Ver todos os artigos Let´s Talk

Alegro

Regras e Medidas de Segurança Alegro: todas as dúvidas respondidas para o regresso à normalidade

27 Maio, 2020 Alegro

Com novas boas regras e medidas de segurança do Alegro para pôr em prática, respondemos às perguntas mais frequentes sobre o novo normal no Alegro. Desde as lojas em funcionamento aos métodos de pagamento, avançamos juntos neste desconfinamento. Sem atalhos, sem batotas: quanto mais esclarecidos, mais prevenidos.

ENTRADAS E HORÁRIOS 🚶‍♀‍  

1. Há limites à entrada de pessoas nos centros Alegro?
Sim. De forma a cumprir os limites definidos por lei para a lotação de espaços comerciais, estamos a controlar os acessos no Alegro. Através de meios eletrónicos, as equipas do centro conseguem gerir a entrada e saída de pessoas. Sempre que necessário, para um melhor controlo dos acessos, podemos ter de desativar temporariamente algumas entradas e saídas do centro. Esta medida será comunicada no local, de forma a garantir que não ultrapassamos a lotação permitida.
Quanto ao acesso às lojas, cada uma tem regras de funcionamento próprias para gerir o número máximo de pessoas no interior. De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, aconselhamos que seja mantida a distância de segurança 2 metros durante toda a visita.

2. O horário do Alegro é o mesmo de sempre?
O Alegro mantém o horário de funcionamento. Contudo, nesta fase do desconfinamento, as lojas do Alegro estão a funcionar com horários flexíveis, que podem variar na hora de abertura (entre as 10h e as 12h) e na hora de fecho (entre as 20h e as 23h), conforme a loja e o centro em questão. No seguimento das medidas excecionais em vigor para a Área Metropolitana de Lisboa, as lojas e serviços dos centros Alegro em Alfragide, Montijo, Setúbal e Sintra estão a encerrar temporariamente às 20h, com exceção dos restaurantes com sala ou serviço takeaway, dos hipermercados e farmácias.
No site do Alegro está disponível toda a informação atualizada sobre lojas e horários de funcionamento. No site do Alegro está disponível toda a informação atualizada sobre lojas e horários de funcionamento.

3. Os centros comerciais Alegro já estão abertos e a funcionar a 100%? 🛍️
Sim, os centros comerciais Alegro em Alfragide, Castelo Branco, Montijo, Setúbal e Sintra estão abertos nos horários de funcionamento habituais. Contudo, algumas lojas e serviços estão a funcionar com horários flexíveis, que podem variar e devem ser consultados na página de informação do Alegro. A listagem das lojas abertas e respetivos horários é atualizada todos os dias.

4. Posso visitar o Alegro com o meu filho?
Sim, as crianças podem circular no Alegro. Para segurança de todos, apelamos a que sigam sempre as normas de prevenção e medidas de segurança em vigor. É obrigatório o uso de máscara para crianças com idade superior a 10 anos. Recordamos que os parques infantis se encontram temporariamente desativados, assim como os serviços de aluguer de carrinhos de bebé.

5. O Alegro vai oferecer máscaras aos clientes?
Nas entradas assinaladas de todos os centros comerciais Alegro foram instaladas máquinas de venda automática de máscaras cirúrgicas e sociais, que podem ser adquiridas no momento. Deste modo, queremos facilitar a visita de quem se dirigir ao centro sem este equipamento de segurança, cuja utilização é obrigatória no interior do centro.

MEDIDAS EM VIGOR 📋  

6. O centro e as lojas foram limpos e desinfetados?
Desde o primeiro momento, a limpeza e higienização dos espaços comuns tem sido uma prioridade do Alegro. Temos no terreno equipas especiais responsáveis tanto pela limpeza como pela desinfeção das várias áreas dos centros, com especial reforço na higienização de acessos, casas de banho, zona de restauração, corredores, escadas rolantes e elevadores. Do mesmo modo, todas as lojas têm em ação plano de contingência próprios, que podem ser consultados junto das mesmas, em linha com as recomendações das entidades responsáveis para setor.

7. Tenho de usar máscara para entrar? 😷
Sim, desde a entrada até à saída. O uso de máscara no Alegro é obrigatório em todos os momentos da visita ao centro, incluindo corredores e lojas. Esta medida responde ao artigo 13º B do Decreto-Lei nº10/2020 de 23 de Março aditado pelo Decreto-lei 20/2020 de 1 de Maio. Questões sobre o uso correto da máscara? Há um vídeo oficial para isso.

8. O Alegro tem líquido ou gel desinfetante disponível para os clientes?
Sim. Instalámos dispensadores automáticos de gel desinfetante em locais estratégicos e ao alcance de todos durante a visita ao centro. Estes dispensadores funcionam por sensor, de forma a evitar o contacto das mãos com o equipamento. Instalámos ainda máquinas de venda automática nas entradas de cada centro, nas quais é possível adquirir frascos de gel desinfetante e máscaras para que se possa cumprir todas as medidas de segurança.

