A Cor dos Alimentos e os Seus Benefícios

Bloggers
Alegro

por Célio Cruz

Publicado em 12/04/02017

Quantas vezes nos deixamos seduzir pelas cores dos alimentos nas prateleiras dos supermercados enquanto andamos às compras?! Cores vivas e apelativas que nos levam a escolher uns alimentos em detrimento de outros. Mas já alguma vez pensaram que a cor de cada alimento poderá estar relacionada com a quantidade e com o tipo de nutrientes que o mesmo possui?!

A relação entre a composição nutricional e a cor é um factor muito importante quando se opta por uma alimentação saudável e equilibrada. O segredo está em variar na quantidade, quer estejamos a falar de carne, peixe, frutas ou legumes, mas na hora de comprar é importante reter que quanto maior for a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que iremos ingerir.

Para ajudar nas suas compras, tornando as refeições mais equilibradas, saiba quais são os nutrientes que existem em cada grupo de cores e em que é que eles podem ser úteis na sua saúde:

Alimentos Verdes:
Ricos em cálcio, fósforo e ferro, protegem o coração, desintoxicam as células e evitam a fadiga.
Ex: Alface, Brócolos, Couve, Abacate, Agrião, etc.

Alimentos Laranja/Amarelos:
São antioxidantes e muito ricos em vitamina C, ajudando a manter o sistema cardiovascular e a melhorar o sistema imunitário.
Ex: Cenoura, Laranja, Abóbora, Batata Doce, Milho, Gengibre, etc.

Alimentos Brancos:
Contribuem na formação e manutenção dos ossos e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
Ex: Alho, Cebola, Batata, Nabo, Couve-Flor, Cogumelo, Banana, etc.

Alimentos Vermelhos/Roxos:
Antioxidantes naturais que retardam o envelhecimento das céuulas e fortalecem o  sistema cardiovascular. Para além disso protegem de doenças como o cancro.
Ex: Uvas, Tomate, Romã, Morango, Couve Roxa, Melancia, etc.

Assim sendo, se optar por uma dieta colorida terá mais hipóteses de ser saudável. Fique com um exemplo de como trazer para a mesa as cores do arco-íris.
 

Wraps de Couve Roxa com Quinoa, Feta e Abacate

Ingredientes:
| 6-8 folhas de couve roxa
| 1 chávena de quinoa branca
| 100 g de queijo Feta
| 100 g de milho doce
| 100 g de feijão preto cozido
| 2 c. (sopa) de azeite
| sumo de limão
| sal e pimenta para temperar
| coentros frescos
| sementes de girassol
| 1 abacate

[para o molho]
| 1 iogurte natural
| 1 c. (chá) de mostarda em grão
| 1 c. (sopa) de mel
| sumo de 1/2 limão

Preparação:
1 - Lave as folhas da couve e reserve.
Leve um tacho ao lume com água e sal e coza a quinoa. Escorra e coloque numa taça.
2 - Corte o queijo Feta em cubos pequenos e coloque na taça, juntamente com o milho, o feijão e coentros picados. Regue com o azeite, o sumo de limão, tempere a gosto com sal e pimenta e misture.
3 - Distribua pelas folhas de couve e finalize com sementes de girassol, abacate fatiado e folhas de coentros.
4 - Misture todos os ingredientes do molho e sirva juntamente com os wraps.

Este artigo foi produzido em exclusivo para o Alegro pelo Célio Cruz do blog Sweet Gula

Tags
  • nutrição
  • celio cruz
  • sweet gula
  • bloggers
  • alimentação
  • cor dos alimentos
  • conselhos
Gostou deste artigo?
Be Social

Alegro Alfragide

Conheça o Centro Comercial Alegro Alfragide, as lojas, os sitios onde comer, os espaços onde descansar.

Saber Mais Outros Centros & Galerias Comerciais