relatório pela prevenção

A inauguração da mostra Pyros no Alegro Sintra, a 25 de junho, coincide com a apresentação do relatório “Planeta em Chamas”, da ANP|WWF e da WWF Espanha, sobre os incêndios e a importância da prevenção. O documento agora lançado aborda a problemática de forma global e aponta o combate às alterações climáticas como a principal medida preventiva.

“É urgente inverter as políticas fracassadas de combate aos incêndios, e garantir que estas se focam na prevenção, ao invés da extinção. O combate às alterações climáticas tem de ser reconhecido como a solução mais eficaz para essa prevenção. Isto, em conjunto com a gestão do território, a promoção de paisagens rentáveis e menos inflamáveis e o combate à desflorestação nos trópicos, é agora a única solução possível para a problemática dos incêndios”, explica Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF.

No relatório “Planeta em Chamas”, a ANP|WWF e a WWF Espanha defendem que este é o momento certo para repensarmos a relação da humanidade com a natureza, e perceber que se o nosso planeta continuar em chamas, a saúde de todos também continuará.

Para mais detalhes sobre o tema, incluindo uma análise sobre o drama dos fogos florestais em Portugal e Espanha, sugerimos a leitura do documento oficial. Cada um de nós tem um papel a desempenhar na prevenção dos incêndios e no combate à desflorestação, recordar e refletir são apenas duas das muitas formas contribuir para a conservação da natureza. ?

Artigos Relacionados