9. Ainda vão implementar mais medidas de segurança, prevenção e higiene?
Implementámos todas as medidas recomendadas pela Direção-Geral da Saúde e decretadas pelas entidades governamentais para o bem-estar e proteção de todos. De acordo com o nosso plano de contingência, é obrigatório o uso de máscara durante toda a visita ao centro. Os acessos ao centro Alegro e às lojas são controlados de forma a cumprir os limites definidos por lei para a entrada de pessoas em espaços comerciais, sendo que a distância social de 2 metros deve ser respeitadas em todos os momentos. Instalámos dispensadores de gel desinfetante em locais estratégicos e ao alcance de todos e reforçámos as medias de higiene e desinfeção. De resto, seguimos atentos a todas as recomendações oficiais, adaptando-nos sempre que for necessário.

10. Quais as regras de funcionamento em vigor no Alegro para segurança dos clientes?
Desde o primeiro momento, temos em ação um plano de contingência para a maior segurança de todos os que visitam e trabalham no Alegro. Entre as medidas em vigor, recordamos que:
• Temos equipas especiais que garantem que as recomendações da DGS são cumpridas, assim como as boas práticas do Alegro;
Reforçamos as operações de limpeza e higienização, com especial atenção às zonas de acesso, casas de banho, restauração e corredores;
Instalamos dispensadores de gel desinfetante em locais estratégicos e ao alcance de todos;
• Recomendamos aos lojistas que reforcem a limpeza e higienização, com especial atenção aos provadores, balcões, terminais de multibanco, e computadores.
Incentivamos o uso de escadas e passadeiras rolantes, em detrimento dos elevadores. Para utilização das escadas, aconselhamos a distância de 6 degraus.
• Sugerimos o recurso ao cotovelo ou a folhas de papel para abrir portas não automáticas.
• Recomendamos a utilização de métodos de pagamento como o MB Way ou outras tecnologias contactless.
• Ao longo da superfície comercial garantimos que o cliente tem acesso a toda a informação sobre boas práticas e medidas preventivas para sua segurança;
• Garantimos que todos os colaboradores conhecem os planos de contingência; analisamos os planos de contingência de todos os nossos parceiros e lojistas.
• Definimos salas de isolamento no centro, conforme recomendado pela DGS.
• Treinamos e preparamos as nossas equipas para diferentes cenários.
• Acompanhamos todos os desenvolvimentos e estamos em contacto permanente com a DGS.

LOGÍSTICA, ATENDIMENTO E PAGAMENTO 🏬  

11. Os vigilantes e os seguranças vão assegurar o cumprimento das normas?
As nossas equipas de segurança realizam o seu trabalho respeitando as medidas de proteção e distanciamento, tal como todas as equipas do centro. Estamos vigilantes na aplicação para o cumprimento das regras e medidas de segurança do Alegro, de forma a garantir a maior segurança de todos.

12. Quais as medidas de proteção para as áreas de armazenamento e operações logísticas? 📦
Definimos normas de prevenção e medidas de segurança em todas as zonas técnicas, corredores internos e áreas de carga e descarga de mercadorias, devidamente assinaladas no local. Destaque para: uso obrigatório de material de proteção individual, desinfeção frequente das mãos através dos dispensadores disponíveis em vários pontos, delimitação dos sentidos de circulação, cumprimento do distanciamento social, entre outras.

13. Que medidas implementaram para atendimento ao cliente?👋
Os Balcões de Apoio ao Cliente do Alegro em funcionamento estão com horários reduzidos. Entre outras medidas de segurança, delimitámos as zonas de atendimento, com protetores de acrílico e com as distâncias de segurança assinaladas no local, atendendo apenas uma pessoa de cada vez. Como em todo o centro, é obrigatório o uso de máscara.

14. Que métodos de pagamento posso usar no Alegro?💳
Todos os métodos de pagamento permanecem válidos, nos moldes habituais em cada loja do Alegro. Contudo, recomendamos os pagamentos com cartão, via contactless ou MB Way, de forma a minimizar o contacto entre as pessoas e equipamentos.

15. Têm mais algum conselho para a segurança de quem visita o Alegro?
A pensar em formas de simplificar o dia a dia de quem nos visita, preparámos um pequeno Guia para Compras Seguras e Tranquilas no Alegro, desde a saída até ao regresso a casa, cuja leitura recomendamos. De resto, o melhor conselho que podemos dar é que sigam todas as recomendações na plataforma oficial Estamos ON. Esperamos ver-vos em breve, e em segurança. 🌈

#PlayByTheBook #AquiAgoraAlegro

Artigos Relacionados